Benefícios das Plantas

Fidalguinhos é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 03/09/2021)

A fidalguinho nativa da Europa, é uma planta recebe o nome de Fidalguinhos graças aos portugueses. Além deste nome, Portugal ainda a batizou de saudades, ambreta, loios-de-jardim e ciano. Já no Brasil, ela é popular como escovinha. Atualmente, as pessoas a vêem em todo mundo e tem como nome científico Centaurea cyanus L., pertencendo à família da Asteraceae.

De arbusto pequeno, a planta anualmente aflora botões azuis que encanta com tamanha beleza. E assim como outros elementos naturais, trata-se de um remédio natural para diversos problemas que acometem o organismo humano. Esta erva possui propriedades medicinais que além de cuidar da saúde, também é uma aliada da estética.

Propriedades e Benefícios da Fidalguinhos:

A Fidalguinhos é recomendada no tratamento de debilidades gástricas, tendo em vista que ela contém propriedade digestiva comprovada cientificamente.

Além disso, elimina afecções ulcerosas e outras pertubações gástricas, como: a prisão de ventre, uma vez que a planta é considerada laxativa. Também é considerada tônica e estimulante e, por estas razões, pode ajudar no tratamento de ferimentos da boca e da pele.

Outro uso associado a Fidalguinhos é o efeito estético que ela ajuda a promover quando aplicada em regiões com olheiras. Isso ocorre, graças a redução de inchaço que a escovinha produz, pois age como ação descongestionante e drenante. Portanto, é um produto natural para melhorar os aspectos da pele.

Recomendações e Cuidados:

Como a Fidalguinhos possui ação laxativa, o único cuidado que deve-se ter é o de não exagerar na dosagem, tendo em mente que o uso inapropriado da Fidalguinhos pode resultar em distúrbios digestivos, como diarreia, vômitos e até mesmo náuseas.

Além disso, não recomenda-se o uso da erva durante o período de gravidez ou de amamentação, nem para crianças com idade menores à 12 anos.

Vale ressaltar ainda, que a busca por ajuda médica é indispensável e que a automedicação pode ser altamente prejudicial para saúde do corpo humano.

Portanto, antes de usufruir dos benefícios desta ou de qualquer outra planta, é preciso que a pessoa procure um profissional especializado e, após um diagnóstico preciso, solicite um tratamento mais natural possível.

Sair da versão mobile