Frutas

Cajá fruta: 30 benefícios e informação nutricional

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 10/08/2021)

O Cajá é um fruto encontrado no Norte e no Nordeste do Brasil, sua origem natural é da América Central. É uma fruta em forma oval e cilíndrica, de até 10 cm, pode pesar até 100 gramas. Apresenta a casca lisa e fina, de cor alaranjada ou vermelha, tem sabor agridoce, polpa suculenta e de ótimo aroma, não é consumido ao seu natural.

O Cajá é proveniente da árvore cajazeira e também pode ser chamado de ambaló, cajazinha, taperebá ou tapiriba. É extremamente comum no norte e no nordeste do Brasil e apresenta nutrientes que beneficiam o ser humano contra a osteoporose e a fadiga, por exemplo.

Valor Nutricional do Cajá

Dentre suas principais virtudes nutricionais, é responsável por fornecer quantidades incríveis de fibras alimentares, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Vitamina C é responsável por melhorar o nosso sistema imunológico, e minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo, que fortalecem a nossa saúde óssea, prevenindo doenças como a osteoporose. Agora, Veja já: Os 30 Benefícios do Cajá Para Saúde!

Benefícios do Cajá Para Saúde

1.  Protege Contra Doenças Cardíacas:

O Cajá é responsável por dar um “up” na nossa saúde cardiovascular: “Extremamente rico em Vitamina C, essa substância age como antioxidante natural, protegendo o organismo dos radicais livres e prevenindo as doenças cardiovasculares como o AVC, derrame, infarto, por exemplo”, ressalta a nutricionista

2.  Previne Osteoporose:

A fruta é fonte de cálcio, magnésio, potássio, minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos. O potássio também apresenta melhorias na nossa saúde circulatória, ajudando na circulação sanguínea e prevenindo o entupimento de artérias.

3.  Oferece um Bem-estar Geral:

Segundo a nutricionista, o Cajá contém um elevadíssimo teor de carotenoides: “Essa substância contribui para saúde como um todo, deixando o organismo saudável e nutrido”, explica a profissional.

4. Previne a Anemia:

Rico em ferro, o Cajá ajuda a prevenir a anemia. A doença reduz consideravelmente o número de células vermelhas e saudáveis no sangue, dificultando a circulação e a distribuição de oxigênio para os órgãos. A principal característica da anemia é a fraqueza e a fadiga, para isso, é indicado o consumo de alimentos ricos em ferro e de preferência, combinados com a Vitamina C, aumentando a absorção do mineral.

5.  Ajuda a Emagrecer:

Para quem deseja perder uns quilinhos para o verão, o Cajá está ai para contribuir. A fruta possui baixo teor calórico, por isso pode ser ingerida sem culpa. Associe o consumo da fruta com a prática de atividades físicas para obter os resultados desejados.

6. Previne a TPM:

Para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, o Cajá é uma ótima indicação para controlar esses incômodos: Por atuar nos hormônios femininos, já que contém vitaminas A, B e C, a futa ajuda a prevenir as oscilações de humor que ocorrem no período da TPM”.

7. Pele e Mucosa:

A vitamina A contida no Cajá faz bem para a pele e as mucosas do corpo, além de sere importante para a visão e a capacidade funcional dos órgãos.

8. Doenças Cardíacas:

De acordo com especialistas, o Cajá é uma excelente fonte de antioxidantes, o que o torna um excelente medicamento para tratamentos do coração.

9. Sistema imunológico:

Por serem ricos em Vitamina C, o Cajá ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ainda previne contra gripes e resfriados.

10. Saúde dos Músculos:

O Caja está recheado de fósforo, um mineral muito importante para as moléculas de ATP. Ao ser incorporado na dieta, o cajá pode ser muito eficiente para hipertrofia e ganho de massa muscular

11. Carotenoides e Beta-Cripto xantina:

Esses elementos contribuem com a saúde de um modo geral, além de agir no melhoramento e saúde de ossos, visão e produção de células brancas

12. Combate a Anemia:

Graças ao ferro, contido em seus nutrientes, o Caja auxilia no funcionamento geral do corpo humano pois se torna importante na produção de hemoglobina e mioglobina. Quem possui boa quantidade de ferro no organismo, garante produção correta de glóbulos vermelhos, evitando a anemia.

13. Sistema Nervoso:

Entre tantos benefícios, o consumo do Caja auxilia na redução da ansiedade, da fome e da depressão.

14. Baixo Teor de Gorduras:

O cajá é uma escolha saudável para quem deseja perder peso.

15. Dentes e Ossos:

Pela quantidade de ferro contida na fruta, o cajá é muito recomendado para quem deseja fortalecer ossos e dentes.

16. Tensão Pré-Menstrual:

Milagrosamente, a combinação de nutrientes existentes no cajá reduz as oscilações de humor, amenizando milagrosamente a TPM.

17. Cajá Protege o Coração:

Rico em propriedades antioxidantes, também pode proteger o coração de diversos males, como hipertensão, arteriosclerose e ataques cardíacos.

Além disso, um dos maiores benefícios para o nosso sistema cardiovascular é a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). Responsável pelos maiores casos de problemas no coração.

18. Possui Baixo Teor de Gorduras:

Ele não contém nenhuma gordura saturada ou colesterol. Fruta com teor baixo de gordura, também é uma escolha saudável para quem deseja perder peso e garantir a qualidade de vida.

19. uma Boa Fonte de Carotenoides:

Essa fruta é fonte rica de carotenoides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral. A beta-criptoxantina é uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a vitamina A.

Veja Também Outros Benefícios do Cajá Para Saúde

  • É benéfico para o coração.
  • Melhora no sistema imunológico.
  • Melhora da saúde dos Pulmão e dos Olhos.
  • Apoia o Sistema Nervoso.
  • Retarda os efeitos do envelhecimento:
  • Melhora a visão:
  • Regula o intestino:
  • Alivia o cansaço físico e mental:
Sair da versão mobile