Frutas

Jambo fruta: 25 benefícios, informação nutricional, receitas e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 15/08/2021)

O Jambo está entre as frutas mais consumidas na região norte do Brasil. Oriundo da Ásia, ele costuma ser encontrado por aqui nas cores vermelho-escura, rosa ou branca e entre as suas características mais populares estão a sua polpa única e aromática, além de um sabor doce e suculento.

A frutinha asiática é bastante utilizada em receitas culinárias típicas, devido ao seu gosto irresistível ao paladar. Porém, o que muitas pessoas ainda não sabem é que o Jambo também é uma excelente fonte de nutrientes e, portanto, pode oferecer inúmeros benefícios à nossa saúde.

Valor Nutricional

Além disso, o Jambo possui uma série de nutrientes que são importantes para o funcionamento apropriado do organismo humano, assim como fibras, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, vitamina B3 (niacina) e vitamina C. Conheça a seguir, Os 30 Benefícios do Jambo Para Saúde:

Benefícios do Jambo Para Saúde

1. Combate a Prisão de Ventre:

O Jambo também é considerado um alimento com excelente fonte de fibras, portanto o que significa que, ao ser consumido, ele pode contribuir para a regulação do intestino, fator ideal para quem sofre com a dolorosa prisão de ventre ou outros tipos de desarranjos intestinais.

2. Benefício do Jambo Para Tratar a Tosse:

Devido à presença da vitamina C e suas propriedades antioxidantes, esta fruta também pode ser o seu aliado no combate e tratamento da tosse, mais comuns em quadros clínicos de gripes ou resfriados.

3. Favorece a Saúde do Coração:

A combinação de fibras e nutrientes do Jambo mostrou efeitos significativos sobre os níveis de colesterol nos estudos de pesquisa, levando a uma menor chance de aterosclerose, prevenindo assim complicações cardiovasculares como ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e doença cardíaca coronária.

4. Previne o Envelhecimento Precoce:

Por ser rico em vitamina C, um nutriente rico em propriedades antioxidantes, além disso, o Jambo pode ser consumido para evitar o envelhecimento precoce da pele.

Sendo assim, ao ingerir a fruta, você pode prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas que possam surgir de forma precoce na sua pele.

5. Fortalece o Sistema Imunológico:

Graças aos antioxidantes presentes na fruta, que possuem o papel fundamental de atuar contra os radicais livres, além disso, se consumido de forma regular, também pode fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças.

6. Previne o Câncer:

Os compostos orgânicos ativos nessa fruta, combinados com vitamina C e vitamina A, tornaram-se conhecidos como tratamentos efetivos de prevenção do câncer.

7. Melhora Saúde Digestiva:

O alto teor de fibras nos Jambos torna-os muito bons para regular a passagem de alimentos através do trato digestivo, consequentemente aliviando a constipação e condições de saúde mais graves.

8. Combate a Celulite:

O Jambo é um alimento diurético e, por isso, ajuda a expulsar o excesso de líquido que temos no corpo. Além disso, esses líquidos podem ficar acumulados por diversos motivos, como por exemplo, circulação linfática ineficiente. Outro motivo é a presença de gordura localizada.

A gordura desenvolve um processo inflamatório que, por sua vez, produz edema (líquido). Ele é um grande vilão e ajuda a formar as temidas celulites.

9. Previne o Estresse:

Sem Sombra de dúvidas a vitamina c contida no Jambo é capaz de provocar uma diminuição considerável nos níveis de cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse eque é responsável por muitos de seus efeitos nocivos.

10. Favorece a Saúde dos Olhos:

Você tem problemas com os olhos? Talvez seu corpo precise de vitamina A.

A vitamina A presente nos Jambo é alta o suficiente, consequentemente os benefícios do Jambo pode melhorar a saúde dos seus olhos.

11. Desintoxica o Fígado:

O Jambo ajuda o corpo a ativar as enzimas no fígado, que auxilia na desintoxicação de muitos órgãos, do mesmo modo protegendo o sistema de qualquer dano.

12. Fortalecer os Ossos:

O ferro contido no Jambo ajudará seus ossos a se tornarem mais fortes. Portanto os benefícios deste fruta será mais saudável para os seus ossos, então você não precisa se preocupar com a osteoporose ou com outros problemas ósseos.

13. Ameniza Problemas Pulmonares:

Como resultado, os principais benefícios dos Jambos é que eles eliminam as secreções acumuladas nos pulmões.

14. Melhora a Saúde da Pele:

O Jambo é essencial para pele. Além de nutrir sua pele, esta fruta também pode suavizar e absorver a pele.

Além disso, o conteúdo de vitamina C e outros minerais o impedirá de doenças, como câncer de pele.

15. Auxilia na Perda de Peso:

Está pensando em dar uma enxugada na silhueta de uma vez por todas? Pois, então, já pode comemorar!

Finalmente o Jambo pode ser a fruta que você estava esperando para ajudar nesse objetivo, uma vez que possui baixíssimo valor calórico.

Outros Benefícios:

Como Usar o Jambo

1. Suco Natural de Jambo

Ingredientes:

  • 4 unidades de Jambos;
  • 500 ml de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de Preparo:

  • Lavar bem os Jambos e remover as suas sementes;
  • Levar as frutas ao liquidificador com a água e o açúcar ou adoçante a gosto e bater bem.

Se quiser uma bebida bem geladinha, portanto é aconselhável algumas pedrinhas de gelo ao suco batido, e servir-se imediatamente.

2. Compota de Jambo:

Ingredientes:

  • 10 Jambos;
  • 2 xícaras de água;
  • 2/3 de xícaras de açúcar.

Modo de Preparo:

  • Descascar os Jambos, reservar a casca e cortar as polpas ao meio no sentido do comprimento;
  • Colocar as cascas da fruta dentro de uma panela juntamente com e levar ao fogo até obter um líquido da coloração rosa;
  • Desligar o fogo, coar o conteúdo da panela e transferir o líquido para outra panela com o açúcar e as polpas do Jambo;
  • Consequentemente, levar ao fogo e cozinhar até formar uma calda meio grossa;
  • Desligar, esperar esfriar e passar a compota para um potinho apropriado.
Sair da versão mobile