Benefícios das Plantas

Tayuya é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 12/09/2021)

A Tayuya possui ricas propriedades medicinais que são muito importantes para saúde do corpo humano. De nome científico Cayaponia Tayuya, a Tayuya é uma planta que possui muitas indicações medicinais.

Também conhecida como abóbora d’anta, abobrinha do mato, ana pinta, ana pimenta, azougue dos pobres, cabeça-de-negro, caiapó, capitão do mato, fruta-de-gentio, melão-de-são-caetano, purga-de-caboclo, purga-de-gentio, purga-de-pai-joão, raiz-de-bugre, a planta tem em suas folhas e na raiz propriedades que podem ser usadas para tratamento de doenças.

Dois estudos realizados nos anos de 1990 e 1991 comprovaram cientificamente os poderes medicinais da Tayuya. A planta se divide em cinco espécies diferentes, que produzem flores e frutos em formato de vagem. Estudos feitos na década de 90 comprovaram sua ação medicinal. Veja quais são e passe a aproveitar seus benefícios.

Os constituintes químicos desta planta são o amido e alcaloides (cucurbitacina) e ela é utilizada na medicina popular de países da América do Sul como analgésico, atuando no alívio de dores.

Propriedades da Tayuya:

A raiz verde da Tayuya contém propriedade drástica; já a raiz seca possui propriedades antianêmico, antidiarreico, anti-hidrópica, antinevrálgica, antirreumática, antissifilítica, depurativa, desintoxicante, febrífugo, calmante das dores, fortificante, purgativa, emanagoga, emética, desobstruente do fígado e do baço.

O chá preparado a partir da Tayuya é rico em flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento celular da pele. A raiz verde da Tayuya contém propriedade drástica; já a raiz seca possui propriedades antianêmico, antidiarreico, anti-hidrópica, antinevrálgica, antirreumática, antissifilítica, depurativa, desintoxicante, febrífugo, calmante das dores, fortificante, purgativa, emanagoga, emética, desobstruente do fígado e do baço. Então, confira agora os Benefícios da Tayuya Para Saúde:

Benefícios da Tayuya Para Saúde:

  • Segundo o estudo de 1990, os flavonoides encontrados na planta possuem uma potente ação sequestrante de radicais livres, promovendo o efeito antioxidante.
  • O estudo realizado em 1991 validou, cientificamente, as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias da Tayuya.
  • A planta ajuda no tratamento de doenças respiratórias como asma, tosse, bronquite, coqueluche e enfisema. Isso acontece porque a ingestão da planta favorece uma respiração profunda e forte, estimula a retirada do muco e alivia crises de falta de ar.
  • A sua raiz contém propriedades que servem como desintoxicante, analgésico, fortificante, combate a anemia, diarreia, desobstruente do fígado e do baço, alivia febres e é um laxante natural.
  • No uso externo, a planta pode ser usada no tratamento de casos de manchas no rosto, acne, feridas e furúnculos.

Como Usar a Tayuya:

As partes utilizadas desta planta são as suas folhas e a sua raiz fresca ou seca. Para aproveitar os benefícios proporcionados pela Tayuya, pode-se preparar uma decocção da raiz ou uma infusão de suas folhas.

Para uso externo, a maceração também é utilizada e é feita da seguinte maneira: basta triturar o material e deixá-lo em água fria, formando uma papa.

A papa é colocada sobre a região afetada, diretamente entre dois panos quentes, mornos ou frios. A decocção é feita utilizando-se 10 gramas da raiz da planta em 1 litro de água.

Receita do Chá de Tayuya:

Para preparar o chá de Tayuya, acrescente duas colheres de sopa da planta em um litro de água. A partir do momento de início da ebulição, deixe cozinhar por mais 3 a 4 minutos.

Após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, com o recipiente tampado, por 10 minutos. Depois é só coar. A indicação de consumo é de 2 a 3 xícaras deste chá ao dia.

Malefícios da Tayuya:

Pacientes adultos podem tomar, no máximo, de 10 a 20 ml do chá por dia, separados em duas ou três doses de 4 gramas da erva diluídos em água, com intervalos menores que 12 horas. Já as crianças podem consumir apenas 0,4 ml da planta diariamente, também com intervalos de 12 horas.

Ultrapassar a dose recomendada é muito perigoso, uma vez que um dos compostos químicos da erva, a cucurbitacina, é altamente tóxica.

A Tayuya Indicado para tratar situações esporádicas de diarreia, a planta possui o efeito contrário nas pessoas que possuem histórico de evacuação frequente.

Nesses casos, o quadro clínico pode evoluir rapidamente. Não deixe de procurar um especialista para supervisionar seus tratamentos fitoterapêuticos.

O consumo de medicamentos, sejam eles fitoterápicos ou industrializados, deve ser feito somente com supervisão médica, uma vez que quaisquer medicamentos podem ter reações medicamentosas com outros. É preciso sempre consultar um profissional, pois ainda existem reações adversas em pacientes que possuam doenças ou façam uso de medicamentos contínuos.

Sair da versão mobile