Nutrientes

Quercetina: O que é, para que serve, alimentos, importância para o corpo

Por Alan Costa, em

Quercetina é um antioxidante que pertence a uma classe de substâncias vegetais solúveis em água, chamadas flavonoides, que estão presentes em certas frutas e vegetais.

Esse antioxidante também está disponível em forma de suplemento, como pílulas ou cápsulas.

Às vezes, a Quercetina é embalada com bromelina, uma enzima encontrada nos abacaxis, porque ambos dizem ter propriedades anti-inflamatórias.

Há alimentos ricos neste antioxidante que você pode adicionar à sua dieta.

Provavelmente, as cebolas vermelhas são uma das fontes mais potentes deste antioxidante, e é dito que as cebolas podem absorver esse antioxidante duas vezes mais do que o chá e três vezes mais do que as maçãs.

Alimentos ricos em quercetina:

  • Laranja;
  • Toranja;
  • Vinho tinto;
  • Chá verde;
  • Uvas;
  • Azeite;
  • Ginkgo bilola;
  • Erva de São-João;
  • Brócolis;
  • Limão;
  • Pimentão amarelo;
  • Trigo sarraceno;
  • Cereja.

Além destes alimentos, esse antioxidante ainda pode ser encontrado em outros tipos de alimentos. Agora, confira em detalhes os Benefícios da Quercetina Para Saúde:

 Gerencia a Pressão Arterial:

Além de apoiar a saúde cardiovascular, esse antioxidante ainda gerencia a pressão arterial. Um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e crossover avaliou o efeito da suplementação deste antioxidante e relatou que os participantes experimentaram uma estabilização na pressão arterial.

Combate Alergia:

Essa antioxidante também pode ajudar a impedir a libertação de histamina a partir de certas células do sistema imunológico. (a histamina está envolvida nos sintomas alérgicos tais como espirros e prurido).

Deficiência de Quercetina:

A deficiência deste antioxidante pode causar sintomas, tais como:

  • Hematomas fáceis;
  • Saudações nasais frequentes;
  • Excesso de inchaço após ferimento;
  • Resfriados frequentes ou infecções.
Sair da versão mobile