Benefícios das Plantas

Carqueja é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 22/03/2018 (atualizado em 29/08/2021)
carqueja

Carqueja é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A Carqueja, conhecida por ser uma planta amargosa, mas que contém propriedades emagrecedoras, a Carqueja é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, sendo por muitas vezes considerada daninha.

Sendo mais bem produzida em locais úmidos e com luz solar direta, a planta pertencente à família Asteraceae que tem o nome científico de Baccharis trimea, pode se reproduzir por meio de sementes ou mudas e seu cultivo é mais evidente nas regiões tropicais da América Latina e a planta pode chegar a medir até dois metros de altura.

No Brasil a Carqueja tem vários nomes, tais como: bacanta, bacárida, cacália, cacália-amarga, vassoura.

A Carqueja-doce também é nativa da América do Sul, crescendo em áreas rochosas e arenosas no sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Esta é uma erva considerada anti-hipertensiva, e que tem bons resultados portanto, quando tomar, se não for hipertensa, saiba que ela vai baixar sua pressão arterial.

Propriedades Medicinais da Carqueja:

A Carqueja amarga possui diversas propriedades medicinais, a saber: antianêmica, antiasmática, antibiótica, antidiarreica, antidiabética, antidispéptica, antigripal, anti-hidrópica, anti-inflamatória, antirreumática, aperiente, aromática, colagoga, depurativa, digestivo, diurético, emoliente, eupéptica, estimulante hepática, estomáquica, febrífuga, hepática, laxante, sudorífica, tenífuga, tônico, vermífuga e outras.

Os óleos essenciais presentes nesta planta, especialmente o carquejol, agem sobre o hepatocito, aumentando a produção da bile e protegendo contra a peroxidação lipídica da membrana celular. Os princípios amargos da constituição da planta agem nas papilas gustativas, aumentam o apetite e a produção do suco gástrico.

A Carqueja amarga também é utilizada na indústria de bebidas, substituindo o lúpulo na fabricação de cerveja. Então, confira Os 40 Benefícios da Carqueja Para Saúde:

Benefícios da Carqueja Para Saúde:

1. Ajuda na Proteção ao Fígado:

Os flavonoides encontrados na composição da planta medicinal, com um destaque para a hispidulina, são dotadas de ação hepatoprotetora. Isso significa que eles fornecem proteção ao fígado.

O chá de Carqueja pode ser inclusive utilizado como auxílio ao tratamento de congestão hepática, condição caracterizada pela acumulação ou excesso de sangue estancado no fígado. Para casos assim, a recomendação é consumir quatro xícaras do chá de Carqueja diariamente.

2. É Antioxidante:

Outro dos benefícios da Carqueja que merece destaque é a sua ação antioxidante. Isso acontece também graças aos seus flavonoides, que possuem ação antioxidante. Com isso, eles conseguem combater os radicais livres causadores de doenças e promotores do processo de envelhecimento, protegem ao cérebro e o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea.

3. Grande Aliada do Sistema Digestivo:

A planta medicinal é dotada de propriedades digestivas, portanto, pode ser considerada uma aliada do sistema digestivo. A erva protege o estômago, previne úlceras – devido ao fato de possuir extratos com habilidade para reduzir a secreção gástrica, cujo aumento exagerado pode estar ligado ao desenvolvimento da úlcera – e tem efeito analgésico (de diminuição da dor).

4. Carqueja Para Aliviar Complicações de Saúde:

A planta medicinal também pode ser benéfica ao tratamento de complicações como faringite, Asma, Bronquite asmática, amidalite, vermes intestinais, reumatismo e má circulação. O Chá desta planta similarmente pode ajudar em casos de cálculos biliares.

5. Carqueja Contribui Para o Emagrecimento:

A planta medicinal tem resultado diurético, o que auxilia a eliminar o exagero de líquido no corpo e a coarctar o inchaço causado por essa acúmulo. Além do mais, há pesquisas que afirmam que a erva é termogênica, isto é, tem a atuação de reforçar a temperatura do corpo e acelera o metabolismo, elevando similarmente o acabado calórico do corpo. Por efeito, isto favorece a redução de peso.

6. Carqueja Auxilia no Controle do Colesterol:

O Chá de Carqueja pode ser utilizado como ajudar da diminuição do Colesterol. Para tanto, a orientação é beber uma xícara de chá da bebida quatro vezes por dia.

7. Auxilia o Sistema Digestivo:

A planta medicinal é dotada de características digestivas, então, talvez seja considerada uma aliada do sistema digestivo.

A erva protege o abdome, previne úlceras – por causa de ao feito de ter extratos com agilidade para diminuir a eliminação gástrica, belzebu crescimento abundante pode estar relacionado ao progresso da cancro – e possui resultado analgésico (de míngua da dor).

8. Tem Características Anti-inflamatória:

As saponinas similarmente encontradas na composto na planta contem resultado anti-inflamatório. Uma das resultados positivas que este resultado gera é a míngua dos graus de Colesterol no corpo.

9. Benefícios do Chá de Carqueja Para Saúde do Estômago:

O Chá de Carqueja possui propriedades digestivas, protege o estômago e ainda previne úlceras, isto porque extratos da planta são capazes de reduzir a secreção gástrica e ainda tem efeito analgésico.

10. Benefícios da Carqueja Para Desintoxicar o Organismo:

Além de desintoxicar o fígado, Chá de Carqueja contribui para a desintoxicação do organismo como um todo. Esta planta, por ser rica em flavonoides responsáveis por combater os radicais livres prejudiciais ao organismo, inibem o processo de envelhecimento, protegem as células cerebrais e também auxiliam na circulação do sangue.

11. Benefícios da Carqueja Para Combater Inflamações:

Por ser rica em propriedades anti-inflamatórias, o Chá de Carqueja age também no combate aos diversos processos inflamatórios do organismo. Por este motivo, o Chá de Carqueja é muito indicada para auxiliar no tratamento de faringite e amigdalite.

12. Benefícios da Carqueja Para Diminuir o Colesterol:

O Chá de Carqueja é tido como uma eficaz combatente natural do colesterol ruim, o LDL. Graças às substâncias diuréticas contidas nesta planta, ela contribui para eliminar o excesso de gordura acumulado nas artérias, reduzindo naturalmente os níveis do colesterol prejudicial ao organismo.

13. Carqueja Auxilia os Diabéticos:

Outro beneficio da Carqueja é que ela é benéfica para as pessoas diagnosticadas com diabetes porque diminui a absorção dos carboidratos ingeridos na alimentação. Vale lembrar que o maior determinante dos níveis de glicose no sangue são os carboidratos.

14. Possui Propriedades Digestiva:

Os Benefícios da Carqueja possui propriedades digestivas, que protege o estômago e ainda previne úlceras, isto porque extratos da planta são capazes de reduzir a secreção gástrica e ainda tem efeito analgésico.

15. Auxilia no Emagrecimento:

Alguns estudos apontam que os Benefícios da Carqueja é capaz de aumentar a termogênese, gasto energético do corpo, o que contribuiria para a perda de peso. Além disso, a planta tem atividade diurética devido à ação dos flavonoides.

16. Promove a Saúde do Fígado:

Os flavonoides presentes na planta, especialmente a hispidulina, possuem ação hepatoprotetora, ou seja, protegem o fígado, e ainda contam com ação antioxidante.

17. Benefícios da Carqueja na Dieta:

Essa planta ainda possui um efeito diurético e isso colabora com a eliminação do excesso de líquido do corpo, o que diminui o inchaço devido à retenção de líquido.

18. Benefícios da Carqueja no Combate a Diabetes:

A diabetes é uma doença causada pela elevação da glicose no sangue. Essa planta reduz a absorção de carboidratos consumidos, o que pode ser benéfico para pacientes diabéticos já que com isso o paciente volta a produzir a quantidade de insulina apropriada, com a produção de insulina regulada o acúmulo de glicose no sangue não ocorre.

Confira Outros Benefícios da Carqueja Para Saúde:

  • É repelente.
  • Possui atuação drástico.
  • Possui resultado analgésico.
  • Possui atuação antimicrobiana.
  • Batalha contra cálculos biliares.
  • Ajuda a moderar a andaço.
  • Auxilia na batalha contra as inflamações.
  • Pode ser usada como vermífugo.
  • Promove o bom desempenho renal.
  • Ajuda a eliminar vermes intestinais.
  • Ajuda a combater gripes e resfriados.
  • É advogado do sistema cardiovascular.
  • Ajuda no tratamento em oposição a a abatimento.
  • Ajuda a aumentar a circulação sanguínea.
  • Ajuda no tratamento de doenças digestivas.
  • Luta contra enfermidades no pâncreas e rins.
  • Protege o abdome contra úlceras.
  • Ajuda a tratar doenças respiratórias como a asma e a bronquite.
  • Auxilia a alimentar complicações digestivos como acidade e má digestão.
  • É antiácida, isto é, reduz a eliminação dos ácidos estomacais.
  • Apresenta bons resultados no tratamento de doenças digestivas.

Malefícios:

Mesmo com os benefícios da carqueja para saúde citados acima, é importante ter cuidado com o uso da erva. É que ela pode trazer efeitos colaterais como diminuição da imunidade e hipotensão (diminuição da pressão arterial em um nível mais baixo que o normal; pressão baixa) quando consumida de maneira exagerada.

Existe a recomendação de não ingerir a planta medicinal durante um período prolongado de tempo, pois há o risco de toxicidade.

Sair da versão mobile