Benefícios do Chás

Chá de Ipê Amarelo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 02/09/2021)

Chá de Ipê Amarelo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, O Ipê amarelo normalmente encontrado entre as praças e avenidas das cidades, é uma planta que pertence à família das bignoniaceae.

Além da beleza, a árvore da planta contém algumas propriedades naturais que podem ser exploradas pelo ser humano para a resolução de alguns problemas de saúde.

Estamos falando de uma árvore frondosa, que chega a até 20 metros de altura. Ela possui casca lisa ou rugosa, dependendo da variação da espécie.

As folhas apresentam folíolos digitiformes com pelos estrelados curtos, já as flores do ipê amarelo têm o cálice piloso, na cor vermelha e amarela e os frutos estão dispostos em cápsulas.

Benefícios do Chá de Ipê Amarelo:

As propriedades do Chá de Ipê Amarelo são inúmeras. O chá pode ser usado como analgésico, antimutagênico, antifúngico, antibacteriano, antimicrobiano, antineoplástico, anti-inflamatório, antiviral, imunoestimulante, citotóxico e antileucêmico.

Com o chá, você pode consumir a fim de aliviar os sintomas de reumatismos, inchaços nos membros inferiores e para curar feridas e escoriações na pele. Para isso, é preciso tomar o Chá de Ipê Amarelofeito da parte da chamada ‘entrecascas’.

Chá de Ipê Amarelo:

Dependendo da parte da planta que é utilizada no preparo do chá, tem-se o melhor tratamento. Para alcançar os efeitos depurativo do sangue, eczemas e pruridos, combate ao reumatismo, inchaço dos pés e antitumoral, a solução mais indicada é recorrer ao preparo do chá do pó da planta. Confira agora a receita do Chá de Ipê Amarelo para saúde:

INGREDIENTES:

  • 200 ml de água filtrada;
  • 1 Colher (de chá) de pó da madeira da ipê amarelo.

MODO DE PREPARO:

  • Coloque a água para ferver, depois, quando a água atingir o ponto de ebulição, coloque o pó da madeira e desligue o fogo.
  • Deixe o chá descansar por 10 minutos, com o recipiente tampado.
  • Passado esse tempo, basta usar uma peneira para separar o líquido e o chá estará pronto para ser ingerido.
  • A recomendação é que, durante um dia, sejam ingeridas até duas xícaras da bebida.
Sair da versão mobile