Especiarias e Temperos

Cânfora é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 29/08/2021)

Cânfora é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A Cânfora (Artemisia camphorata) é uma planta originada da Ásia Oriental, que por muitos anos foi monopolizada pelos japoneses.

Somente após o final da Segunda Guerra, que a planta foi disseminada para outros continentes.

A planta que pertence à família Asteraceae é conhecida por vários nomes tais com rabugem, canforeira, cavaleira, cânfora-de-jardim, cânfora-das-hortas e alcanfor.

O que é Cânfora:

Parente da já conhecida canela, esta é uma erva que vem surpreendendo devido ao seu poder medicinal. Procurada principalmente por aqueles que desejam evitar os efeitos colaterais dos fármacos, a planta tem ação homeopática e pode ser indicada a pacientes gripados, epilépticos e muitos outros.

Benefícios da Cânfora Para Saúde:

1. Cura uma Tosse:

Escusado será dizer que a cânfora tem a tremenda capacidade de limpar o congestionamento quando você tem um resfriado. O forte cheiro de Cânfora ajuda a limpar o peito congestionado e o nariz entupido. Muitas fricções medicamentosas de resfriado e tosse têm a Cânfora como ingrediente principal. Basta adicionar algumas gotas de óleo de Cânfora a uma colher de chá de óleo de amêndoa. Delicadamente, esfregue-o no peito para obter resultados eficazes.

2. Limpa a Acne:

Cânfora é benéfica no tratamento da acne. Ajuda a esclarecer as fugas e a evitar futuros surtos. Sua natureza anti-inflamatória ajuda a reduzir a inflamação, inchaço e vermelhidão na pele.

3. Ação Antisséptica:

A Cânfora ajuda a tratar ferimentos e frieiras, ela proporciona uma camada de proteção nos machucados e alivia a coceira que vêm com as frieiras.

4. Incômodos Musculares:

O gel e o óleo de massagem da Cânfora auxilia em contusões e incômodos musculares, pois contém ação analgésica e anestésica.

5. Descongestionante:

A Cânfora ajuda a melhorar sua respiração se você estiver com bronquites, tosses e resfriados. Pode se prevenir deixando a Cânfora pastilha pertinho de você, na casa, no carro e até mesmo no trabalho.

6. Estimula o Sistema Nervoso:

Atualmente vivemos em um mundo com pessoas e situações que só correm e nunca param para descansar. Por isso, é necessário deixar toda essa afobação de lado.

O stress do dia a dia pode ser aliviado estimulando o sistema nervoso com as propriedades da Cânfora.

Aproveite e una a Cânfora com exercícios físicos ou ioga, que auxilia na respiração e na ansiedade que vem com a semana começando.

7. Cãibras:

A Cânfora tem ação antiespasmódica. Ela age diretamente do músculo, acalmando e neutralizando contrações involuntárias, ou seja, não o deixando ter espasmos, também conhecidos como as temidas cãibras.

8. Repelente:

O cheiro da Cânfora inibe mosquitos e traças, por isso pode ser usada como repelente, auxiliando que esses insetos não invadam sua casa e incomodem sua família.

9. Estimula a Circulação:

A Cânfora estimula a ação muscular melhorando a circulação. Você pode unir os benefícios da Cânfora com exercícios semanais para prevenir doenças e manter sua saúde intacta.

10. Deixa a Casa com um Cheirinho Agradável:

Quando estamos com a casa cheirosa e limpinha, ficamos relaxados. A Cânfora ajuda a deixar seu lar com um odor relaxante e delicioso.

Ela tem inúmeros benefícios e te auxilia em todas as situações do seu cotidiano. Vale a pena guardá-la em todos os cantinhos da casa e aproveitá-la ao máximo.

11. Descongestionante Nasal:

A cânfora é uma poderosa descongestionante nasal, por isso é comum vê-la na composição de medicamentos que tratam deste problema. O forte aroma de seu óleo essencial é capaz de aliviar quase que instantaneamente problemas de congestão da faringe, brônquios, laringe e pulmões.

12. Antisséptica e Desinfetante:

As propriedades da cânfora fazem com que seu óleo essencial aja como desinfetando e antisséptico natural. Em ocasiões de possível contaminação da água (normalmente em estações mais quentes do ano), pode-se colocar uma gota de Cânfora em água potável (1 gota para cada 2 litros de água) para desinfetá-la. É possível também preparar uma pasta com Cânfora e água para obter seus efeitos antifúngicos e antibacterianos sobre a pele.

13. Anestésica:

O óleo essencial de Cânfora possui elementos suficientes para que funcione como um medicamento anestésico. Comumente, seu óleo age eficientemente como anestésico local, reduzindo dores e perturbações sensoriais nervosas, podendo também tratar e prevenir casos de ansiedade e epilepsia.

14. Inseticida Natural:

A cânfora é um inseticida natural, novamente graças ao seu forte aroma. Em geral, pode-se queimar a ponta de um lenço embebido em Cânfora para afastar insetos, sempre com muita cautela. Também é possível adicionar uma gota de cânfora perto de alimentos (grãos) para que insetos e pragas se mantenham afastados.

15. Afrodisíaco Natural:

O óleo essencial de Cânfora surpreende no tratamento de mazelas de libido. A ingestão controlada de seu óleo (3 gotas em 200 ml de água) age como estimulante de desejos e impulsos sexuais. Além disso, é comum no conhecimento popular que o óleo seja aplicado diretamente para tratar problemas de disfunção erétil, pois ativa a circulação.

16. Trata Artrite e Doenças Reumáticas:

Como estimula a circulação de forma eficaz, o óleo de Cânfora traz excelentes resultados no tratamento de gota, artrite e doenças reumáticas. Além disso, pode também reduzir de forma significativa inchaços pelo corpo, geralmente causados pela má circulação.

17. Antiespasmódica:

A utilização do óleo de Cânfora trata e traz alívio a recorrentes casos de cólicas e espasmos, além de mostrar grande eficiência no tratamento e cura de casos extremos de cólera espasmódica.

18. Elimina Gases:

A cânfora é uma planta carminativa, isso significa que seu óleo essencial ajuda a tratar problemas de gases gastrointestinais. O alívio acontecerá de forma suave, sem comprometer nenhuma outra função relacionada.

19. Trata Nevralgia:

Por ser capaz de melhorar a circulação geral pelo organismo, o óleo essencial de cânfora também pode ser utilizado para tratar e curar casos severos de nevralgia, situação que normalmente pode impossibilitar o paciente, dada a dor localizada que é sentida.

20. Estimulante:

O óleo essencial de Cânfora pode ser considerado um incrível estimulante para o organismo. Suas propriedades auxiliarão no tratamento de doenças relacionadas ao metabolismo, obstruções por secreção, problemas de circulação em geral e também de digestão. Nestas ações, a Cânfora resulta numa melhora significativa de todos os quadros do organismo.

21. Alivia a Dor:

Uma das propriedades especiais da erva é o alívio da dor causada por ferimentos, entorse (ao praticar atividade física, por exemplo), ou picadas de inseto. A aplicação pode ser feita diretamente sobre a pele, no local da dor.

As grávidas também podem obter alívio de cólicas por fazer a ingestão da cânfora. Porém, informe seu médico antes de utilizar.

22. Combate à Queda e Problemas no Couro Cabeludo

Desordens no couro cabeludo afetam mulheres e homens e podem ser difíceis de tratar. Problemas como caspa, coceira e piolhos podem ser facilmente tradados com Cânfora devido a sua capacidade antibacteriana e anti-parasitas.

No caso de queda, o óleo de cânfora pode nutrir as raízes do cabelo e promover o crescimento. Você também pode acrescentar outros ingredientes para potencializar essa nutrição.

23. Combate Infecções:

Esta erva é uma poderosa anti-inflamatória, que age tanto no tratamento como na prevenção de infecções. Sua ação calmante, alivia a dor e diminui o inchaço. Use também as sementes pra fazer um antisséptico e aplicar nos machucados e evitar a infecção.

24. Alívio dos problemas intestinais:

Esta erva alivia e reduz a formação de gases, que podem causar dores e consequentemente levar a distensão abdominal. Também é muito eficaz na cura de diarréia. Ter uma alimentação saudável com a ingestão de Cânfora pode prevenir que outros problemas gástricos aconteçam.

25.  Afrodisíaco Natural:

Sim, esta erva pode ser a solução para seus problemas sexuais. Pesquisas mostram que essa erva ativa regiões do cérebro que estimulam desejos e impulsos sexuais. O uso do óleo pode aumentar libido e tratar disfunção erétil.

26. Cura Osteoartrite:

Para quem sofre com problemas nas articulações como rigidez e osteoartrite, o uso de cânfora pode fornecer alívio para esses problemas. Faça uma solução a base de Cânfora junto com outras ervas medicinais e consuma algumas vezes na semana, logo os resultados serão visíveis.

27. Promove a Circulação de Sangue:

Má circulação sanguínea tem sido a causa de várias doenças graves de saúde. Patologias como gota, artrite e doenças reumáticas podem ser evitadas e curadas.

Para isso, faça inalação de cânfora, isso vai estimular o sistema circulatório. Lembrando que a cânfora também diminui o inchaço.

28. Alivia a Coceira e irritações da Pele:

Aplique uma pequena quantidade no local afetado pela coceira, vermelhidão, queimaduras e cicatrizes. A Cânfora ativa algumas terminações nervosas e promove uma sensação suave. ela e especializada mais conhecida é sem dúvida, o tratamento contra acne.

Por ter propriedades anti-inflamatórias ela reduz o inchaço e dor. Reduz a vermelhidão e irritação, porém mantem a pele hidratada. Melhora eczema e até mesmo olheiras, com certeza a Cânfora é quase um milagre pra nossa pele.

29. Trata Ansiedade:

Esta erva tem um efeito calmante e relaxa o corpo e a mente. Quando inalada, provoca uma redução na intensidade dos distúrbios nervosos. Além de proporcionar uma boa noite de sono.

Durante o verão, você poderá fazer uso de algumas gotas de óleo de Cânfora na água para se sentir mais fresco e relaxado.

30. Alivia os Sintomas da Gripe:

Se você está sofrendo com aquela tosse persistente que dura há algumas semanas e está com o nariz entupido, use cânfora e veja os grandes benefícios. Para isso, inale o vapor refrescante de Cânfora. Dissolva em água quente por 10mim. Esse procedimento alivia a irritação na garganta, descongestiona o nariz e trata a bronquite.

Outros Benefícios da Canfora Para Saúde:

  • Faz o sangue circular melhor
  • Age na prevenção da conjuntivite
  • Traz alívio nos casos de abdômen inchado
  • Previne contra catapora
  • Ajuda o estômago a digerir melhor os alimentos
  • Oferece melhorias metabólicas ao organismo
  • Alivia dor articular e outras
  • É anti-inflamatória
  • É descongestionante nasal
  • Possui propriedades expectorantes
  • Tem ação desinfetante
  • É antifúngica

Malefícios da Canfora Para Saúde:

Os vários benefícios da cânfora alistados acima são incríveis, porém seu uso deve ser moderado. Uma super dosagem, pode causar uma intoxicação ou overdose. Envenenando seu próprio corpo, normalmente os sintomas ocorrem dentro de poucos minutos, são eles:

  • Irritação dos olhos, pele e mucosas
  • Diarreia,
  • Náuseas,
  • Vômitos,
  • Dor de cabeça,
  • Desmaios
  • Convulsões
  • Queda na temperatura corporal
Sair da versão mobile