Benefícios das Plantas

Astrágalo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 12/09/2021)

Astrágalo é uma planta que está presente na região da China, Coréia, Sibéria e Mongólia.

Ela é normalmente utilizada como tônico na medicina natural chinesa; além de ser apontada como um imunomodulador que age no aumento da resposta do sistema imunológico a determinados microrganismos, incluindo vírus, protozoários e bactérias.

Os chineses acreditam que sua eficiência se dá especialmente sobre as doenças degenerativas e ele é normalmente utilizado como coadjuvante em quimioterapias.

Além disso, a raiz da planta pode ser tomada regularmente como um preventivo durante a temporada de gripes e resfriados.

O Astrágalo é uma planta medicinal que é muito usada para fortalecer o sistema imune, devido à presença de saponinas, que são substâncias ativas que fortalecem o corpo, além de diminuírem o risco de surgimento de várias doenças, como problemas cardiovasculares, resfriados, e, até câncer.

Além disso, a planta pode ser utilizada para melhorar a sensação de falta de energia, reduzir o cansaço e para combater o estresse e o colesterol em excesso.

Benefícios do Astrágalo:

O uso de Astrágalo pode ter vários benefícios comprovados para sua saúde, como:

Controlar o açúcar no sangue: a planta diminui a resistência à insulina, permitindo que o açúcar seja utilizado pelo organismo sem acumular no sangue;

Diminui o colesterol alto: com sua ação antioxidante, a planta previne o acúmulo de colesterol no corpo;

Tratar gripes e resfriados: quando combinado com ginseng ou equinácea, a planta tem potente ação antiviral que é capaz de eliminar os vírus responsáveis por estas doenças;

Reduzir o risco de câncer: devido à sua ação antioxidantes e à presença de saponinas e flavonóides, diminui o risco de câncer e pode até ajudar a diminuir o tamanho de alguns tipos de tumor;

Preço e Onde Comprar o Astrágalo:

O Astrágalo pode ser comprado em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados, sendo que seu preço varia de acordo com a forma de apresentação do produto.

Como Usar o Astrágalo:

Para obter os benefícios do Astrágalo, a dose recomendada é de 500 mg, Porém, deve ser adaptada a cada pessoa e problema a tratar e, por isso, é importante consultar um especialista.

Malefícios do Astrágalo:

Os efeitos colaterais da planta medicinal são muito raros, especialmente quando utilizados dentro das dosagens recomendadas, entretanto, em alguns casos, pode surgir dor no estômago, diarreia ou sangramentos.

Sair da versão mobile