Alimentos Saudável

11 dicas para ter uma alimentação saudável!

Por Valeria Carneiro, em 26/10/2020

Ter dicas para uma alimentação saudável é muito importante para auxiliar a ter uma vida mais saudável e auxiliar na saúde. Comer de forma saudável pode ser fácil, acessível e delicioso. É tudo uma questão de fazer escolhas inteligentes para construir um padrão alimentar saudável.

dica para ter uma alimentaçao saudavel

O que é ter uma alimentação saudável?

essas dicas para uma alimentação saudável não tem a ver com limitações estritas, ficar magra demais ou se privar dos alimentos que você adora. Em vez disso, trata-se de se sentir bem, ter mais energia, melhorar sua saúde e impulsionar seu humor.

Ter essas dicas para uma alimentação saudável,  não precisa ser muito complicada. Se você se sente oprimido por todos os conselhos conflitantes sobre nutrição e dieta, você não está sozinho.

Parece que para cada especialista que diz que um determinado alimento é bom para você, você encontrará outro que diz exatamente o contrário.

Dicas para uma alimentação saudável:

1. Escolha com atenção:

Mesmo com alimentos mais saudáveis. Os ingredientes e o conteúdo de nutrientes podem variar muito.

2. Leia os rótulos:

Uma das dicas para uma alimentação saudável é: Compare as informações nutricionais nos rótulos das embalagens e selecione os produtos com as menores quantidades de sódio, açúcares adicionados, gordura saturada e gordura trans, e sem óleos parcialmente hidrogenados.

3. Cuidado com suas calorias:

Para manter um peso saudável, coma apenas as calorias que você gasta com a atividade física. Se você quiser perder peso, ingira menos calorias ou queime mais calorias.

4. Coma porções razoáveis:

Frequentemente, é menos do que é servido, especialmente quando você está comendo fora.

5. Cozinhe e coma em casa:

Outra das dicas para uma alimentação saudável, é você ter mais controle sobre os ingredientes e métodos de preparação.

6. Beba muita água:

Antes de rasgar aquele saco de batatas fritas, beba um copo de água primeiro. As pessoas às vezes confundem sede com fome.

7. Coma várias mini refeições durante o dia:

Se você comer menos calorias do que queima, perderá peso. Divida suas calorias diárias em refeições menores.

8. Coma proteínas em todas as refeições:

A proteína é o alimento definitivo para me saciar é mais satisfatório do que carboidratos ou gorduras e mantém você se sentindo satisfeito por mais tempo.

9. Inclua fibras em sua dieta:

A fibra auxilia na digestão, evita a constipação e reduz o colesterol  e pode ajudar na perda de peso. A maioria dos americanos obtém apenas metade da fibra de que necessita.

10. Durma o suficiente:

Quando você não dorme, seu corpo produz em excesso o hormônio grelina, que estimula o apetite, mas produz menos o hormônio leptina, que avisa quando você está cheio.

11. Grãos integrais:

Embora você possa estar familiarizado com arroz integral e pão 100% integral, existem muitas outras opções saborosas de grãos inteiros.

dicas para ter uma alimentaçao saudavel

Dicas de alimentos para uma alimentação saudável:

Uma das dicas para uma alimentação saudável é comer pelo menos cinco porções de uma variedade de frutas e vegetais todos os dias. É mais fácil do que parece.

Por que não picar uma banana com o cereal no café da manhã ou trocar seu lanche do meio da manhã por um pedaço de fruta fresca?

O peixe é uma boa fonte de proteína e contém muitas vitaminas e minerais. Procure comer pelo menos duas porções de peixe por semana, incluindo pelo menos uma porção de peixe oleoso.

Escolha feijões e ervilhas (feijão vermelho, preto ou branco; ervilhas, grão-de-bico, homus), produtos de soja (tofu, hambúrgueres vegetarianos) e nozes e sementes sem sal.

REFERÊNCIAS:

https://www.choosemyplate.gov/ten-tips-healthy-eating-for-an-active-lifestyl
https://www.helpguide.org/articles/healthyeating/healthy-eating.htm
https://www.realbuzz.com/articles-interests/nutrition/article/top-10-tips-for-healthy-diet/
https://www.heart.org/en/healthy-living/healthy-eating/eat-smart/nutrition-basics/how-to-healthy-without-dieting
https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/2013/11/06/healthy-eating-ten-nutrition-tips-eating-right/
https://www.your.md/condition/goodfood-tips-healthy-eating

Sair da versão mobile