Benefícios dos óleos

Óleo de Prímula para que serve? como tomar, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 28/03/2018 (atualizado em 27/08/2021)

Óleo de Prímula para que serve? como tomar, benefícios e malefícios. Além disso, O Óleo de Prímula é um eficiente remédio natural que é extraído das sementes da planta de prímula.

O nome científico da planta é Oenothera biennis, esta planta pertence a América do Norte, particularmente das regiões norte e leste.

No entanto, ele foi naturalizada em outras regiões temperadas depois que foi descoberto quão benéfico o seu óleo poderia trazer.

Possuindo propriedades como ácidos graxos insaturados, ácido gama-linolênico (GLA), ácido linolênico e vários outros ácidos graxos ômega-6.

Estes são os principais impulsionadores dos muitos benefícios para a saúde deste óleo, além de vestígios de outros esteróis de plantas, fitonutrientes e compostos voláteis.

O óleo tem sido utilizado tradicionalmente há séculos e agora conta com uma ampla gama de aplicações em medicina natural.

Por esse motivo, também foram feitos alguns estudos sobre os benefícios do Óleo de Prímula, adicionando validade a muitos relatos tradicionais e anedóticos. Agora, confira em mais detalhes Os Benefícios do Óleo de Prímula Para Saúde:

Benefícios do Óleo de Prímula Para Saúde:

1. Óleo de Prímula Para Gestantes:

Tradicionalmente, o Óleo de Prímula tem sido utilizado por mulheres grávidas, aplicando diretamente o óleo no colo do útero. Acreditava-se que o uso de Óleo de Prímula durante a gravidez pode ajudar a amolecer e aumentar o colo do útero, e até mesmo ajudar a induzir o parto.

2. Trata Problemas de Pele:

Há muitos benefícios de Óleo de Prímula para a pele ao aplicar este óleo topicamente. Rico em GLA e vitamina E, o óleo pode acalmar a pele dolorosamente seca e pode ser útil para condições como acne, eczema, psoríase, dermatite, queimaduras e outros.

3. Combate a Queda de Cabelo:

O óleo também pode ser benéfico para aqueles que sofrem de perda de cabelo, pois é rico em ácido graxo essencial GLA, juntamente com a vitamina E, nutrientes que contribuem no combate a queda de cabelo.

4. Alivia a Dor:

Para alívio de dores, muitas pessoas recorrem ao Óleo de Prímula, devido às suas propriedades antiinflamatórias e analgésicas. Isto foi mostrado particularmente verdadeiro para a dor na mama, que muitas mulheres experimentam por razões variadas.

5. Alivia Dores Menstruais:

O Óleo de Prímula é geralmente utilizado para aliviar o desconforto comumente associado aos sinais menstruais. Embora alguns estudos tenham apoiado essa afirmação específica, outros estudos acabaram com resultados inconclusivos.

Entretanto, não há como negar que muitas mulheres em todo o mundo estão encontrando alívio usando o Óleo de Prímula.

6. Pode ser Usado por Diabéticos:

Os Diabéticos ocasionalmente têm dificuldade em produzir GLA e Óleo de Prímula poderia ser um complemento eficiente para ajudar a beneficiá-los.

Estudos descobriram que o Óleo de Prímula também poderia ajudar a proteger os indivíduos da neuropatia diabética, uma condição nervosa que freqüentemente afeta pessoas com diabetes.

7. Ajuda a Combater a Impotência:

Uma vez que ajuda a estimular o fluxo sanguíneo, o GLA encontrado no Óleo de Prímula pode ajudar a solucionar uma das principais razões para a impotência masculina; circulação comprometida, resultando em fluxo sanguíneo peniano.

8. Previne Abstinência Alcoólica:

O cérebro é solicitado pelo GLA a fazer um tipo particular de prostaglandina que é conhecida como prostaglandina E, que pode ajudar a prevenir sintomas de abstinência alcoólica. Esses sintomas seriam, por exemplo, convulsões e depressão.

9. Equilibra os Hormônios:

Por centenas de anos, as mulheres em todo o mundo têm utilizado o Óleo de Prímula como uma maneira natural, segura e eficiente de combater os sintomas associados à menstruação e à menopausa, graças à sua capacidade de obter equilíbrio hormonal.

10. Trata Acne:

O ômega 6 gorduras no Óleo de Prímula pode ajudar a equilibrar os hormônios, curando, ou pelo menos reduzindo, acne e espinhas. Esses ácidos graxos também ajudam a estimular o crescimento da pele, auxiliando na cura e regeneração; fortalecer a barreira da pele; reduzir a perda de umidade; e ter um efeito anti-inflamatório no inchaço e vermelhidão associados com a acne.

11. Melhora os Sintomas de Artrite Reumatoide:

Algumas pesquisas mostram que o Óleo de Prímula, quando tomado juntamente com a terapia convencional para a AR, pode melhorar certos sintomas da doença. Arthritis Research UK cita dois ensaios clínicos em que o Óleo de Prímula foi usado em quem sofre de artrite reumatóide.

12. Ajuda a Gerenciar a Osteoporose:

Consumir o Óleo de Prímula regularmente pode ajudar a reduzir o risco de fraturas em pacientes que sofrem de osteoporose. Este óleo melhora a densidade mineral óssea e torna os ossos mais fortes e saudáveis.

13. Combate a Obesidade:

Enquanto alguns estudos descobriram que o Óleo de Prímula foi muito útil para o tratamento da obesidade, alguns outros estudos não mostraram benefícios significativos de usar isso para perda de peso.

14. Trata a Esclerodermia:

A esclerodermia é uma doença autoimune que torna a pele dura e grossa. Isso geralmente acontece quando o nosso sistema imunológico não funciona bem.

Um dos melhores remédios naturais para esclerodermia é o Óleo de Prímula. A presença de ácidos graxos ômega-6 no óleo ajuda a proteger os dedos das mãos e dos pés, mantendo-os aquecidos.

15. Cura Sintomas de Asma:

Este óleo é popular por ter um efeito anti-inflamatório no corpo, o que beneficia muito os pacientes com asma. Tem sido usado como medicamento tradicional por pessoas de muitas culturas, mas não há evidência clínica para provar a eficácia do Óleo de Prímula a este respeito.

Outros Benefícios do Óleo de Prímula Para Saúde:

  • Reduz inflamação;
  • Trata dermatite;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Regula a pressão sanguínea;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Alivia sintomas de depressão;
  • Combate fadiga crônica;
  • Melhora a saúde capilar;
  • Reduz a pressão sanguínea;
  • Reduz os sintomas de alergia.
Sair da versão mobile