Frutas

Fruta do Conde: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 24/03/2018 (atualizado em 15/08/2021)

A pinha ou Fruta do Conde, de nome científico Annona squamosa, é uma fruta pertencente à família das Anonáceas, a mesma da graviola. Originária das Antilhas e muito bem adaptada em terras brasileiras.

A Fruta do Conde vem de uma pequena árvore que pode alcançar até 8 metros de altura, que apresenta a casca castanho-acinzentada, pequenas flores brancas e fruto de formato globoso quase esférico. Graças às suas vitaminas e minerais, a pinha proporciona inúmeros benefícios à nossa saúde.

A pinha ou Fruta do Conde, de nome científico Annona squamosa, é uma fruta pertencente à família das Anonáceas, a mesma da graviola. Originária das Antilhas e muito bem adaptada em terras brasileiras, a Fruta do Conde vem de uma pequena árvore que pode alcançar até 8 metros de altura, que apresenta a casca castanho-acinzentada, pequenas flores brancas e fruto de formato globoso quase esférico. Graças às suas vitaminas e minerais, a pinha proporciona inúmeros benefícios à nossa saúde. A fruta apresenta propriedades adstringente, diurética, inseticida, aperiente, anti-helmíntica, anti-inflamatória, antirreumática, antiespasmódica e purgante (enérgico).

Os nutrientes da Fruta do Conde Para Saúde

  • As vitaminas B1 e B6, C:
  • De cálcio,
  • Ferro de engomar,
  • Fósforo,
  • Fibras,
  • Magnésio,
  • Proteínas e
  • Hidratos de carbono.

1. Evita o surgimento de quadros anêmicos:

A Fruta-do-Conde possui em sua composição nutricional, grande quantidade de ferro que atua em conjunto com a vitamina C e, por isso, potencializa a absorção deste mineral pelo organismo.

2. Melhora o Funcionamento do Sistema Digestivo:

Esta fruta tem grande quantidade de fibras, por isso previne o surgimento da prisão de ventre e constipação intestinal e contribui para uma boa digestão.

3. Combate os Radicais Livres:

A Fruta-do-Conde é rica em compostos fenólicos, contém vitamina C e tocoferol (vitamina E), por isso tem ação antioxidante, combatendo aos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

Devido a estes nutrientes, a Fruta-do-Conde fortalece o sistema imunológico de nosso corpo.

4. Melhora a visão:

A atuação da vitamina C em conjunto com a vitamina B2, nutrientes encontrados nesta fruta, contribuem para a saúde dos olhos e uma boa visão.

5. Proporciona pele e Cabelos Mais Saudáveis:

A combinação de vitaminas C e A, que existe na Fruta-do-Conde, tem poder rejuvenescedor e regenerativo, contribuindo para a saúde e beleza da pele e dos cabelos.

6. Produz Saciedade e Energia:

Por conter acentuadas doses de carboidratos, a Fruta-do-Conde, confere energia e boa vitalidade ao corpo. As fibras que compõem a Fruta-do-Conde mantêm o corpo bem alimentado e sem fome (saciado), por mais tempo.

7. Combate o Mau Colesterol (LDL) e ajuda a Manter a Forma:

A composição nutricional da Fruta-do-Conde é quase nula em gorduras e cada 100 gramas da fruta contém 81 calorias.

8. Tem Propriedades Medicinais e Terapêuticas:

A Fruta-do-Conde tem propriedades antimutagênicas (proteção das células), antitumorais, reguladoras do metabolismo e antimicrobiana.

9. Melhora a Sistema Digestivo:

Rica em fibras, a Fruta do Conde é essencial para a boa saúde do sistema digestivo, melhorando a absorção dos nutrientes, otimizando toda essa região e inclusive diminuindo dores de estômago, tão comuns, especialmente quando a alimentação é desregulada. Ela é uma aliada do intestino e ajuda a liberar as toxinas do corpo.

10. Dores de Cabeça:

A folha da Fruta do Conde pode ser amolecida com água quente e colocada sobre a cabeça para diminuir dores e melhorar enxaquecas.

11. Imunidade e Saúde de Forma Geral:

A Fruta do Conde também é excelente para o organismo de forma geral, diminuindo o risco de gripes e resfriados, já que é muito rica em vitamina C e em vitaminas do complexo B. Consumi-la com frequência é uma atitude inteligente, que faz com que o corpo ganha mais energia e vitalidade.

12. Fonte de vitamina C e Ferro:

A presença maciça desses dois nutrientes contidos na Fruta do Conde ajuda no combate a anemia. A absorção de ferro pelo organismo é facilitada pela presença da vitamina C. além disso, a vitamina C ajuda a combater os radicais livres e, assim, promove a desintoxicação no organismo de quem os consome fruta;

13. Grande fonte de Magnésio:

o magnésio tem extrema importância na luta contra a artrite. Ele ajuda a regular a água do corpo e impede a formação de ácidos nas articulações. Desta forma, a pessoa tem menos chances de sofrer com o reumatismo;

14. Aumenta os Níveis de Energia:

Esta fruta é uma excelente fonte de energia. Isso ajuda a combater a exaustão e elimina a fraqueza muscular.

15. Ajuda a Prevenir Anemia:

Os altos níveis de Ferro na fruta são muito benéficos para a cura da anemia. A fruta é excelente no tratamento da deficiência de vômito, gota e Vitamina B6.

16. Ajuda Prevenir Problemas de Visão:

Esta fruta contém Riboflavina e vitamina C, o que ajuda a combater a destruição de radicais livres. Isso ajuda a manter a boa visão.

17. Fruta do Conde Ajuda a Baixar o Risco de Artrite:

A grande quantidade de magnésio na fruta equaliza o equilíbrio da água no corpo e remove os ácidos da articulação, reduzindo os sintomas de reumatismo e artrite. O consumo regular também ajuda a combater a fraqueza muscular. A fruta também contém uma quantidade decente de cálcio, que é vital para a saúde óssea.

18. Melhora sua Saúde Cardiovascular:

A proporção bem equilibrada de sódio e potássio na nesta fruta regula e controla as flutuações da pressão arterial no corpo. Os altos níveis de magnésio desenrolam os músculos lisos do coração e acalma os empurrões e cólicas, evitando ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

19. Ajuda a Controlar o Diabetes:

A fibra na fruta diminui a absorção de açúcar no corpo, reduzindo o risco de diabetes tipo dois.

20. Benefícios da Fruta do Conde Para o Sistema Digestivo:

Esta fruta deliciosa é muito eficaz para o tratamento da indigestão. Ele limpa as toxinas do intestino, ajudando no bom funcionamento dos intestinos. Também previne doenças relacionadas ao estômago como azia, úlcera, gastrite e acidez.

21. é Boa Para Pele e Cabelo:

A fruta contém altas quantidades de vitamina A e C, o que é muito benéfico para manter a pele, os olhos e os cabelos bonitos.

22. Ajuda no o Desenvolvimento do Cérebro:

O consumo regular desta fruta é também bom para o crescimento do bebê. Também ajuda no desenvolvimento do cérebro do feto.

23. é uma Excelente Fonte de Ferro:

A fruta é uma rica fonte de ferro, o que reduz o risco de parto prematuro do bebê. Reduz a extensão da dor de parto em mulheres grávidas. Também é conhecido por aumentar a produção de leite em mulheres grávidas e lactantes.

24. Prevenir Infecções:

Esta fruta contém grandes quantidades de antioxidantes, que mantêm a infecção à distância.

25. Prevenir Enjoos Matinais:

Também cura doenças matinais em mulheres grávidas. Ela luta contra a náusea, entorpecimento de alimentos e mudanças de humor durante a gravidez.

26. Fruta do Conde Cura Infecções Cutâneas:

Esta fruta é usada para tratar úlcera, abcessos e furúnculos. A vitamina C ajuda na cicatrização de feridas e na formação de cartilagens, tendões e ligamentos. Consumir esta fruta com regularidade estimula o desenvolvimento de novas células nas camadas da pele.

Ele também ajuda na cicatrização de abrasão e cortes. O látex da macieira quando aplicado na pele trata doenças de pele como inflamação, eczema e psoríase.

Outros Benefícios da Fruta do Conte Para Saúde

  • As fibras presentes na pinha garantem o bom funcionamento do intestino;
  • Regula os níveis do mau colesterol (LDL);
  • Controle da pressão arterial;
  • A vitamina C fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Regula o ácido úrico;
  • Ao ser combinada com outros alimentos que contenham ferro, ajuda no combate à anemia;
  • Fruta do Conde é indicada para o tratamento da anemia, colite, diarreia, desnutrição,
  • verminose, espasmo; além de também ser indicada para combater o estresse, depressão e
  • outros distúrbios do sistema nervoso;
  • Quase nula em gorduras e cada 100 gramas da fruta contém 81 calorias.
  • Ajudar a baixar o colesterol porque além de fibras não tem gordura,
  • Combater o envelhecimento da pele porque tem vitamina C,
  • Diminuir o cansaço porque é rica em vitaminas do complexo B,
  • Ajudar a emagrecer, pois é uma fruta com poucas calorias, sem gordura e com fibras que
  • diminuem o apetite.

Malefícios da Fruta do Conde Para Saúde

Embora a Fruta do Conde apresente muitas propriedades benéficas à nossa saúde, esta fruta não deve ser ingerida por diabéticos devido ao seu elevado teor de glicose. Lembre-se sempre da importância de consultar um médico antes de realizar qualquer tratamento, ainda que natural! Apenas um profissional é capaz

Sair da versão mobile