Frutas

Figo fruta: 40 benefícios, tipos, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 19/03/2018 (atualizado em 01/08/2021)

Os Benefícios do Figo Para Saúde são diversos e variados, pois o Figo possui inúmeros nutrientes que são ótimos para ajudar na boa manutenção e bom funcionamento geral do corpo. Além disso, o figo é conhecido por sua carne doce e suculenta, pele macia e sementes crocantes.

Eles são altamente perecíveis e são comumente secos para preservá-los.

Ao contrário de muitas outras frutas e vegetais. A pesquisa mostrou que os benefícios para a saúde dos figos realmente aumentam após a secagem. Eles podem estar preparados de várias maneiras e fazer um excelente emparelhamento com carnes e queijos.

A figueira é nativa de regiões temperadas da Ásia Menor ou da Turquia, e hoje cresceu como uma importante fruta do comércio nos climas do Mediterrâneo Oriental, EUA e Espanha. Também foi cultivada como uma árvore frutífera nos jardins domésticos em muitas outras regiões também.

Interiormente, a figueira apresenta numerosos e pequenos ovários em forma de clube que se estendem para a cavidade oca central. Em seu habitat natural, os “caprifigs” são polinizados por um minúsculo inseto de vespa de vesícula (Blastophaga psenes) que entra nos cachos das flores através de uma pequena abertura no ápice.

Figos frescos podem estar disponíveis em toda a temporada; No entanto, eles estão no seu melhor de maio a novembro. Pode-se encontrar figos frescos e secos nos mercados. Ao comprar figos frescos, procure uniformes, prontos que são macios, emitem aroma doce e agradável.

Evite frutos muito moles, quebrados, feridos e fungos. Da mesma forma, frutos verdes não maduros, pois são amargos (adstringentes) e, portanto, sem sabor.

Tipos de Figo

Black: Os figos da Missão Negra são de cor preto-avermelhado e rosa dentro. Eles são incrivelmente doces e até dão um bom xarope. Eles são perfeitos para comer como uma sobremesa ou misturar receitas de bolo ou biscoito para aumentar o sabor.

Kadota: Kadotas são verdes com carne roxa. Eles são os mais doces de todas as variedades de figos. Eles são excelentes para comer cru e também bom gosto se aquecido com uma pitada de sal.

Calimirna: Os figos de Calimirna são amarelos esverdeados no exterior e âmbar no interior. Eles são maiores quando comparados com outro tipo de figos e possuem um sabor de noz único e forte.

Brown Turkey: Os figos de Brown Turkey têm pele roxa e carne vermelha. Seu sabor é suave e menos doce do que o outro tipo de figos. Eles funcionam bem em saladas.

Adriáticos: Os figos adriáticos têm uma pele verde-clara e são de cor-de-rosa por dentro. Estes figos são freqüentemente usados ​​para fazer barras de figas. Eles também são chamados de figos brancos, pois são de cor muito clara. Eles são extremamente doces e podem ser apreciados como uma simples sobremesa de frutas.

Valor Nutricional do Figo

Os figos fornecem boas fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e vitaminas e são ricos em potássio, cálcio, Magnésio, Cobre e Ferro. Os figos também contêm Vitamina A, Vitamina B6, Vitamina E e Vitamina K, que contribuem para a saúde e o bem-estar. Então, confira Os 40 Benefícios do Figo Para Saúde:

Benefícios do Figo Para Saúde

Benefícios do Figo Para Saúde:

1. Bom Para Diabetes:

Os figos secos são bons para pessoas com diabetes. De qualquer forma, os figos secos têm alto teor de açúcar, então certifique-se de consultar um diabetologista sobre a quantidade de figos que você pode consumir.

2. Laxante Natural Eficaz:

Os figos, devido ao alto teor de fibras, atuam como um laxante natural. Eles tornam suas fezes mais suave, permitindo uma fácil digestão. Figos funcionam como grandes ingredientes em xaropes laxantes.

3. Melhor Digestão:

Os figos contêm prebióticos, que ajudam a boa bactéria já existente no trato digestivo e suporta digestão saudável. Um estudo mostrou que os prebióticos também melhoraram a resistência do corpo aos patógenos invasores, reduzindo as chances de Diarreia.

4. Doenças Venéreas:

Os figos têm sido tradicionalmente usados ​​como uma pomada calmante para doenças venéreas. A ingestão ou a aplicação tópica tanto para o alívio das doenças sexualmente transmissíveis, como também é necessário fazer mais pesquisas sobre a gama exata de sintomas e doenças que aparecem positivamente.

5. Impulsiona o Sistema Imunológico:

Os figos matam bactérias, vírus e lombrigas em seu corpo, o que pode causar problemas de saúde. Eles contêm nutrientes como potássio e Manganês que, juntamente com os antioxidantes, aumentam o sistema imunológico.

6. Alívio da Dor na Garganta:

O alto conteúdo de mucilagem nos figos ajuda a curar e proteger a garganta dolorida. A natureza calmante dos figos e seus sucos naturais aliviam a dor e o estresse nas cordas vocais.

7. Melhora a Saúde do Fígado:

Um estudo mostrou que um extrato preparado a partir de folhas de figueira exibia atividade hepatoprotetora em camundongos, preparando o caminho para a sua utilização na prevenção de danos hepáticos em seres humanos.

8. Cabelo Saudável:

Os nutrientes e cálcio nos figos também suportam a saúde do cabelo e promovem o crescimento mais rápido do cabelo. O extrato de figo e os óleos são comuns em cuidados com o cabelo e condicionadores porque reidratam e deixam os cabelos brilhantes e sem emaranhados.

9. Boa Fonte de Energia:

Adicionar figos à sua dieta é uma maneira segura de aumentar seus níveis de energia. Os carboidratos e o açúcar presentes nos figos aumentam a porcentagem de energia em seu corpo

10. Facilita Lesões e Infecções Cutâneas:

A aplicação de figueiras cozidas na pele ajuda a tratar condições de pele como inflamações, furúnculos e abscessos. Também é benéfico para curar espinhas. Aplique a pasta de figos na pele para apertar os poros e controlar o excesso de secreção de sebo.

11. Figos Ajudam a Combater a Constipação:

Pesquisas mostram que o Figo pode aliviar a constipação em pacientes crônicos. Isso é provável porque os figos são uma boa fonte de fibra. Apenas três figos fornecem 5 gramas de fibra. Devemos apontar diariamente para 35 gramas de fibra.

12. Promove o Crescimento do Cabelo:

A perda de cabelo geralmente ocorre devido à falta de alimentação adequada. Os figos contêm nutrientes amigáveis ​​ao cabelo como o Magnésio, a Vitamina C e a Vitamina E que promovem o crescimento do cabelo. Os nutrientes essenciais presentes nesta fruta estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo para acelerar o crescimento do cabelo.

13. Auxilia na Produção de Energia:

Um copo de figos contém 38 por cento do Manganês mineral, que é um cofator essencial em algumas enzimas importantes na produção de energia e defesas antioxidantes. Por exemplo, algumas enzimas desarmam os radicais livres produzidos nas mitocôndrias (as fábricas de produção de energia dentro de nossas células), que requerem Manganês.

14. Cura Anemia Ferropriva:

Comer figos secos irá ajudá-lo a aumentar seus níveis de hemoglobina aumentando os níveis de ferro em seu corpo. O ferro é um mineral importante que transporta hemoglobina em todo o corpo humano.

15. Antibacterianos e Antifúngicos:

Os figos atuam como um agente antibacteriano e antifúngico natural. Uma revisão na Malásia citou duas pesquisas que mostraram a capacidade do extrato8 de figo para combater bactérias orais, bem como vários fungos e micróbios.

Há também estudos realizados na carpa de capim que mostra eficácia na habilidade dos figos para estimular a resposta do sistema imunológico, portanto, faz com que os figos sejam grandes impulsionadores do sistema imunológico. Isso pode explicar por que os figos são tão grandes lutadores de doenças comuns, que são normalmente o trabalho de bactérias e outros invasores.

16. Rejuvenesce a Pele:

Os figos são ótimos para sua pele. Se você comê-los ou aplicá-los como uma máscara, eles tornam sua pele linda.

17. Ajuda no Tratamento de Gravidez:

Os figos diminuem os ácidos no estômago que é bom para as mulheres grávidas. Os figos também promovem hormônios de desejo sexual e promovem a longevidade geral e boa saúde.

18. Promove uma Pele Saudável:

Comer figos pode contribuir para uma pele saudável, e a figueira também pode ser utilizada topicamente. Seus efeitos laxantes não só ajudam com a perda de peso, mas também podem limpar o sistema de toxinas que podem causar acne. Tem um efeito anti inflamatório e pode ser usado na pele em loções e esfrega para reduzir a inflamação e vermelhidão da pele.

19. Promove a Produção de Colágeno:

As altas quantidades de Vitamina C contribuem para a formação de colágeno, uma proteína que faz a maioria dos nossos cabelos e couro cabeludo. Assim, ajuda a frustrar a perda de cabelo devido à quebra e queda de cabelo.

20. Ajuda com a Perda de Peso:

Pesquisas ligam uma dieta rica em fibras para perda de peso. Comer apenas 3 figos por dia pode fornecer benefícios para uma dieta rica em fibras.

21. Proporciona uma Pele Hidratada:

Os altos níveis de ácidos graxos ômega 3 nos figos ajudam a manter a pele hidratada e bem condicionada. Aplique a pasta de figueira nos lábios para tratar os lábios rachados e secos.

22. Previne a Hipertensão Arterial:

As pessoas geralmente tomam sódio sob a forma de sal, mas o baixo teor de potássio e alto teor de sódio podem levar à hipertensão. Os figos são altos em potássio e baixos em sódio, por isso são uma defesa maravilhosa contra a aparência e os efeitos da hipertensão, tornando os figos um alimento relaxante, o que ajuda a resolver os nervos e a aliviar o seu dia.

23. Trata Bronquite:

Os produtos químicos naturais presentes nas folhas da figueira tornam-no um componente ideal para uma base de chá. O chá dessa folha foi popularmente recomendado para várias condições respiratórias como a bronquite e também é usado para prevenir e diminuir os sintomas de pacientes com asmáticos.

24. Ajuda em um Sistema Circulatório mais Saudável:

O cobre e o ferro são essenciais para a formação de novas células sanguíneas. Um copo de figo contém 17% do valor recomendado de ferro e 21% para o cobre. Uma deficiência de ferro ou cobre pode levar à anemia

25. Ajuda a Melhorar seus Rins:

O figo contêm muito potássio, o que é muito útil na limpeza ou lavagem das deposições tóxicas nos rins. Também ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no sangue e reduzir as chances de danos nos rins e a formação de cálculos renais nesse órgão.

26. Previne a Perda Urinária de Cálcio:

As pessoas que mantêm uma dieta com alto teor de sódio podem ser afetadas pelo aumento da perda urinária de cálcio. O alto teor de potássio nos figos ajuda a evitar essa condição e regula o conteúdo dos resíduos na sua urina. Ele minimiza a perda de cálcio, eliminando cada vez mais a quantidade de ácido úrico e outras toxinas nocivas do seu corpo.

27. Melhora a Produção de Colágeno:

As altas quantidades de Vitamina C contribuem para a formação de colágeno, uma proteína que faz a maioria dos nossos cabelos e couro cabeludo. Assim, ajuda a frustrar a perda de cabelo devido à quebra e queda de cabelo.

28. Promove uma Pele Brilhante e Saudável:

O alto teor de água ajuda a eliminar as toxinas e os resíduos do corpo, evitando espinhas e acne. Também trata de eczema e psoríase, dando-lhe uma pele saudável e brilhante. A aplicação de polpa de figueira no rosto ajuda a transportar nutrientes nas camadas dérmicas da pele, reabastecendo-a de dentro.

29. Promove o Crescimento do Cabelo:

Os figo contém nutrientes como Magnésio, Vitamina A, Vitamina C e Vitamina E, que são necessários para manter a saúde do cabelo. Estes nutrientes estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo, acelerando o crescimento do cabelo.

30. Fortalece os Ossos:

Juntamente com outros alimentos que são ricos em cálcio, os figos secos podem melhorar a densidade e a força dos ossos. Uma figueira seca consiste em 3% de cálcio.

31. Seguro Contra o Câncer de Mama:

Para as mulheres, a menopausa e o câncer de mama são duas coisas importantes para lidar. Além dos efeitos psicológicos, existem inúmeros perigos para a saúde também. Os pesquisadores mostraram que as mulheres que consomem fibra de frutas estão em baixo risco de ter câncer de mama, em comparação com aqueles que não o fazem. O figo seco é provavelmente a melhor fruta em termos de fibra natural; os outros são ameixas, maçãs e peras.

32. Ajuda a Prevenir a Degeneração Macular:

Nossos olhos precisam de quantidades abundantes de nutrientes críticos para garantir sua saúde à medida que envelhecemos. Uma dieta rica em frutos ricos em nutrientes foi mostrada para ajudar a prevenir a degeneração macular – uma condição comum de idade dos olhos que pode ser ligada à perda de visão.

33. Ajuda a Reduzir a Pressão Arterial Elevada:

O figo é uma boa fonte de potássio, um mineral essencial necessário para regular a pressão arterial, os figo pode ser útil na regulação da pressão arterial.

34. Melhora a Saúde Reprodutiva

Os gregos antigos usavam figos como um afrodisíaco. Eles eram considerados um fruto sagrado e estavam relacionados à fertilidade e ao amor. Os figos podem melhorar a fertilidade e a libido porque são ricos em minerais como zinco, manganês e Magnésio, que são muito importantes para impulsionar a saúde reprodutiva.

35. Funciona como Esfoliante Natural:

As cascas de figo contêm várias enzimas ativas, que podem ser usadas como agentes esfoliantes para remover as células mortas da pele.

36. Beneficia a Saúde do Coração:

Um dos antioxidantes no figo, fenóis, também reduz seu risco de doença cardíaca. Os fenóis ajudam a prevenir o dano celular e eliminam os radicais livres, e a fibra encontrada nos figo também suporta a saúde cardíaca.

37. Trata a Disfunção Sexual:

Durante séculos, os figos foram recomendados como forma de reduzir a disfunção sexual como esterilidade, resistência ou disfunção erétil. Eles têm sido uma parte importante da mitologia e da cultura e, na maioria das vezes, são referidos como uma fertilidade poderosa ou suplemento sexual. Seu sucesso real como um afrodisíaco é questionável, mas a enorme quantidade de vitaminas e minerais valiosos é provavelmente o motivo do súbito aumento de energia e resistência que as pessoas confundem com um aumento sexual.

38. Funciona Como Condicionador:

O óleo de figo é ideal para aliviar os cabelos secos, danificados e ásperos. Ele hidrata o couro cabeludo, tornando-o lustroso e volumoso. Adicione algumas gotas de óleo de figueira à sua máscara de cabelo e aplique-a no cabelo e no couro cabeludo. Lave depois de uma hora para obter cabelos sedosos e lisos.

Outros Benefícios do Figo Para Saúde:

  • Tem um efeito laxante, então ajuda a se livrar da constipação.
  • É rico em Cálcio, que é o elemento de construção dos ossos. Caso não consiga produtos lácteos, ele é uma alternativa adequada.
  • Uma vez que contém muita fibra, é uma excelente comida para perder peso. No entanto, você deve ter em mente que é rico em carboidratos, de modo que consumir demais pode resultar em aumento de peso.
  • Os figos secos e frescos reduzem o risco de câncer, especialmente cólon e próstata.
  • Possui componentes que controlam a pressão sanguínea. Portanto, este fruto é ótimo para aqueles que sofrem de pressão alta.

Malefícios do Figo

Comer muitos figos pode causar diarreia. Além disso, os figos secos são altos em açúcar e podem potencialmente causar cárie dentária. Além disso, existem aqueles que são alérgicos a figos ou certos componentes químicos dentro deles, e as reações alérgicas resultantes podem ser leves a graves. Como sempre, antes de fazer uma grande mudança na sua dieta, fale com seu médico.

Sair da versão mobile