Benefícios do Chás

Chá de Cominho serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 27/03/2018 (atualizado em 26/08/2021)
cha de cominho

Chá de Cominho serve para quê? Veja benefícios e como fazer. Certamente você conhece o cominho. Esta especiaria vinda do Egito popularizou-se no subcontinente indiano, Médio Oriente e México e é bem conhecida aqui no Brasil também.

Sua utilização mais comum ainda é na culinária, mas as sementes de cominho oferecem muitos benefícios para a saúde, que nem sempre são aproveitados da maneira correta.

Por exemplo, o meio mais indicado de obter esses benefícios para a saúde é tomando o chá de cominho potável, também chamado de caldo de cominho.

De origem egípcia, o cominho é uma das especiarias mais populares na culinária da Índia, México e Oriente Médio. Além de deixar os alimentos com um sabor mais especial, esse ingrediente é excelente para a saúde e traz consigo uma lista enorme de benefícios. Além de fazer parte de certas receitas, o cominho pode ser utilizado como chá e dessa forma suas propriedades benéficas são potencializadas.

Pertence a família das Umbelíferas. Essa planta se dá uma vez no ano. Suas raízes são brancas, seu é caule levantando, com diversos ramos, e chega a crescer até 40 cm de altura. São plantas com um cheiro bastante forte e fazem parte das espécies oleaginosas.

Sua principal função é como condimento. Pode ser usado tratamento de complicações nervosas do estômago e também do intestino, bastante utilizada também contra o ingurgitamento dos seios e dos testículos e a cera dos ouvidos. Podemos encontrar o cominho em diversas maneiras, como essência, infusão, tintura etérea e em pó.

O chá de cominho é recomendado em inúmeras situações desde desintoxicação do organismo, até mesmo o tratamento de transtornos digestivos. É composto por propriedades positivas para o fígado, pois os benefícios encontrados nesse condimento faz com que estimule o desempenho das funções do fígado.

Além de conter uma grande quantidade de Ferro, é composto de benefícios anti-sépticos. Sem falar que a semente de cominho apresenta propriedades que evitam o câncer. Consumir é bom para melhorar o funcionamento do organismo e fazer com que ele absorva os nutrientes de uma forma mais rápida.

Valor Nutricional do Chá de Cominho:

O Chá de Cominho é embalado com os benefícios derivados de vários nutrientes e vitaminas, incluindo Potássio, licopeno, fosforo, Cálcio e zinco. Juntamente com estes, eles também contêm vitamina C, vitamina A, niacina e vitamina K.

Benefícios do Chá de Cominho Para Saúde:

1. Trata Problemas Urinários:

O Chá de Cominho é bastante rico em Potássio e vitamina C, por isso é um dos melhores tratamentos para problemas hepáticos, renais ou cardíacos.

2. Chá de Cominho Para o Intestino:

O chá de cominho tem sido tradicionalmente associada ao bom funcionamento do aparelho digestivo. Estudos efetuados têm demonstrado que o cominho pode estimular a secreção de enzimas pancreáticas, substâncias necessárias para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes.

3. Chá de Cominho Para Flatulência:

10 a 20 gotas de Chá de Cominho tomado antes de todas as três refeições do dia, pode funcionar como uma enzima pró-bióticos e digestiva que irá aliviar o excesso de flatulência e desconforto no estômago.

4. Combate à Fadiga e o Cansaço:

Como é abundante em Ferro, o uso frequente do chá de cominho pode ser benéfico para a cura da anemia. Além de aumentar a função imunológica, o chá de cominho também combate à exaustão, bem como cansaço. Outra vantagem terapêutica é o seu papel na cura da infecção do trato urinário.

5. Trata a Constipação:

Um copo cheio de Chá de Cominho na parte da manhã é um ótimo remédio para controlar a constipação. O chá estimula o cólon e outras partes do corpo relativa ao sistema digestivo. Isto é devido ao efeito estimulante da fibra sobre a secreção e a estimulação dos sucos gástricos que facilitam a constrição do trato digestivo e induzem um movimento intestinal.

6. Beneficio do Chá de Cominho Para o Sistema Imunológico:

O chá de cominho é um tônico fantástico, mesmo se você está com boa saúde. Ela não só irá melhorar o metabolismo, mas também aumentar a função imunológica, protegendo você de doença, bem como a infecção.

7. Benefícios do Chá de Cominho Para Acidez:

O Chá de Cominho fresca cria uma reação alcalina após a digestão. O ácido cítrico da fruta está contido no corpo humano e, assim, aumenta o efeito da reação de alcalinidade após a digestão. O chá extraído do cominho é benéfico na prevenção da formação de ácido e muitas outras doenças que surgem devido à presença do excesso de acidez no corpo.

8. Chá de Cominho Para Gripe:

Por causa de suas qualidades antissépticas, consumir chá de cominho pode ajudar a aliviar os sinais da gripe e resfriado comum. No entanto, você precisa consumir o chá regularmente durante todo o dia para uma cicatrização mais rápida.

9. Controla Diabetes:

Os pacientes diabéticos podem tomar com segurança o Chá de Cominho. Isto porque consumir pode reduzir o nível de amido no corpo. Por exemplo se um diabético fizer a ingestão do Chá de Cominho, pode ajudá-los a regular o fluxo de açúcar no seu corpo. Estudos recentes têm mostrado a benéfica relação entre a diabetes e o chá.

10. Promove uma Digestão Saudável:

O chá de cominho é um estimulante fantástico que contém qualidades antissépticas. Uma pesquisa mostrou que as sementes de cominho podem ajudar com distúrbios digestivos típicos como refluxo ácido, problemas intestinais, flatulência, digestão e movimentos intestinais irregulares.

11. Combate a Insônia:

Um simples copo de Chá de Cominho, se bebido antes de ir para a cama, pode promover um sono saudável e aliviar os irritantes sintomas de Insônia. Isto é devido à presença de triptofano nesta fruta, tido como um elemento que proporciona sonolência após grandes refeições. Os níveis de triptofano no Chá de Cominho nos permite adormecer pacificamente para dormir.

12. Alivia as Cólicas:

É um dos melhores remédios caseiros para a dor abdominal aguda ou cólicas, principalmente em crianças.

13. Benefícios do Chá de Cominho Para Indigestão:

Chá de Cominho é útil para resolver o problema de indigestão. É muito leve em comparação com outros alimentos e, assim, atua rapidamente na indigestão, aliviando o calor e a irritação causada no estômago. Além disso, melhora o fluxo de sucos digestivos, o que facilita o movimento dos intestinos e mantém o seu sistema excretor regulado.

14. Faz Bem Para o Pâncreas:

Comer todos os dias as sementes de cominho impulsiona a secreção das enzimas do pâncreas, o que faz com que o organismo faça a absorção completa dos nutrientes encontrados nos alimentos

15. Alivia a Fadiga:

Chá de Cominho também é benéfico no tratamento da fadiga, para que ela possa ajudá-lo a dissipar o cansaço geral causado a partir da rotina de trabalho é recomendados o consumo de um corpo de Chá de Cominho, além de ser uma maneira refrescante e deliciosa de aumentar rapidamente os seus níveis de energia.

Outros Benefícios do Chá de Cominho Para Saúde:

  • Ele promove a desintoxicação do organismo;
  • Pode ser utilizado em tratamentos de transtornos digestivos;
  • Consegue impulsionar o bom funcionamento do fígado;
  • Possui importantes propriedades antissépticas;
  • É rico em Ferro, timol, fósforo e vitamina E;
  • Estimula a secreção de enzimas do pâncreas, aumentando a capacidade do organismo de absorver os nutrientes importantes dos alimentos consumidos;
  • Se for tomado em grande quantidade, consegue agir como um poderoso laxante;
  • Por ser antifúngico e antimicróbicos, é um bom remédio caseiro para a cura de ferimentos no trato anal;
  • Possui uma substância que ativa as glândulas salivares, o que ativa a digestão primária e age diretamente no trato digestivo;
  • Impulsiona secreções da bile, melhorando a digestão;
  • Cura a dor de garganta e diminui a frequência dos soluços
  • Tem estimulantes naturais que auxiliam o corpo a aliviar a bronquite e a asma. Além de ser expectorante, promovendo o processo de tossir e cuspir;
  • É um dos melhores remédios caseiros para a dor abdominal aguda ou cólicas, principalmente em crianças;
  • Auxilia no tratamento de infecção do trato urinário e por ser rico em Ferro, também ajuda no tratamento da anemia;
  • Atua no tratamento contra a insônia e outros distúrbios do sono.

Malefícios do Chá de Cominho:

O consumo de cominho é contraindicado para crianças, pois na forma de essência, principalmente, possui efeitos convulsivos. Antes de iniciar o tratamento com um medicamento natural, procure orientação médica, pois até mesmo as plantas possuem interações medicamentosas e devem ter seu consumo avaliado por um profissional.

Sair da versão mobile