Benefícios das Plantas

Planta Amor Perfeito é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 12/09/2021)

A Planta Amor Perfeito tem utilidade medicinal e também serve para enfeitar a casa.

De nome científico Viola tricolor, é também conhecida pelos seguintes nomes populares: amor-perfeito-bastardo, amor-perfeito-bravo, erva-da-trindade ou violeta do campo. Sua família é as das Herbáceas, plantas que podem chegar a até 12 cm.

Porém suas folhas podem alcançar até 40 cm. Já o nome tem origem pelo formato das pétalas, que lembram corações.

Por ser considerada uma planta de consumo popular, é normal encontrar pessoas que cultivam a espécie no jardim da casa.

Porém, para que ela floresça, alguns cuidados especiais devem ser tomados, como o cuidado com o sol no verão, a frequência das regadas e a época correta de adubagem. Veja tudo sobre esta planta:

Origem da Planta Amor Perfeito:

O amor-perfeito é uma planta medicinal, também conhecida como Amor-perfeito-bastardo, Amor-perfeito-bravo, Erva-da-trindade ou Violeta-dos-campos, muito utilizada em remédios caseiros para tratar inflamações, como o reumatismo.

O seu nome científico é Viola tricolor e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Essa planta, vinda da Europa e da Ásia, recebeu esse nome porque em francês se chama “Penseé”, que significa “pensamento”.

Benefícios e Propriedades da Planta Amor Perfeito:

A Planta Amor Perfeito possui propriedades calmantes, anti-inflamatórias, antipiréticas e imunoestimulantes, e seus princípios ativos são mucilagem, saponina e componentes do ácido salicílico.

Assim, são excelentes opções para tratar ou auxiliar no tratamento de problemas de pele, como lepra, dermatite de fraldas, dermatite seborreica infantil, acnes e espinhas, além de reumatismo, tosse seca, dores de cabeça relacionadas à hipertensão, infecções gripais, febre e reumatismo.

A mucilagem é capaz de proteger o organismo de germes e bactérias nocivos. As saponinas são responsáveis por fortalecer de maneira indireta o sistema imunológico, ajudando-o a absorver outros nutrientes.

O ácido salicílico, por sua vez, é o responsável por reduzir a febre, encarregar-se das propriedades anti-inflamatórias e aliviar dores, servindo como um tipo de analgésico.

Modo de uso da Planta Amor Perfeito:

As partes usadas da Planta Amor Perfeito são suas flores, folhas e caule para fazer chás, compressas ou para completar sobremesas com suas pétalas cristalizadas.

Chá de Amor-perfeito para problemas de pele: colocar 5 g da planta seca numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 3 vezes por dia, entre as refeições;

Compressas de Amor-perfeito para reumatismo: colocar 20 a 30 g de flores frescas em 500 ml de água fervente durante 15 minutos. Coar, mergulhar uma compressa na mistura e depois aplicar sobre a articulação dolorida.

Contraindicações da Planta Amor Perfeito:

Não tome o chá em grandes quantidades, pois a planta tem propriedades diuréticas e laxantes muito fortes. Além de desencadear problemas de enxaqueca, portanto, quem já tem pré-disposição, deve evitar o seu consumo.

Malefícios:

Embora tenha acontecido de forma muito rara e esporádica, foi relatado que o excesso de consumo do chá de amor perfeito pode causar como efeito colateral algumas reações alérgicas na pele. Neste caso, basta interromper o uso do chá para que a pele volte ao normal, se não melhorar procure imediatamente ajuda médica.

Sair da versão mobile