Benefícios dos Sucos

Suco de Biribá é bom para quê? como fazer e para que serve

Por Alan Costa, em 27/03/2018 (atualizado em 23/08/2021)

O Suco de Biribá possui ricas propriedades que beneficiam toda a saúde do corpo humano.

O biribá, é uma fruta com sabor doce e agradável que é geralmente é consumido ao natural.

O biribá também é comercializado em forma de sorvete e sucos. A fruta é bastante sensível e requer cuidados especiais depois da colheita para não estragar.

O biribá pode ser consumido in natura ou na preparação de sucos deliciosos, sua polpa também pode ser armazenada em saquinhos plásticos para congelamento. A polpa pode ser utilizada para variadas receitas culinárias tais como mousses, batidas, sorvetes, gelatinas, pudins, sucos, espumantes, bolachinhas, biscoitos e também para rechear sonhos e bolos.

Valor Nutricional do Suco de Biribá:

O Suco de Biribá é rico em Vitamina C e Potássio, proteínas, lipídeos, fibras e sais minerais tais como Cálcio e Ferro, além das vitamina B1, vitamina B2 e aminoácidos. Seu consumo regular ajuda no bom funcionamento intestinal e no fortalecimento do sistema imunológico. Então, confira agora os Benefícios do Suco de Biribá Para Saúde:

Benefícios do Suco de Biribá Para Saúde:

1. Promove a Saúde do Coração:

O Suco de Biribá possui um alto teor de magnésio, um mineral essencial no relaxamento dos músculos, inclusive do coração. Portanto, ao inserir o suco na sua dieta, é possível proteger o coração de diversos males, como ataques cardíacos, hipertensão, AVC, aterosclerose e derrames, por exemplo.

2. Promove a Saúde da Pele e Cabelo:

Devido às boas quantidades de vitamina A em sua composição, o Suco de Biribá é considerado um excelente aliado das vaidosas nos cuidados com o cabelo e a pele.

Isso porque ele é capaz de combater os radicais livres presentes em sua composição, principais causadores do envelhecimento precoce, e, sendo assim, prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos na derma.

3. Benefícios do Suco de Biribá Contra o Câncer:

O Suco de Biribá ganhou prestígio por apresentar expressiva atividade anticancerígena. O extrato, semente e folhas do Biribá foram capazes de matar células cancerosas até 10.000 vezes mais do que medicamentos utilizados na quimioterapia, por impedir que essas células produzam a energia que necessitam para crescerem e se multiplicarem.

Entretanto, estudos em humanos ainda devem ser realizados para verificar sua segurança e comprovar a eficácia como medicamento.

4. Promove o Sistema Digestivo:

Rico em fibras, o Suco de Biribá é essencial para a boa saúde do sistema digestivo, melhorando a absorção dos nutrientes, otimizando toda essa região e inclusive diminuindo dores de estômago, tão comuns, especialmente quando a alimentação é desregulada. Ele é um aliado do intestino e ajuda a liberar as toxinas do corpo.

5. Favorece a Digestão:

Se você está grávida ou planejando ter um filho também pode usufruir do Suco de Biribá como a seu aliado para melhorar a sua saúde e do seu bebê.

Isso porque as vitaminas e minerais presentes no suco podem ajudar a desenvolver o cérebro e o todo o sistema nervoso, além do sistema imunológico do feto de forma saudável e eficaz.

6. Promove a Saúde dos Ossos:

O Suco de Biribá é uma excelente fonte de Cálcio e Fósforo, essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose. Além disso fornece também Zinco, que trabalha permitindo a ação dessa vitamina na fixação do Cálcio e outros minerais para formação de tecido ósseo.

7. Benefícios do Suco de Biribá Para Visão:

Suco de Biribá contém riboflavina e Vitamina C, estes nutrientes ajudam a combater os radicais livres. mantendo assim, uma boa qualidade da visão.

8. Combate os Radicais Livres:

A Vitamina C encontrada no Suco de Biribá é a responsável por expulsar os radicais livres que permitem o envelhecimento precoce das células e causam inúmeros problemas de saúde. Esse poderoso antioxidante elimina as toxinas do organismo e fortalece o sistema imunológico deixando o corpo muito mais forte para combater doenças.

9. Elimina Toxinas do Corpo:

As fibras é mais um dos benefícios encontrados no Suco de Biribá, elas regularizam todo o processo de digestão e auxiliam a eliminação das toxinas pelo intestino.

10. Benefícios do Suco de Biribá Por ser Rico em Magnésio:

O magnésio é outro mineral presente no Suco de Biribá que o corpo precisa para produzir energia. O magnésio também desempenha um papel importante na síntese de DNA e RNA.

A síntese de DNA e RNA é altamente essencial em bebês e crianças, porque sua taxa de crescimento é muito maior do que os adultos e, portanto, o suprimento médio de magnésio também deve ser maior.

11. Ajuda a Reduzir o Colesterol:

A fibra diurética presente no Suco de Biribá, assim como a niacina, ajudam a reduzir o colesterol.

12. Combate Bactérias Nocivas:

Os extratos bioquímicos Presentes no Suco de Biribá possuem propriedades antibacterianas. Sendo uma fruta sazonal, Tomar este suco durante a temporada pode ajudar na luta contra ataques bacterianos sazonais.

13. Combate a Anemia:

A junção da Vitamina C e do Ferro encontrados no Suco de Biribá são essenciais para que nosso organismo absorva todos os nutrientes e evite a deficiência desse mineral que causa a anemia.

14. Benefícios do Suco de Biribá Contra a Asma:

Rico em vitamina B6, O Suco de Biribá também pode ser consumido para prevenir ou combater os sintomas da asma, como é o caso dos ataques asmáticos. Além disso, consumir o suco também pode ajudar a diminuir a inflamação brônquica.

15. Promove o Ganho de Massa Muscular:

O Suco de Biribá tem uma função muito especial no corpo. A formação de massa magra e de músculos de forma geral. Isso acontece devido ao seu alto teor de Potássio, que é um nutriente fundamental para essa finalidade. Ou seja, ao mesmo tempo que há perda de gordura, ainda há a formação de um corpo mais durinho e em forma.

16. Combate Dores de Cabeça:

Estudos revelaram que o consumo regular do Suco de Biribá ajuda a combater enxaquecas e dores de cabeça.

17. Combate a Hipertensão:

Com alto teor de magnésio e Potássio em sua composição, O Suco de Biribá também pode ajudar a manter os níveis da pressão arterial sob controle, o que é outro ponto positivo para o coração, uma vez que ele pode ficar livre de doenças causadas pela pressão alta, como é o caso da hipertensão.

18. Benefícios do Suco de Biribá Contra o Envelhecimento Precoce:

Este é um dos principais Benefícios do Suco de Biribá. Neste suco são encontrados Vitamina C e outros agentes antioxidantes, como polifenóis, saponinas e flavonoides que auxiliam na hidratação da pele e na prevenção do envelhecimento precoce.

Ele também ajuda a eliminar os radicais livres estimulando a produção de colágeno e elastina que são essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.

19. Controla o Diabetes:

Por ser rico em fibras, este também é outro Benefícios naturais do Suco de Biribá. Ele também pode retardar a absorção de açúcar no sangue e diminuir os riscos do desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Por isso, se você é uma paciente diabético pode inserir o suco na sua alimentação tranquilamente para evitar picos de insulina que possam levar ao agravamento da doença.

Além disso, pessoas com predisposição à diabetes também pode consumir o suco como uma medida preventiva para proteger o corpo.

20. Promove o Emagrecimento:

O Suco de Biribá é rico em fibras, o que faz com que ele seja um aliado da digestão. Isso faz com que ele tenha um efeito detox muito interessante e ajude o corpo a ser mais saudável. Além de tudo, o Suco de Biribá é pouco calórico! Todas essas características juntas fazem dele um suco excelente para quem precisa perder peso e não sabe por onde começar.

Outros Benefícios do Suco de Biribá Para Saúde:

  • O Suco de Biribá é rico em Potássio, um micronutriente muito importante nos mecanismos de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular.
  • Ele ajuda a inibir a fome e a controlar a quantidade de calorias ingerida, fazendo com que sua dieta seja de baixa caloria.
  • Na medicina popular esse suco, feito com as folhas e o pó das sementes secas do biribá são usados em tratamentos de enterocolite.
  • O Potássio presente neste suco age como regulador dos níveis de açúcar. Evitando os picos de açúcar no sangue, o Potássio evita também os picos na produção de insulina, um hormônio que incentiva o acúmulo de gordura.
  • O Suco de Biribá ajuda a eliminar os radicais livres estimulando a produção de colágeno e elastina que são essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.
  • O Suco de Biribá ganhou prestigio por apresentar expressiva atividade anticancerígena.
  • Diminui o cansaço porque é rica em vitaminas do Complexo B.
  • O magnésio encontrado neste suco é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos.
  • O Suco de Biribá é uma excelente fonte de Cálcio e Fósforo, essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose.
  • Esses males modernos são relacionados a níveis excessivamente altos de cortisol e de adrenalina, dois hormônios que se tornam mais comportados quando há bons níveis de Potássio no corpo, que é um dos minerais em demasia neste suco.

Receita do Suco de Biribá:

INGREDIENTES:

  • 200 g de polpa de pinha
  • 4 colheres (sopa) de leite condensado
  • 2 pedras de gelo picado
  • 2 xícaras de água

MODO DE PREPARO:

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.
  • Despeje em copos e sirva.

Malefícios do Suco de Biribá:

Por mais que o Suco de Biribá seja rico em benefícios medicinais, ela não deve ser consumida por pessoas que tenham diabetes, até por que nela é composta uma grande quantidade de glicose.

No caso de tratamentos naturais feito com a fruta, é necessário procurar um médico para saber mais sobre o assunto, por mais que o tratamento seja natural, é preciso ter cuidado!

Sair da versão mobile