Benefícios de Legumes e Vegetais

Milho Verde: 30 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 13/08/2021)
beneficios do milho verde

milho verde é um dos cereais mais consumidos pelos seres humanos desde o surgimento da agricultura. São os antioxidantes carotenoides como a luteína e zeaxantina que dão a cor amarela aos grãos de milho verde. Estas substâncias servem principalmente para promover a saúde dos olhos.

As diferentes variedades também são ricas em fibras que auxiliam no emagrecimento e fortalecem a saúde do nosso trato digestivo inferior. O milho verde é uma fonte rica de muitas vitaminas e minerais e por este motivo o consumo das suas diferentes variedades. Assim como dos seus derivados, encaixa-se perfeitamente em uma dieta saudável e nutritiva.

O milho verde é um dos alimentos mais populares do Brasil, principalmente nas épocas das diversas festas juninas e julinas, é um dos alimentos mais procurados. Existem diferentes tipos de milho verde que podem utilizados na produção de farinha, de pipoca e a canjica.

Ele é muito rico em fibras, ele auxilia na eliminação das toxinas do corpo auxiliando aqueles que sofrem de prisão de ventre. Até mesmo o “cabelo de milho” tem sua utilidade, ele traz diversos benefícios ao organismo, a principal é a sua ação diurética. Que elimina os excessos de ácido úrico do organismo.

O milho verde faz bem e por isso se transformou num dos cereais mais populares de todo o mundo, uma vez que é uma excelente fonte de nutrientes, vitaminas, fibras e também desempenha um papel importante em nossa alimentação. Afinal, o cereal é um ótimo aliado da qualidade de vida, auxiliando o funcionamento do nosso organismo, garantindo maior bem-estar.

Benefícios do Milho Verde Para Saúde

Valor Nutricional do Milho Verde:

Geralmente, 100 gramas de Milhos amarelos e fervido proporcionam-lhe 96 calorias. Além disso, também lhe dá 73% de água, 21 gramas de carboidratos, 2,4 gramas de fibra, 3,4 gramas de proteína e 4,5 gramas de açúcar, que incluem 2,7 gramas de sacarose, 0,8 gramas de glicose, 0,8 gramas de frutose e 0,2 gramas de lactose.

1. É rico em Antioxidantes:

Todas as variedades fornecem fitonutrientes antioxidantes que trazem diferentes benefícios do milho verde à saúde. Portanto a combinação exata dos fitonutrientes, no entanto, depende da variedade. Grãos amarelos é mais rico em luteína e zeaxantina. O milho azul tem concentrações únicas de antocianinas e o milho roxo fornece quantidades incomuns do ácido protocatecuico.

2. Boa Fonte de Proteínas:

Uma porção de um copo de milho verde fornece 5 gramas de proteína, o que representa cerca de 10% da dose diária recomendada por nutricionistas. As proteínas obtidas a partir do consumo contêm praticamente todos os aminoácidos essenciais à nossa saúde diária, com exceção apenas à lisina, o que pode ser resolvido adicionando feijão, ovos, aves ou carne magra à refeição.

3. Milho Verde é Rico em Fibras:

As fibras do tipo insolúveis são benéficas porque ajudam na formação do bolo fecal e previnem a constipação no intestino. As do tipo solúvel se ligam às moléculas de colesterol e ajudam a arrastá-las para fora do organismo. O que ajuda a reduzir os níveis de gordura no sangue e reduz o risco de doença cardiovascular.

4. Contém Ácido Fólico:

O nosso corpo depende de ácido fólico para metabolizar DNA (Ácido Desoxirribonucleico) e proteínas. Este ácido é uma vitamina do complexo B e precisa estar presente no nosso organismo. Especialmente nas mulheres em idade fértil porque previne eventuais defeitos de nascença. No feto que podem ocorrer nas primeiras semanas após a concepção.

5. O Milho Verde é uma Fonte Rica de Calorias:

O milho verde é uma fonte rica em calorias. E por isso é a base da alimentação de muitas populações. E tem papel vital para a sobrevivência de dezenas de países de base agrícola. Cada 100 gramas cozido contém 90 calorias, um dos valores mais elevados entre os cereais. Seu alto teor calórico garante a saciedade, mas pode ser um vilão para o ganho de peso rápido quando ingerido em excesso.

6. Rico em Vitaminas e Minerais:

O milho verde é fonte de muitas vitaminas e minerais, o que lhe garante propriedades nutricionais únicas. A quantidade destes nutrientes. Varia de acordo com o tipo de grão. O milho de pipoca tende a ter quantidades maiores de minerais. Enquanto o milho verde tende a ser mais rico em vitaminas.

7. Milho Verde Para Prevenir a Anemia:

Ele contém uma grande quantidade de vitamina B12, ferro e ácido fólico. A deficiência destes nutrientes pode causar anemia. Ainda mais, comer este grão pode prevenir a anemia.

8. Cura Asma:

As propriedades anti-inflamatórias do milho verde pode ser atribuído ao seu elevado teor de vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Estas propriedades são eficazes na cura da asma e na redução dos sintomas de asma. Os estudos provaram que dar nabos para pacientes asmáticos pode diminuir respiração ofegante.

9. Trata a Acne:

Devido ao seu alto teor de vitamina E, uma pasta criada com este grão pode fazer maravilhas para remover cicatrizes de acne facial. O grão é um alimento saudável que cada mulher grávida deve adotar. Em vez disso, se tiver pés inchados, consultar o médico antes desta mudança de dieta.

10. Reduz a Degeneração Macular:

O Milho Verde contêm betacaroteno, que produz vitamina A que promove uma melhor visão. Os carotenóides presentes nele também reduzem a degeneração macular, o que prejudica a visão no centro da linha de visão.

11. Aumenta a Energia Corporal:

O Milho verde é um grão amiláceo, que funciona como um armazém de energia, é mais alto em energia do que a maioria dos outros legumes. Assim, os atletas que querem comer carboidratos para aumentar o seu desempenho podem comer uma xícara deste grão.

12. Previne o Câncer:

Os fitonutrientes são antioxidantes e combatem aos radicais livres- oferecem proteção para várias doenças crônicas, inclusive o câncer. Esses antioxidantes têm agentes anticancerígenos como o ácido ferúlico, que combate tumores da mama e fígado.

13. Auxilia na Saúde Óssea:

Milho Verde é uma importante fonte de cálcio e potássio, que são vitais para o crescimento saudável dos ossos e manutenção. O consumo regular de nabo inibe a lesão articular, risco de osteoporose ea incidência de artrite reumatóide. Também é uma excelente fonte de cálcio, um mineral que suporta a produção do corpo dos tecidos conjuntivos.

14. Auxilia na Digestão:

A grande quantidade de fibra presente no milho verde auxilia na passagem do alimento no trato digestivo. Além de proporcionar maior saciedade ao corpo, também ajuda na digestão do alimento. Até mesmo consumir variantes do milho verde como a pipoca, tem aumentado a quantidade de fibras no organismo e prevenindo contra constipação, hemorróidas e câncer colorretal.

15. Previne Doenças do Coração:

O potássio nesse caso é o responsável pela boa saúde do coração e controle da pressão alta. Ainda os fitoquímicos, possuem propriedades que bloqueiam a enzima de conversão da angiotensina I que previne o aumento da pressão arterial.

16. Regula os Níveis de Colesterol:

Consumir o óleo do milho verde possui um antiaterogênico no LDL o que automaticamente diminui doenças do coração. Além disso, previne placas de gorduras nas artérias. Para não perder as propriedades, esse óleo não deve ser aquecido.

17. Ajuda a Ganhar Massa Muscular:

Milho verde é uma boa fonte de carboidratos e calorias. A cada 100g há um total de 342 kcal, sendo um dos cereais mais calóricos. Se seu objetivo é ganhar peso inclua o milho verde na dieta.

18. Regula os Níveis de Açúcar no Sangue:

Esse legume tem ajudado na diminuição dos níveis de açúcar no sangue, sendo indicado no tratamento da diabetes Tipo 2. No caso da pressão alta, a presença de fitonutrientes -isoflavonóides- age como regulador da insulina no corpo, e automaticamente com a liberação adequada de insulina no organismo evita que a pressão arterial se altere.

19. Não Contém Glutém:

Para quem tem alergia a essa proteína glúten- o milho verde é um alimento ideal. Devido a difícil digestão do glúten muitas pessoas têm sofrido de intolerância a ele ou doença celíaca. No caso do milho verde , há uma ausência dessa proteína sendo liberado para quem tem a doença.

20. Equilibra o Nível de Ácido Úrico:

O “cabelo de milho” é muito recomendado para a melhora do sistema urinário. Por ter propriedades diuréticas. Aumenta o fluxo da urina. Há uma fácil liberação do excesso de ácido úrico responsável por artrite gotosa, pedra no rim e pressão alta. Além de tratar infecções urinárias.

Outros Benefícios do Milho Verde Para Saúde

  • Previne doenças nos olhos, pois protege a mácula ocular devido à presença dos antioxidantes luteína e zeaxantina;
  • Fortalece o sistema imunológico, por ser rico em carotenoides;
  • Ajuda a emagrecer, por dar mais saciedade devido à presença de fibras;
  • Reduz os níveis de colesterol, devido à presença de fibras;
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue, por conter fibras e vitaminas do complexo B;
  • Dá energia, por ser rico em carboidrato;
  • Melhorar o trânsito intestinal, pois suas fibras favorecem a formação das fezes e servem de alimento para a flora intestinal;
  • Prevenir doenças nos olhos, pois protege a mácula ocular devido à presença dos antioxidantes luteína e zeaxantina;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em carotenoides;
  • Ajudar a emagrecer, por dar mais saciedade devido à presença de fibras.

Malefícios do Milho Verde

Além disso, por exemplo ter reações alérgicas a comer milho verde na espiga, os pacientes podem sentir-se doentes depois de comer. Por exemplo alimentos que contenham xarope de milho verde de alta frutose ainda mais ou produtos de cuidados da pele com ingredientes que contêm aditivos do milho verde .

Sair da versão mobile