Benefícios das Plantas

Menta é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 29/08/2021)
menta beneficios

Menta é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A Menta é geralmente usada em forma de chá utilizando as folhas. É altamente indicada para limpar o sangue, combater úlceras, mulheres utilizam no tratamento em doenças do útero e ovários, faz sumir coceiras, problemas na digestão, diminui cólicas, gases, vômitos e doenças que atingem o fígado e não para por aí.

Sabe aquele amigo que tem hálito ruim? É o momento de ser um bom colega e apresentá-lo a Menta, pois ela possui elementos antibacterianos que agem matando as bactérias que causam o cheiro ruim na boca e, ao mesmo tempo, proporcionam o hálito fresco.

Assim como em épocas de frio intenso em que a garganta fica inflada e aparecem as enxaquecas, bronquite e até a asma, é hora de recorrer aos benefícios da Menta.

Ela é usada pela população mundial. O sucesso dela é tão grande pelo seu potencial em combater maus do dia-a-dia. Pode ser consumida em forma de chá, pastilhas ou chicletes. É comum achar a essência dessa planta em produtos de higiene pessoal como, por exemplo, pasta dental.

Você é estressado? Experimente receitas que tenham a erva, como um bom chá antes de dormir ou na parte da tarde. Ela tem propriedades sedativas que atuam no sistema nervoso, diminuindo a tensão mental, diminuindo a pressão arterial e até a temperatura do corpo, causando uma sensação de relaxamento e descanso.

O emagrecimento também está na lista de benefícios da planta. Apenas cheirar ela pode diminuir a ansiedade de comer exageradamente, o que previne a obesidade.

Valor Nutricional da Menta

As folhas de Menta tem poucas calorias, mas contém muitos nutrientes. Ele fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele é uma rica fonte de fibra dietética e de Proteína. É rico em vitamina C, vitamina B e Vitamina D e minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio. Então confira agora os Benefícios da Menta Para Saúde:

Benefícios da Menta Para Saúde:

1. Benefícios da Menta Para os Ossos:

O cálcio, presente na Menta, é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia. É muito importante a ingestão deste mineral na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

2. Combate a Obesidade:

Quando há a deficiência de cálcio no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. E a Menta é rico nesse nutriente.

A ingestão desse nutriente faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.

3. Atua na Coagulação Sanguínea:

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas a Menta tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

4. Ajuda a Evitar o Câncer:

A adequada quantidade de cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer. A suplementação de cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon.

E como Menta é rico nesse nutriente, ele é uma ótima forma de absorver as quantidades necessárias de cálcio. Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de cálcio minimiza o risco de câncer completamente.

O excesso de cálcio é deixado em seus intestinos depois que seu corpo absorve o que precisa. Em seu caminho através do cólon, acredita-se que este cálcio não absorvido se liga com os promotores de câncer por isso eles são excretados junto do corpo.

Estudos têm demonstrado que ambas as fontes alimentares de cálcio proporcionam este efeito protetor. Suplementos de cálcio deve ser tomado em forma líquida, pois vitaminas líquidas absorvem 5 vezes melhor do que as pílulas.

5. Benefícios da Menta Para Controlar a Pressão Arterial:

Algumas pesquisas têm indicado que uma dieta com alta quantidade de alimentos ricos em cálcio, magnésio, potássio e fibra iram resultar na redução da pressão sanguínea, alimentos como a Menta.

Enquanto outros pesquisadores concluíram com opiniões diferentes. Mais tarde, verificou-se que a razão para estes resultados variados foi porque estes estudos testou o efeito de nutrientes individuais, em vez de as fontes alimentares possuindo esse conteúdo nutricional.

6. Atua na Formação de Hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico na Menta. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.

Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

7. Ajuda a Mantar o Cérebro Saudável:

O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios da Menta. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.

O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.

8. Evita a Fadiga:

Os benefícios da Menta para saúde também incluem a eliminação da fadiga crônica, o que pode ocorrer em homens e mulheres. A deficiência de ferro é uma causa natural de fadiga, uma vez que é um componente importante da hemoglobina. Assim, a inclusão de ferro em sua dieta mantém você em forma, saudável e energético, tanto internamente quanto em sua vida externa. E uma ótima forma de fazer isso, é adicionando mais Menta na sua dieta.

9. Benefícios da Menta Para Tratar a Insônia:

Menta também é útil no tratamento da insônia no corpo humano e também melhora os hábitos de sono e qualidade das pessoas, regulando os seus ritmos circadianos. A contagem de células vermelhas do sangue adequada também pode resultar em menor flutuação da pressão arterial, que pode muitas vezes manter as pessoas acordadas à noite.

10. Ajuda na Concentração:

A Menta, quando consumido em quantidades suficientes, pode ajudar a concentração de foco e energia, o que irá aumentar cognitivamente e o desempenho mental . O aumento do fluxo de sangue para o cérebro devido à atividade de glóbulos vermelhos do ferro é o que resulta neste importante benefício.

11. Melhora o Desempenho nas Atividades Física:

Como a Menta pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

12. Ajuda na Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E a Menta é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

13. Benefícios da Menta Para o Metabolismo:

O potássio da Menta, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o Potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

14. Ajuda a Evitar as Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, presente na Menta. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.

Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.

15. Alivia as Dores:

Encontra-se ainda entre os benefícios da Menta o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.

16. Combate as Doenças Cardiovascular:

O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios da Menta, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.

17. Benefícios da Menta Para o Sono:

Menta regula a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo para o sono adequado. Dessa forma, quem sofre com insônia ou com noites mal dormidas pode usufruir de mais um dos benefícios da Menta, que colabora para um descanso mais longo e de melhor qualidade.

18. Regula os Níveis de Açúcar:

Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para absorver esse nutriente, uma ótima opção é a Menta.

Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por esse motivo, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença.

19. Promove uma Gravidez Saudável:

O magnésio é essencial para uma gravidez saudável, então adicione mais Menta na sua dieta. Mais do que reduzir os riscos de osteoporose que se introduzem durante a gravidez, o magnésio aumenta a tolerância à dor, de modo que colabora de modo significativo para um parto tranquilo.

20. Ajuda na Formação de Proteína:

Menta é o berço para a formação de proteínas, o que ajuda no processo de reprodução. Também facilita a utilização máxima de proteínas no corpo humano para garantir o bom crescimento das células, juntamente com a sua reparação. Da mesma forma, também ajuda a utilizar carboidratos, bem como as gorduras.

21. Benefícios da Menta Para a Nutrição:

Os benefícios da Menta para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. Minerais como sódio,potássio cálcio, potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio.

Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de magnésio cria um efeito benéfico em cadeia sobre a nutrição em geral.

22. Ajuda a Melhorar a Memória:

Lembrar que as funções cerebrais também dependem muito dos nutrientes que são usados pelo nosso corpo, de modo a ingestão adequada de fósforo melhora significativamente o poder de memória e concentração. E nada melhor do que adicionar a Menta na sua dieta, que é rico em fósforo.

23. Promove a Saúde Bucal:

As propriedades da Menta também fortalecem as gengivas, evitando retrações, gengivites e outros problemas, protegendo também o esmalte do dente. Como ele trabalha no fortalecimento e na densidade dos ossos, é fundamental para a saúde bucal como um todo.

24. Atuas na Reações Químicas:

O fósforo, presente na Menta atua como um participante em número de reações químicas que ocorrem dentro do corpo. Além disso, empresta uma ajuda na utilização adequada dos vários nutrientes que entram no organismo.

25. Benefícios da Menta Para o Equilíbrio Hormonal:

Os benefícios da Menta incluem regular o equilíbrio dos hormônios no corpo humano.

26. Promove a Saúde dos Rins:

Alguns distúrbios de saúde como pressão alta, diabetes, e doenças renais podem prejudicar o funcionamento do rim. O zinco da Menta desempenha um papel vital no funcionamento do rim.

A deficiência de zinco pode causar angiotensina II que obstrui a passagem do sangue aos rins. A deficiência de zinco durante a gravidez pode parar o desenvolvimento e maturação dos rins do bebê e aumenta as chances de pressão alta e disfunção renal.

27. Ajuda a Combater a Acne:

Menta é importante para eliminar a acne a partir da pele. Ele regula e controla a quantidade de testosterona no organismo, que desempenha um papel dominante na causa da acne. Além disso, o zinco está também envolvido na síntese de colágeno. Ele também pode ser inserido na normalização da quantidade de oleosidade da pele e melhora a manutenção de pele saudável.

As feridas abertas que vêm com a acne são praticamente ímãs para infecções bacterianas e virais. Por isso, o zinco pode estimular a contagem de células brancas do sangue e reduzir as chances de qualquer tipo de infecção. Finalmente, a acne pode deixar cicatrizes permanentes em pessoas que sofrem desta condição, mas o zinco pode ajudar a reduzir a evidência dessas cicatrizes.

28. Ajuda na Reprodução:

Menta é rico em zinco e nos machos, o zinco auxilia na espermatogênese e o desenvolvimento dos órgão sexuais, enquanto nas fêmeas, auxilia em todas as fases reprodutiva, incluindo as fases de parto e lactação. Quando se trata de esperma, o zinco atua em um número de maneiras. Primeiro de tudo, ele age como uma espécie de sedativo para o esperma para que eles não gastem energia desnecessária.

O zinco também protege o DNA reprodutivo dentro do esperma para não danificá-lo, então uma transferência correto das informações é garantida. Uma vez que o espermatozoide entra no trato reprodutivo feminino, que rapidamente se dissipa e o esperma tem uma súbita explosão de energia, impulsiona-se no tubo. Finalmente, o zinco é um elemento essencial nas enzimas que permitem que o esperma penetrem no ovo.

29. Benefícios da Menta Para Combater a Angina:

A angina é a dor no peito ou desconforto. Isto ocorre quando as quantidades adequadas de sangue e oxigênio não alcançam os músculos cardíacos. É também conhecida como isquemia miocárdica. A Menta pode ajudar a curar angina.

30. Ajuda a Combater a Alopecia:

A alopecia provoca a perda de cabelo em crianças e adultos. Os médicos costumam dizer às pessoas que sofrem desta condição aumentem a sério sua ingestão de zinco em sua dieta, e uma maneira de fazer isso é ingerindo mais Menta, que é rico em zinco. Uma vez que o zinco é tão benéfico para a força e a integridade do cabelo, os sintomas de alopecia podem, por vezes, diminuir.

Você pode acessar os suplementos de zinco e cápsulas em as lojas de saúde e mantimentos. Estudos têm mostrado que o zinco é um pouco mais eficaz no tratamento de alopecia na infância do que na fase adulta.

31. Promove a Saúde Muscular:

As proteínas desempenham um papel importante na contração muscular e coordenação. As proteínas estão presentes nos tecidos musculares sob a forma de diversos microfilamentos e fornece a estrutura muscular. E como a Menta é rico em proteínas, seu consumo pode ser muito útil.

O crescimento do músculo depende da adequação de proteínas no corpo. É extremamente importante criar um equilíbrio entre a taxa de síntese de proteína muscular e a repartição destas proteínas musculares.

A taxa de degradação de proteínas do músculo varia dependendo das condições específicas, por exemplo, o requisito de proteínas é diferente durante a velhice, quando a repartição dos músculos acelera e é diferente para formadores de resistência que também seria necessário considerar a temporização perfeita, juntamente com a quantidade de ingestão de proteína.

32. Auxilia o Sistema Nervoso:

Outra tarefa importante realizada pelo Menta é o bom funcionamento do sistema nervoso. O sistema nervoso do corpo é ativado sempre que é acionado e, por sua vez, reage com uma reação adequada.

Os receptores locais presentes no sistema nervoso, que são responsáveis pela resposta rápida, compreende os complexos de proteínas. Estas proteínas do receptor auxiliam na transmissão de sinais nervosos dentro das células e regula o sistema nervoso central.

33. Benefícios da Menta Para o Transporte Molecular:

Outra tarefa principal realizada pelo Menta é o transporte e a armazenagem de várias substâncias através das membranas celulares. Isso é vital para a fluidez do sangue e nutrição do corpo. Por exemplo, a passagem de oxigênio nas células de sangue vermelhas é feita por uma importante proteína chamada hemoglobina. Outra proteína chamada ferritina é responsável por armazenar ferro e de sangue no fígado.

34. É uma Fonte de Energia:

As proteínas também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia. O consumo da dieta que não consegue fornecer energia suficiente para o corpo durante programas de fome ou perda de peso faz com que o organismo use suas próprias proteínas funcionais a fim de compensar. À medida que o corpo não armazena proteínas extra, as enzimas e proteínas musculares quebram para produzir aminoácidos para fornecer energia ou sintetizar glicose e garantir o fornecimento contínuo de energia para as células.

35. Atua na Regeneração Celular e de Tecidos:

A renovação e restauração de células e tecidos é extremamente importante para a manutenção do corpo saudável. O corpo precisa de fornecimento constante de aminoácidos para a formação de proteínas que fabricam novas células e tecidos, tais como cabelo e pele. As células presentes no sistema digestivo, pele e sangue não duram mais de duas semanas e começar a perecer.

Esse é o momento para a criação e reposição de células saudáveis e novas para substituir as falecidas. Este processo de ressurgimento de novas células e tecidos realizados por proteínas ajudam a manter uma boa saúde. As proteínas também são utilizadas para a fabricação de medicina regenerativa celulares.

36. Ajuda a Diminui o Colesterol:

As fibras da Menta formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Já as fibras insolúveis se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

37. Benefícios da Menta Para dá Saciedade:

Em contato com a água do estômago, as fibras solúveis se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Elas também tornam a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

38. Ajuda na Regulação do Intestino:

Tanto as suas fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

39. Evita as Hemorroidas:

Uma dieta rica em fibras pode reduzir o risco de hemorroidas. E como a Menta é rico em fibras, ele pode ser uma ótima maneira de evitar as tão famosa Hemorroidas.

40. Benefícios da Menta Para Prevenir as Úlceras:

As úlceras são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal. As refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

Malefícios da Menta:

Devido ao seu efeito estimulante, infusão e tintura e óleo essencial de Menta pode causar insônia em algumas pessoas, se for usado à noite.

O uso de óleo essencial de Menta não é recomendado internamente durante a gravidez e a lactação, nem em crianças com menos de 6 anos de idade.

O óleo essencial não deve ser usado diretamente na pele, deve ser misturado com um óleo base, como óleo de amêndoa doce, óleo de argan, azeite ou mesmo óleo de coco.

Esta é uma informação geral. Antes de usar esta planta em qualquer uma das suas formas, consulte um profissional de saúde que conheça seu histórico médico e possa aconselhá-lo melhor no seu caso particular.

Sair da versão mobile