Frutas

Framboesa fruta: 35 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 22/08/2021)

A vibrante framboesa vermelha, requintada e delicada é uma potência de inúmeros benefícios para a saúde. A fruta, que é uma rica fonte de nutrientes, minerais e vitaminas, quando incluída em sua dieta diária. É uma deliciosa e adorável fruta do gênero Rubus, que vem da família Rose. Ela floresce durante todo o ano e é, portanto, perene na natureza.

No entanto, antigamente, era uma safra de verão que agora foi modificada pela tecnologia para produzir durante todo o ano. Framboesas são cultivadas na maioria das regiões temperadas do mundo e a Rússia é o maior produtor seguido pela Polônia.

Hoje eles estão disponíveis em muitas formas híbridas e têm inúmeras variedades que incluem framboesas vermelhas, framboesas roxas, framboesas pretas, framboesas azuis e framboesas douradas. Existem cerca de 15 espécies desta fruta que são cultivadas em muitos países e continentes do mundo.

As framboesas são muito populares e são conhecidas por seu caráter nutritivo. Este artigo lhe dará uma descrição detalhada do motivo pelo qual a framboesa é recomendada e uma necessidade em sua ingestão diária de frutas.

O que é Framboesa?

A framboesa é uma fruta pequena de cor avermelhada é bem doce e possui um sabor bem característico. Por conta de ter uma textura macia e ser adocicada ela quase que derrete na boca. As framboesas apresentam cores variadas como vermelhas, que são as mais comuns, roxas, rosas, brancas, entre outras, de acordo com cada região. Também tem a Amora que é um híbrido da framboesa. Todas apresentam inúmeros benefícios para a saúde.

Valor Nutricional da Framboesa:

O consumo de framboesas frescas, promove uma variedade de nutrientes, tais como, Proteínas, Fibras solúveis, Carboidratos, Vitamina A, Vitamina C e Vitamina B9 (Ácido fólico), e outros minerais, tais como Potássio, Cálcio, Magnésio. Elas também são extremamente ricas em antioxidantes naturais, que são considerados a chave para uma boa saúde. Agora, confira Os 35 Benefícios da Framboesa Para Saúde:

Benefícios da Framboesa Para Saúde

1. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Alguns nutrientes presentes na framboesa possuem um papel importante quando se refere à redução do estresse oxidativo, o desenvolvimento a reprodução de células cancerosas. O fruto pode prevenir o câncer, como Câncer de mama, do Câncer de colo do útero, do Câncer de Cólon e do Câncer de próstata. As framboesas são eficientes no reparo de danos às membranas celulares. Além disso, ela ajuda na redução do crescimento de bactérias e alguns fungos no corpo.

2. Possui Propriedades Antioxidantes:

A framboesa é uma grande fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres. Os antioxidantes do fruto são a Vitamina C, Carotenoides, ácido elágico e Quercetina, todos possuem uma eficácia anticâncer. Os antioxidantes são nutrientes essenciais que ajudam a fortalecer o Sistema imunológico, ajudando no combate de doenças.

3. Favorece a Saúde Feminina:

A framboesa pode ser uma boa opção para aliviar a cólica menstrual, o chá pode regular o ciclo, aliviar as dores e até reduzir o fluxo. Além disso, o chá de framboesa pode ajudar as grávidas: aliviando náuseas, evitando hemorragias e reduzindo dores e ajuda no parto. Para as mães que estão produzindo leite o chá ou o fruto podem ajudar no aumento da produção do leite materno.

4. Regula a Pressão Arterial:

Antocianinas, que são encontradas nas framboesas, demonstraram suprimir a inflamação que pode levar a doenças cardiovasculares. O seu teor de polifenóis também pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e, dessa maneira, pode evitar o acúmulo de plaquetas e reduzir a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios. O Potássio que também existe nas framboesas protege a saúde cardíaca.

5. Mantem a Saúde dos Olhos:

A framboesa é capaz de proteger os olhos de degeneração macular, devido ao seu teor de antioxidantes. O fruto tem uma propriedade natural de proteção para a saúde dos olhos, que ajuda a proteger contra essa degeneração, que é muito comum em idosos. A degeneração macular é uma doença grande que pode causar a perda de visão.

6. Combate Problemas do Estômago:

Os Carboidratos da framboesa são liberados lentamente o que evita o aumento e a diminuição nos níveis de açúcar no sangue que pode ajudar a controlar a fome e ânsias. A framboesa possui um número baixo de calorias e é rica em fibras solúveis que mantem o estomago cheio e reduz o número de dores causadas pela fome: evitando que uma pessoa coma excessivamente.

7. Possui Propriedades Anti-Inflamatórias:

A framboesa ajuda a evitar danos às membranas celulares e outros componentes, e reduz o crescimento de fungos e bactérias no corpo. Ela também pode reduzir reações alérgicas, Febre, diarreia, alivia a bexiga e previne infecção do trato urinário.

8. Ajuda no Aumento e Perda de Peso:

A framboesa pode ajudar nos dois sentidos. As cetonas presentes no fruto ajudam a aumentar o metabolismo nas células de gordura, aumentando a atividade enzimática, o consumo de oxigênio e a produção de calor em alguns tipos de células de gordura.

Perda: A framboesa também é rica em fibra dietética e Manganês, e estas fibras ajudam a retardar o processo digestivo e assim, você sente uma saciedade maior por mais tempo. O Manganês também ajuda a manter sua taxa metabólica alta e assim queima a gordura.

9. Ajuda no Controle da Diabetes:

A framboesa ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes. Ela possui um baixo índice glicêmico, e isso ajuda na quebra de carboidrato, retardando a liberação de açúcar no sangue, fator que provoca uma baixa demanda de insulina pelo corpo, importante para pacientes diabéticos. A framboesa possui casca e elas ajudam, pois possuem muita fibra que ajudam a manter o nível de açúcar no sangue em um nível ideal.

10. Controla a Queda de Cabelo:

A framboesa está cheia de vitaminas do com complexo B, que são essenciais ao se tratar da redução da queda de cabelo e ao envelhecimento. A framboesa também possui Ácido fólico que ajuda na capacidade de crescimento. A Vitamina C, que está presente na framboesa, ajuda na promoção de um couro cabeludo em estado saudável.

11. Atua na Redução de Rugas:

A framboesa pode ser utilizada como uma máscara natural no combate às rugas, ela faz milagre. Além disso a framboesa, também protege a pele contra os raios nocivos do sol UVA e UVB. Outro benefício para a pele é a grande concentração de Vitamina “C” e o efeito antioxidante que diminui de forma eficaz as manchas da idade e a descoloração. Elimina as linhas de expressão deixando a pele mais jovem, com aspecto saudável.

12. Previne a Degeneração Macular:

A degeneração macular é a visão afetada por questões de idade, ou seja ocorre a perda da visão por problemas na retina. Nesse caso comer três porções por dia de amora ajuda a combater o problema.

13. Ajuda na Perda de Peso:

Por ser uma fruta rica em Manganês e fibras dietéticas proporcionam o retardamento do processo digestivo o que faz com que a pessoas consuma menos alimentos. O Manganês faz com que a taxa metabólica aumente a queima de gorduras no organismo.

14. Melhora o Sistema Imunológico:

As framboesas também reforçam o sistema imunológico ajudando a combater os males.

15. Ajuda a Combater a Hemorragia Interna:

As folhas da framboesa ajuda a parar com o sangramento interno, pois contém uma grande quantidade de taninos e ligantes. Estas propriedades também ajudam a se livrar de distúrbios intestinais e Gastrite.

16. Ajuda na Cicatrização de Feridas:

A framboesa fresca ajuda a curar feridas e loções a partir dela é usado para contusões, Acne, Eczema e outras doenças da pele, incluindo a erisipela. Em doenças dos olhos quando esta sofrendo de Conjuntivite.

17. Benefícios da Framboesa Para as Mulheres:

As propriedades da framboesa ajuda a regular o ciclo e reduz a dor durante a menstruação e elimina a inflamação.

18. É Rica em Vitamina C:

A framboesa, destaca-se por seu alto teor de Vitamina C, um elemento essencial para a saúde do nosso corpo. Esta vitamina ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico e, por sua vez, é um antioxidante notável que previne o envelhecimento celular precoce e defende-nos contra os radicais livres.

19. Regula a Pressão Arterial:

Esta fruta também ajuda a regular a pressão arterial devido ao seu alto teor de Potássio e pouco Sódio. Por isso, recomenda-se incorporá-la na dieta de pessoas hipertensas ou com doenças do sistema cardiovascular.

20. Favorece o Trânsito Intestinal:

As framboesas possuem grande quantidade de Fibras, o que ajuda a melhorar o trânsito intestinal e, portanto, aliviar o desconforto causado pela prisão de ventre. Da mesma forma, esses pequenos frutos também atuam como protetores para interceptar certas substâncias nocivas, como o colesterol e ajudam a removê-las através das fezes.

21. Aliviar a Dor Menstrual:

As mulheres também podem tirar proveito dos muitos benefícios da framboesa para reduzir a dor e o desconforto pré-menstrual. Além de come-las, será benéfico para tomar o chá de folhas de framboesa para tratar esses desconfortos. E por falar deste fruto, não podemos esquecer de descrever as propriedades da cetona de framboesa, um composto orgânico usado como suplemento para queimar gordura e acelerar o metabolismo, além de ajudar a controlar a fome e perder peso rapidamente.

22. Ajuda a Aliviar a Artrite:

De acordo com um estudo americano, os polifenóis das framboesas podem oferecer proteção às cartilagens e tornar as condições artríticas menos severas. O consumo regular de framboesas pode ajudar a tratar a inflamação e manter a saúde das articulações.

As framboesas também inibem a reabsorção óssea, uma condição na qual o Cálcio é transferido do tecido ósseo para o sangue. Isso acontece quando os ossos contêm níveis insuficientes de Cálcio.

23. Ajuda a Combater o Eczema:

Framboesas são geralmente adicionadas às preparações antibacterianas à base de plantas para tratar doenças relacionadas. E, de acordo com a medicina popular, as bagas são frequentemente prescritas para tratar doenças como o Eczema.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo de semente de framboesa pode ajudar a tratar doenças da pele como o Eczema, além de erupções cutâneas e outras lesões de pele.

24. Favorece o Trânsito Intestinal:

As framboesas possuem grande quantidade de fibras, o que ajuda a melhorar o trânsito intestinal e, portanto, aliviar o desconforto causado pela prisão de ventre. Da mesma forma, esses pequenos frutos também atuam como protetores para interceptar certas substâncias nocivas, como o colesterol e ajudam a removê-las através das fezes.

25. Fortalece a Memória:

Vários estudos em animais comprovaram que existe uma associação positiva entre a ingestão de flavonoides de frutos como as framboesas e a melhoria da memória, assim como uma redução do declínio da capacidade cognitiva relacionada com o envelhecimento.

26. Mantem a Saúde da Flora Intestinal:

Dentre as fibras presentes nas frutas vermelhas podemos destacar as pectinas. “Essa substância tem o poder de regular o peristaltismo intestinal, auxiliando os músculos digestivos a trabalharem melhor e maximizando a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo nosso organismo”. Entre essas vitaminas são as Vitamina C, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B6 e Vitamina B12.

27. Relaxa as Artérias:

E mais uma vez os créditos vão para os flavonoides. De acordo com José, eles podem afetar o processo de contração dos músculos, diminuindo a contração arterial causada pela epinefrina (hormônio do estresse).

“Dessa forma, eles proporcionam o relaxamento das artérias, regulando a pressão sanguínea e auxiliando na redução de doenças cardiovasculares”

28. Ideal Para mulheres Grávidas:

100 gramas de framboesas fornecem cerca de 32 mg. da Vitamina B9, também conhecido como Ácido fólico, uma vitamina essencial para a gravidez e o desenvolvimento do feto durante a gravidez é normal.

29. Faz a Pele Brilhar:

Conhecido por trabalhar maravilhas para a pele, o chá de folhas de framboesa não só melhora e limpa a pele como o chá é conhecido por ter qualidades adstringentes mas também aperta a pele melhorando ainda mais a firmeza do tecido e aliviando qualquer irritação.

30. Regula Períodos:

Um remédio herbal comum, chá de folhas de framboesa é benéfico para normalizar o ciclo hormonal em mulheres. Chá de folhas de framboesa pode reduzir o sangramento pesado durante o ciclo menstrual.

Mulheres com deficiência de ferro são frequentemente recomendadas para consumir chá de folhas de framboesa, pois tem uma quantidade elevada de Ferro, o que pode melhorar a produção de sangue e previne a Anemia.

Outros Benefícios da Framboesa Para Saúde:

  • A Framboesa é rica em potássio, por isso favorecem o bom funcionamento do coração.
  • Também nos ajuda a prevenir problemas como a hipertensão.
  • A Framboesa é benéfica no combater contra infecções do trato urinário
  • A Framboesa combate formações de cáries,
  • A Framboesa é benéfica contra Problemas de trânsito intestinal

Como Incorporar Mais Framboesas em Sua Dieta?

  • Tenha um saco de framboesas congeladas sempre a mão para adicionar aos smoothies e a aveia.
  • As framboesas estão disponíveis frescas, congeladas, liofilizadas e em gelatinas, xaropes e geleias.
  • Ao procurar geleias ou compotas, busque as que não contenham adição de edulcorantes e açúcares.
  • A maioria das geleias de framboesa, sucos e vinhos adicionam açúcares, que aplicam calorias adicionais.
  • Certifique-se de verificar o rótulo das framboesas congeladas e secas, que também podem ter açúcares adicionados.
  • As pessoas que tendem a comer pelo menos três porções de framboesas por semana vêem os benefícios mais nitidamente. A melhor maneira de comer framboesas é fresca, bem da sua mão (depois de lavar, claro).
  • Corte framboesas e adicione-as ao Iogurte grego simples é uma excelente opção para adicionar mais dessas deliciosas frutinhas em sua alimentação.

Receitas com Framboesas:

Não sabe o que preparar com esta fruta? Aproveite as propriedades da framboesa com estas simples receitas.

Chá de Framboesa:

O chá de framboesa pode se preparar de muitas formas. Você pode usar a fruta, mas também se pode fazer um delicioso chá de folhas de framboesa. Simplesmente tome uma colher de folhas secas por xícara e prepare seguindo as regras de uma infusão: água por baixo logo após o ponto de ebulição e cinco minutos de repouso antes de coar. Uma grande forma de aproveitar as folhas de framboesa se você tem planta em casa.

Suco de Framboesa:

Tão simples como passar as frutas por um extrator de sumo. Se você não tem, bata no liquidificador com um pouco de água e coe com um coador chinês, para afastar as sementes de framboesa e alguma outra coisa que você não queira dentro do seu suco.

Sair da versão mobile