Benefícios das Plantas

Ulmária é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 06/09/2021)

Ulmária possui ricas propriedades medicinais que beneficiam toda a saúde do corpo humano. A Ulmária, de nome científico Spiraea Ulmária L. é uma planta medicinal também popularmente conhecida como erva-ulmeira, erva-das-abelhas ou rainha-dos-prados, pertencente à família das rosáceas.

Originária dos continentes europeu e asiático, a Ulmária é uma erva perene, que pode chegar a atingir mais de um metro de altura, possui flores amarelas ou esbranquiçadas que já foram objeto de muitas análises e folhas pecioladas e irregulares.

Sua raiz é subterrânea e herbácea e se desenvolve em solos úmidos, ricos em substâncias nutricionais, porém não muito arenosos, argilosos ou ácidos. Esta planta apresenta propriedades medicinais que trazem muitos benefícios à nossa saúde.

A Ulmária (rainha dos prados ou filipêndula como também se conhece) é uma planta pertencente à família das rosáceas, que atinge até 1,5 metros de altura. Tem um tronco reto, firme e ramificado, de cor verde ou vermelha.

As folhas são de tamanho grande, divididas, de forma irregular, com as bordas dentadas. Muito verde por cima e esbranquiçada por baixo. Quanto às flores da Ulmária, estas são de cor branca ou amarelo pálido, são pequenas e numerosas, e dispostas em cachos terminais que desprendem um agradável odor de mel. O fruto é composto de 5 a 9 frutinhos juntos, alongados e trançados, com apenas uma semente cada.

A primeira menção feita da Ulmária aparece no século XVI, quando J. de Gaddesden introduz a composição de fomentos contra hidropisia. Depois, Stockers a considerava um remédio milagroso para dor nas articulações.

No entanto, não foi até 1850, quando a Ulmária teve um claro reconhecimento como diurético e antirreumático eficaz. Atualmente, além de seus usos no mundo da medicina natural, a Ulmária também é usada para condimentar sopas e vinhos e para tingir a lã de tons ocre e canela.

Propriedades da Ulmária:

Como princípios ativos, a Ulmária contém salicilatos, flavonoides, taninos, fenois, mucilagens com ação emoliente, vitamina C com ação imunoestimulante e vários minerais.

Os salicilatos agem como anti-inflamatório, analgésico e antipirético; os flavonoides, tais como a quercetina e a rutina, apresentam ação anti-alérgica, anti-inflamatória e tônica sobre a circulação; os taninos agem como regeneradores dos tecidos e adstringente; e os fenois atuam como anti-séptico.

Além disso, esta planta também tem propriedades antimicrobiana, diurética, sudorífera e febrífuga. Por conter compostos semelhantes à aspirina, a Ulmária tem ação antitérmica e analgésica nas dores reumáticas. Então, confira os Benefícios da Ulmária Para Saúde:

Benefícios da Ulmária Para Saúde:

  • As Ulmárias são utilizadas para ajudar no tratamento de resfriados e os sintomas associados. Embora não haja estudos clínicos para verificar sua eficácia, as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias da erva é um remédio potencialmente eficiente.
  • Esta planta pode ser usado como um tônico digestivo, mas também é eficaz no alívio da indigestão ácida. Estudos descobriram que o revestimento interno do estômago pode ser protegido por esta erva, enquanto também fornece efeitos anti-inflamatórios positivos.
  • Esta planta também é conhecida pela sua capacidade de aliviar a dor e reduzir as febres. Uma pequena quantidade da raiz desta planta pode ser muito eficaz no tratamento de enxaquecas e dores de cabeça.
  • De acordo com uma pesquisa sobre as capacidades medicinais da erva, ela possui fortes propriedades antioxidantes que podem ajudar a saúde do corpo.
  • As raízes da planta também foram utilizadas para tratar uma série de doenças respiratórias, incluindo tosse, sibilância, falta de ar e dor de garganta.
  • Além de melhorar a digestão e aliviar o ácido, esta planta foi usada para tratamento da diarreia em adultos e crianças.

Como Usar a Ulmária:

As partes utilizadas da planta são as suas flores e, eventualmente, toda a planta. Pode ser utilizada em forma de comprimido, extrato líquido e xarope.

Para reduzir as taxas de ureia e para tratar reumatismo, utilizam-se os brotos da planta em forma de xarope; para a arteriosclerose, é feita uma infusão para ser tomada após as refeições.

Malefícios da Ulmária:

Em caso de dose excessiva, o uso da Ulmária pode ocasionar efeitos colaterais, incluindo problemas gastrointestinais.

Esta planta está contraindicada para as mulheres grávidas e pessoas que possuem hipersensibilidade aos salicilatos, um de seus princípios ativos.

Lembre-se sempre que a automedicação pode ser muito perigosa e todo tratamento, inclusive com remédios naturais, deve ter acompanhamento de um profissional!

Sair da versão mobile