Especiarias e Temperos

Açafrão da Terra: benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 26/08/2021)

Açafrão da Terra ou cúrcuma , também conhecido como açafrão-da-Índia, açafroa, cúrcuma longa, gengibre amarelo, raiz de sol e turmérico. É uma planta herbácea da família do gengibre e originaria da Ásia.

Esta planta é conhecida há mais de 2.500 anos na Índia, onde foi utilizada como corante pela primeira vez.

É muito útil como tempero e também há muitos benefícios que podem ser útil para a saúde.

O seu principal componente, a curcumina, já consta em mais de 5.600 estudos e, se demonstra sua aplicação curativa em, pelo menos, 600 casos clínicos em prevenções e tratamentos de doenças, com pelo menos 175 efeitos fisiológicos benéficos distintos comprovados.

O Açafrão da Terra é uma especiaria de cor dourada, ela é conhecido por seu sabor amargo e aroma distinto. Conhecido como o tempero mais caro do mundo, ela tem vários benefícios para saúde. O Açafrão da Terra é usado em várias refeitas para fornecer a sua cor amarelada e dar um sabor semi-doce para os pratos.

O Açafrão da Terra fornece cerca de 300 calorias por 100 gramas, Além disso o Açafrão da Terra é uma excelente fonte em carboidratos, boas gorduras, fibras alimentares e vários minerais. Vamos dar uma olhada nos 10 Benefícios do Açafrão da Terra Para Saúde:

Benefícios do Açafrão da Terra Para Saúde:

1. Ajuda na Digestão:

Há vários sintomas que podem prejudicar o estômago, como flatulência, gases, náuseas, problemas digestivos e entre outros. O Açafrão da Terra estimula produção de bílis no fígado, o que melhora na hora da digestão. Também pode ser indicado que pode reduzir sintomas de gás e inchaço para pessoas susceptíveis a indigestão.

2. Combate a Depressão:

O Açafrão da Terra tem capacidade de provocar o crescimento de células novas na região do cérebro, o que torna um potencial de maior tratamento e a medida preventiva contra a depressão. A curcumina também pode ajudar a modular a liberação de certos neurotransmissores no cérebro. A dopamina é um deles e está associada com os sistemas de recreio e recompensa do cérebro, o que conduzem a sensações de prazer e motivação.

3. Auxilia na Saúde dos olhos:

O Açafrão da Terra é uma excelente fonte de carotenóides, os carotenóides ajudam na proteção dos olhos. Eles mostraram ser útil contra doenças do envelhecimento, como a degeneração macular e catarata. Além disso, O Açafrão da Terra também ajuda na proteção dos raios solares nocivos. Ele ajuda na regulação do ácido graxo das membranas celulares, tornando os olhos forte e uma proteção maior.

4. Previne o Câncer:

O Açafrão da Terra tem propriedades anti-cancerosas. Por causa do Crocin e safranal que são encontrados no Açafrão da Terra. Eles inibe o crescimento do tumor no organismo. Os carotenóides do Açafrão possuem propriedades preventivas de quimioterapia. que mostrou eficaz na proteção contra os câncer de cólon, fígado e do ovário.

5. Contém Ação Antioxidantes:

O Açafrão da Terra pode expulsar os radicais livres do corpo. Acrescentando a cúrcuma na dieta pode tornar um meio fácil e muito eficaz para curar ou prevenir doenças.

6. Desintoxica o Fígado:

Diariamente, dezenas de toxinas entram no nosso corpo deixando nosso organismo lutando com cada uma para eliminá-las. O fígado é um dos principais sistemas de desintoxicação e muitas das toxinas, o atacam. A curcumina quando ingerida estimula o aumento de enzimas no fígado, no qual auxiliam no processo de desintoxicação. Assim, impedindo que as toxinas se acumulem e gere complicações a saúde.

7. Melhora a Memória:

O Crocin e crocetina são poderosos antioxidantes do Açafrão da Terra, Eles ajudam a Melhorar a Memória de uma pessoa. os Estresses celulares são reduzidos pelo consumo de açafrão. Além disso, As Doenças como Alzheimer e Parkinson podem ser mantidos longe pela ingestão regular do Açafrão, Isso ajuda a proteger o sistema nervoso central de anormalidade oxidativo e melhora os processos de aprendizagem. O Açafrão da Terra também ajuda na retenção da memória, juntamente com recolhimento de dados antigos.

8. É um Antidepressivo:

O Açafrão da Terra ajuda a melhorar o humor de uma pessoa. Realmente pode desencadear a sensação e pode fazer você se sentir bem e relaxado. O Açafrão da Terra contém 5-hidroxitriptofano, que ajuda na produção de serotonina, que ajuda a elevar o humor. Isso ajuda a receber o sangue para o cérebro e ajuda na redução da depressão e apreensão.

9. Previne a Diabete tipo 2:

Um estudo foi publicado no Jornal Diabetes e concluiu que a curcumina pode ajudar na prevenção de pessoas que estavam pré-diabéticos, com probabilidades de se tornarem diabéticos. Nove meses depois, 16,4% que foram diagnosticados com diabetes tipo 2, e ingeriram a curcumina o que melhorou a função global de células únicas dentro do pâncreas responsáveis pela produção, armazenamento e libertação de insulina. Já os que foram diagnosticado com a doença e não ingeriu a curcumina , continuou o desenvolvimento da doença.

10. Funciona como Cicatrizante:

O Açafrão da Terra contém propriedades antissépticos e antibacterianas que funciona como agente desinfectante. Em caso de queimadura ou corte, espalhe o pó de cúrcuma na região afetada. Cúrcuma também ajuda a cicatrizar melhor e pode ser usado para tratar psoriase ou outras inchações de pele.

11. Combate Doenças do Coração:

Os Antioxidantes do Açafrão da Terra Ajuda na redução do colesterol e triglicérides no organismo. O colesterol e lipoproteínas provoca o acúmulo de gorduras nas artérias, o que causa problemas circulatórios. A Crocetina do Açafrão da Terra ajuda na redução dessa lipoproteína no sangue. Ela também ajuda na bombagem de oxigénio o que torna significativamente o sistema circulatório eficiente e remove a placa das artérias.

12. Ajuda na Saúde da Pele:

O Açafrão da Terra tem propriedades anti-bacterianas. Ele podem ser muito benéfico na redução da Acne e pode ser aplicado diretamente sobre a área afetada. Ele age como um esfoliante natural e pode ajudar na remoção de células mortas. Além disso, O Açafrão da Terra também pode ser aplicado juntamente com o leite para clarear a pele e remover pigmentos.

13. Previne a Artrite:

O Açafrão da Terra tem sido benéfico no tratamento da artrite. Ele ajuda na redução da erosão óssea e ajuda na cura de dores nas articulações. Também tem efeitos anti-inflamatórios e reduz o inchaço das articulações.

Outros Benefícios do Açafrão da Terra:

  • O Açafrão da Terra mostrou-se ser benéfico contra a gripe e do resfriado. um Copo de leite morno junto com Açafrão da Terra é recomendado enquanto doente;
  • A Raiz mostrou-se ser benéfico para os homens. Ele reduz a impotência, desinfeção erétil e ajuda na vida sexual.;
  • É benéfico na manutenção da saúde dental. Ele contribui para tornar as gengivas forte, que reduz a inflamação e inchaço na boca;
  • Ajuda na proteção dos rins contra doenças relacionadas e reduz o estresse renal;
  • Açafrão da Terra tem sido benéfico para as mulheres que sofrem de TPM, uma vez que reduz o nível de cortisol e o estresse e aumenta o nível de estrogênio;
  • Ajuda no Tratamento potencial para a doença de Alzheimer;
  • Ajuda a aliviar articulações inflamadas e dores artríticas;
  • Alivia eczema e coceira;
  • Contém substâncias anti-cancerígenas.
Sair da versão mobile