Benefícios dos Grãos e Cereais

Café: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 19/03/2018 (atualizado em 31/07/2021)
cafe

Os 40 Benefícios do Café Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, aceitar uma xícara de café, além de cordial, também pode ser considerado um ato saudável!

Uma das bebidas mais consumidas por nós de acordo com a Associação Brasileira de Café e Baristas (ACBB), somos o primeiro na produção do grão no mundo, ingerida de forma moderada.

Os benefícios do café estão cada vez mais evidentes, ainda que, até alguns anos atrás, muitas pessoas evitavam tomá-lo devido ao seu conteúdo de cafeína. No entanto, recentes estudos comprovam a eficácia do alimento em nossas vidas.

Baseados em dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos (NHANES), diversas análises demonstraram que o café tem efeitos positivos no tratamento e na prevenção de doenças como a diabetes, o Alzheimer e o Parkinson.

O café não é apenas água quente e energizante, pode ser extremamente importante para você. Nos últimos anos e décadas , os cientistas estudam os efeitos sobre vários aspectos da saúde e seus resultados têm sido nada mais, nada menos, incrível.

Apesar de ter que ser tomado com parcimonia por quem sofre de gastrite e poder causar insônia e palpitação quando tomado em excesso, esse maravilhoso líquido preto pode ajudar a prevenir diabetes, diminuiu o risco de doenças no fígado e, como está cheio de antioxidantes, evita o crescimento de células cancerigenas e desacelera o envelhecimento

Valor Nutricional do Café

Café tem praticamente 0% de calorias. É uma grande fonte de cafeína e constitui cerca de 95% do mesmo. Além de alguns minerais estão presentes. tais como o sódio, tiamina, Niacina, Ácido fólico, Fósforo, Magnésio, Manganês, juntamente com o potássio e riboflavina. Verificou-se que o café contém cerca de 1.000 tipos de compostos químicos e é uma fonte de antioxidantes.

Benefícios do Café Para Saúde

1. Previne o Câncer:

a incidência do câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico pode ser evitada com a ingestão de pelo menos uma xícara de café por dia. Por ser rico em antioxidantes listados acima, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.

2. Alivia o Estresse:

Em um estudo feito simultaneamente nos Estados Unidos, Portugal e Brasil ficou comprovado que o café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.

3. Rejuvenesce a Pele:

Não é de hoje que o poder rejuvenescente do café é explorado principalmente pela indústria de cosméticos. Marcas como Natura, Avon e Attrato apostam nas substâncias antioxidantes para melhorar ainda mais a eficácia de seus produtos. Inclusive, a marca Kapeh dedicou-se única e exclusivamente para desenvolver diversos produtos de seu portfólio.

4. Café Estimula a Digestão:

Mesmo sendo um sucesso absoluto depois do almoço, poucos sabem que o café é recomendado para estimular a digestão. A bebida estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.

5. Trata a Depressão:

Outra descoberta foi o efeito positivo do café na luta contra a depressão. Ficou comprovado que a incidência da doença é menor entre adultos e crianças que tomam até quatro xícaras por dia (quando comparado às pessoas que não tomam uma menor quantidade).

6. Benefícios do Café Para Emagrecer:

A resposta é SIM! E a grande responsável por estimular e aumentar o desempenho em exercícios físicos é a cafeína. Além desse estímulo extra, o café ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, em termos mais simples, a queima de gordura.

7. Auxilia no Tratamento do Alcoolismo:

Assim como pode ajudar no combate da depressão, ele pode inibir o alcoolismo e o consumo de drogas. A conclusão foi feita, e afirma que os ácidos clorogênicos e os quinídeos formados na torra adequada do café podem até ser mais importantes que a cafeína na bebida e de grande ajuda na prevenção e controle da depressão e suas conseqüências como suicídio e o alcoolismo

8. Café faz bem ao Coração:

Segundo a pesquisa realizada no InCor em parceria com o Consórcio Pesquisa Café, da Empraba, não existem evidências de que o café faça mal para pessoas com problemas no coração.

9. Café Pode Deixar Você Mais Esperto:

O café não tem apenas o poder de te manter acordado, os benefícios podem literalmente fazer você mais inteligente. O ingrediente ativo é a cafeína, que é a substância psicoativa mais consumida no mundo. O mecanismo primário da cafeína no cérebro é o de bloquear os efeitos de um neurotransmissor inibitório, chamado adenosina.

10. Reduz o Risco de Diabetes:

Em estudos de observação, o café tem sido repetidamente associado com a diminuição do risco de diabetes. A redução no risco varia de 23 % até 67 %. Um artigo de revisão maciça, conferiu 18 estudos com um total de 457,922 participantes. Cada xícara por dia, reduziu o risco de diabetes em 7%.

11. Café Diminui o Risco do Alzheimer e Parkinson:

Não só pode fazer você mais esperto num curto prazo de tempo, como também pode proteger o seu cérebro da velhice. A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum em todo o mundo e a principal causa de demência. Em estudos prospectivos, os bebedores de café tem um risco de 60% a menos de contrair a doença de Alzheimer e demência.

12. Café é Extremamente Bom para o Fígado:

O fígado é um órgão notável que realiza centenas de funções vitais do corpo. No entanto, o fígado é muito vulnerável a costumes modernos, tais como o consumo excessivo de álcool e frutose. A cirrose é a fase final dos danos no fígado, causado por doenças como o alcoolismo e hepatite, em quais o tecido do fígado é em grande parte substituído por tecido cicatricial. V

13. Benefícios do Café Para Estimular o Metabolismo:

Essa vai para aqueles que querem perder uns quilinhos. Uma das substâncias associada à queima de gordura, a cafeína, é encontrada em quase todos os suplementos perda de peso. Talvez isso explique muita coisa, pois beber estimula o funcionamento do metabolismo em cerca de 11%. Porém, isso não significa que você deve beber café em vez de malhar.

14. Café Possui Nutrientes Importantes:

O café é uma importante fonte de antioxidantes. Ele contém uma série de nutrientes, como vitaminas B2, B3, B5 e, manganês, magnésio e potássio. Parece até difícil de acreditar, mas o corpo humano absorve mais nutrientes do café do que de outras fontes populares de antioxidantes como frutas e legumes.

15. Reduz o Risco de Vários Tipos de Câncer:

Além de diminuir o risco de câncer de fígado, como já citado aqui, o café também reduz chances de câncer de intestino. Pessoas que bebem 4 a 5 xícaras por dia tem um risco 15% menor de desenvolver câncer de intestino. Os cânceres de fígado e de intestino são responsáveis pelas 3ª e 4ª maiores parte das mortes por esse tipo de doença no mundo.

16. Reduz o Risco de Doença Cardíaca:

Sabia que quem bebe café regularmente têm 20% menos risco de derrame e geralmente têm taxas mais baixas de doenças cardíacas? Pois é, como a cafeína aumenta o ritmo cardíaco, é ótimo para a saúde cardiovascular. Poucas pessoas sabem, mas beber algumas xícaras por dia tem um efeito semelhante ao de uma caminhada para manter o coração saudável.

17. Café Deixa seu Organismo Limpo:

O café é um ótimo diurético. O corpo humano muitas vezes elimina as bactérias e vírus prejudiciais através da urina, e beber aumenta este processo natural. Isso significa que beber vai fazer você urinar com mais frequência do que se você não estivesse bebendo. Isso é uma coisa boa na maioria dos casos, pois ele mantém o seu organismo limpo.

18. Protege a Saúde Cognitiva:

O Café é amplamente conhecido já que ajuda a aguçar o foco e aumentar a atenção, estimulando o cérebro com cafeína. Tome um pouco de cuidado, não consuma demasiadamente. O Uso foi mostrado para proteger uma saúde cognitiva e impedir a degradação mental enquanto nós envelhecemos.

19. Benefícios do Café Para uma Vida Mais Longa:

O consumo de Café regularmente ajuda a aumentar a chance de vida de uma pessoa. De acordo com a pesquisa publicada no The American, quanto xícaras por dia reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares em 21%.

20. Café Para Tratar Dores de Cabeça:

Embora seja verdade que a cafeína pode contribuir para dores de cabeça se consumida em excesso. Beber Café moderadamente também pode ajudar a prevenir e reduzir as dores de cabeças crônicas.

21. Melhora o Desempenho Físico:

A cafeína estimula o sistema nervoso, fazendo com que ele envie sinais às células de gordura para quebrar a gordura corporal. Além disso, a cafeína ajuda a melhorar o desempenho físico significativamente.

22. Aumenta a Energia:

O café ajuda as pessoas a se sentirem menos cansadas e aumenta a energia, isso é devido à cafeína. Depois de beber, a cafeína é absorvida pela corrente sanguínea e depois ela percorre até chegar ao cérebro. Lá, a substância bloqueia um neurotransmissor chamado adenosina, levando a quantidade de outros neurotransmissores como noradrenalina e dopamina aumentar, gerando uma maior queima de neurônios.

23. Benefícios do Café por Fornecer Antioxidantes:

Se você nasceu no Brasil, deve saber que é uma grande fonte de antioxidantes. Estudos recentes indicam que café tem mais antioxidantes do que frutas e vegetais juntos.

24. Ajuda na Concentração:

Devido ao efeito estimulante que a cafeína desempenha no nosso organismo, consumir proporciona uma melhora significativa na nossa concentração e, consequentemente, na nossa capacidade de aprendizado e de atenção.

25. Retarda o Envelhecimento:

Uma das principais propriedades do Café é sua ação antioxidante. Ele atua nas células de todo o corpo, especialmente nas da pele. Sua ação evita o envelhecimento precoce da pele, mantendo o corpo mais jovem por mais tempo.

26. Auxilia na Queima Gordura:

O Café aumenta a taxa metabólica e ajuda a mobilizar os ácidos gordos dos tecidos de gordura. Ele também melhora o desempenho físico.

27. Café Reduz o Risco de Perda de Memória:

Café melhora a memória. Mostrou-se que prevenir a demência e doença de Alzheimer em pessoas idosas. Isso ajuda a bloquear os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina. O bloqueio dos efeitos inibidores de adenosina ajuda a aumentar a eficiência do neuronal no cérebro e que libertam neurotransmissores como a dopamina e norepinefrina. Ela ajuda na melhorar o humor e alivia o stress.

28. Equilibra o PH da Pele:

Esses grãos possuem propriedades que ajudam a equilibrar o pH da pele, limpando profundamente a pele e proporcionando brilho e aspecto natural e rejuvenescido.

29. Combate Resfriados:

Embora não chegue a ser tão eficiente quanto a laranja, o Café é considerado uma boa fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Possui cerca de oito miligramas dessa substância, o que equivale a cerca de 14 % da ingestão diária recomendada.

30. Elimina Parasitas do Corpo:

Contêm a pectina, um tipo de fibra que atua como um pré-biótico. Isso significa que alimenta as bactérias boas em seu intestino. Seu intestino delgado não absorve fibra durante a digestão. Em vez disso, ele vai ao cólon, onde pode promover o crescimento de bactérias boas. Também se transforma em outros compostos úteis que circulam por todo o corpo.

Outros Benefícios do Café Para Saúde:

  • Contém tanino que pode ajudar a remover a formação da placa e ajuda a melhorar a saúde dental;
  • Contém uma grande quantidade de antioxidantes e, assim, auxilia no fortalecimento da imunidade;
  • Aumenta os níveis de energia e faz você se sentir menos cansada;
  • Apenas o seu cheiro ajuda a diminuir o estresse;
  • Beber café durante o dia diminui em 21% os risco de desenvolver doenças de coração;
  • Ao contrário dos refrigerantes, não contribui para o aumento da pressão arterial;
  • Contém uma grande quantidade de antioxidantes e, assim, auxilia no fortalecimento da imunidade;
  • Contém cafeína, que ajuda contra dores de cabeça e enxaquecas. Ele também provoca o efeito de captação gastrointestinal em analgésicos;
  • Ela ajuda a melhorar o humor, aliviar o estresse e as funções cognitivas, tais como tempo de reação, memória verbal incidental e raciocínio visuospatial;
  • A ocorrência de cálculos biliares na bexiga pode ser significativamente reduzido pela ingestão de cafeína.

Malefícios do Café

É altamente ácido e pode causar mais acidez do que o regular. Ele também pode provocar refluxo gastresofágico. A sua capacidade para causar hiperacidez pode conduzir a um maior risco de desenvolvimento de úlceras.

Um efeito colateral é a sua capacidade para estimular os níveis de gastrina. A gastrina é uma hormônio que estimula a liberação de ácido no estômago.

Sair da versão mobile