Benefícios das Plantas

Agnocasto é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 03/09/2021)

Agnocasto é uma planta com muitos benefícios medicinais, empregada principalmente no tratamento de problemas relacionados à cólicas, menstruação, e sintomas de menopausa.

Seu nome científico é Vitex agnus-castus L, porém, a planta é popularmente conhecida como Alecrim da Angola e Árvore da Castidade.

Estamos falando de uma planta de tipo arbustivo da família das Lamicae e de origem da região do Mediterrâneo. Uma curiosidade sobre a planta é a razão de ser popular também como Árvore da Castidade, as mulheres que queriam preservar a sua castidade colocavam folhas da planta em suas camas e dormiam junto a elas.

Ela é indicada para quem sofre com determinados problemas hormonais, pois atua no corpo como estimulante do hormônio LH, Hormônio Luteinizante, uma proteína que ajuda a regular a secreção da progesterona na mulher, sendo um dos responsáveis pelo controle da ovulação.

Ainda no campo dos hormônios, a planta atua como inibidor do hormônio FSH e Hormônio Folículo-Estimulante.

Esse hormônio é encontrado em homens e animais e é eficiente na regulação do crescimento e a maturação durante o período da puberdade, assim com os processos reprodutivos do ser humano.

As partes da planta usadas para fins medicinais são as folhas e os frutos, porém, a planta pode ser mais facilmente encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais na forma de cápsulas.

Benefícios e Propriedades da Planta:

Como citamos anteriormente, a planta é utilizada amplamente como um excelente regulador natural para o sistema hormonal feminino.

Por isso, a planta pode ser usada para o tratamento de cólicas menstruais, acne, oscilações do humor, ansiedade, dores de cabeça, taquicardia, insônia, menopausa, TPM e endometriose.

Seus benefícios provém das propriedades, que envolvem a sua ação como antiestrogênico, anti-inflamatório, antisséptico, calmante, diurético, estimulante do hormônio LH, inibidor do hormônio FSH, além de sedativo.

Como Consumir o Agnocasto:

Para o preparo do chá da planta, é preciso de:

INGREDIENTES:

  • 200 ml de água fervente;
  • 1 colher de sopa de flores de Agnocasto.

MODO DE PREPARO:

Em um recipiente, você deve colocar a água e levar ao fogo. Quando começar a ferver, desligue o fogo e coloque as flores de Agnocasto.

Depois, tampe e deixe a mistura descansar por, aproximadamente, 10 minutos. Quando estiver morno, coe e beba.

A ingestão deve ser feita entre duas e quatro vezes ao dia. Seu uso se dá também por meio de infusão para banhos.

Malefícios da Planta:

Atenção! mulheres lactantes e gestantes não devem fazer uso do Agnocasto, assim como indivíduos com câncer de mama e as que se encontram em algum tipo de tratamento hormonal por possibilidade de interferência já que a planta atua nos hormônios.

Sair da versão mobile