Frutas

Manga Africana fruta: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 10/04/2018 (atualizado em 20/08/2021)
manga africana

Manga Africana (Irvingia gabonensis), também conhecida como manga-de-arbusto, manga-selvagem e árvore-de-manga-selvagem, é uma fruta nativa da África Ocidental e Central, sendo altamente valorizada por suas nozes e frutos amarelados e muito utilizada como suplemento dietético.

A manga-africana pode ser uma boa opção para pessoas que querem emagrecer rápido, controlar o peso e melhorar o bem-estar e a saúde do corpo de forma segura e eficaz, embora seu uso como suplemento dietético seja relativamente recente na cultura ocidental.

A manga-africana contém um alto volume de fibras e, assim como a maioria das sementes e nozes, é rica em gorduras saudáveis. Além dos benefícios para a perda de peso, também auxilia na redução do colesterol, diminuição da pressão arterial e controle do diabetes.

Nos Estados Unidos, 28 artigos de pesquisa sobre a Irvingia gabonensis já foram publicados no U.S. National Institutes of Health (PubMed) desde 1980. Elas envolvem uma ampla gama de estudos sobre o papel da manga-africana na redução dos níveis de açúcar no sangue em diabéticos, alivio da dor, prevenção da malária e tratamento de infecções bacterianas e fúngicas, sendo que foram utilizadas mais de uma espécie de Irvingia nas pesquisas.

Até o momento, estudos têm mostrado que é possível perder peso rápido com a manga-africana. Isto ocorre porque a Irvingia gabonensis traz benefícios para a perda de peso geral e redução da gordura abdominal, ajudando a melhorar a circulação do corpo.

É útil também na redução do colesterol ruim e triglicérides ao mesmo tempo que aumenta consideravelmente o colesterol HDL (colesterol bom) em muitos casos, devido principalmente ao seu alto teor de fibras.

Benefícios da Manga Africana Para Saúde:

1. Aumenta Sistema Imunológico:

A Vitamina A presente na Manga Africana aumenta a imunidade do corpo contra infecções, aumentando as respostas dos linfócitos contra antígenos que causam doenças. Mantem-se as membranas mucosas úmidas para assegurar uma melhor imunidade e também aumenta a atividade de células brancas do sangue.

2. Ajuda na Perder Peso:

Estudos mostraram que a Manga Africana permite que grandes quantidades de gordura sejam queimadas através do processo de termogênese ao aumentar a temperatura do corpo, o que resulta em perda de gordura sem perda muscular ou o uso de suplementos que contêm cafeína.

3. Melhora e Alivia Dor:

Em um estudo com ratos, o efeito de um extrato aquoso da Manga Africana era comparável ao efeito analgésico da morfina, enquanto que o extrato alcoólico era comparável ao metimazol de sódio.

4. Combate Bactérias:

Antimicrobiano presente nas folhas e raízes da Manga Africana possuem atividade contra várias bactérias e fungos. Um antimicrobiano é uma substância que mata ou inibe o desenvolvimento de micro-organismos, como bactérias, fungos, vírus ou protozoários.

5. Benefícios da Manga Africana Para Prevenir Úlceras:

A Manga Africana demonstrou ação preventiva contra úlceras. A Manga Africana também diminuiu a secreção ácida e aumentou a secreção de mucosa.( úlceras são pequenas feridas que se formam na parede do estômago).

6. Benefícios da Manga Africana Para Tratar Diabetes:

Além de saborosa, a Manga Africana é considerada um excelente alimento para os diabéticos! a Manga Africana tem baixo índice glicêmico, é capaz de melhorar a glicemia e o colesterol, além de ajudar a prevenir a anemia. Também contem um tipo de amido que ajuda na manutenção da flora intestinal, favorecendo o sistema imunológico.

7. Benefícios da Manga Africana Para Diminuir Apetite:

Consumir uma Manga Africana por dia pode mantê-lo mais saudável e mais satisfeito, isso graças ao alto volume de água. Alimentos que possuem mais água possuem menos calorias em sua propriedade.

8. Benefícios da Manga Africana na Prevenção de Degeneração Macular:

O óxido antioxidante da zeaxantina é encontrado na manga que filtra o raio azul do sol, exercendo um papel de proteção dos olhos e evitando a degeneração macular.

9. Benefícios da Manga Africana na Prevenção de Ataque Cardíaco:

O potássio, a vitamina e a fibra são três compostos mais importantes na Manga Africana que trabalham juntas para prevenir o ataque cardíaco. Consumir uma boa quantidade de potássio é uma boa opção. Automaticamente, também reduzirá a doença cardiovascular que estimula o ataque cardíaco.

10. Benefícios da Manga Africana Para Curar o Câncer:

O anti-óxido dentro da manga pode proteger os órgãos do peito, do cólon, do coração e do pulmão. Tem um bom impacto na redução e eliminação das células cancerosas antes que seja tarde demais. Consumir mangas semanalmente pode reduzir o risco de câncer até 30%.

11. Benefícios da Manga Africana por ser Melhores Tratamentos Dietéticos:

Alguns pesquisadores realizaram uma pesquisa sobre a eficiência da Manga Africana para a saúde. De acordo com uma pesquisa, a Manga Africana pode reduzir a gordura corporal até 5 quilos em 28 dias.

12. Benefícios da Manga Africana no Sistema de Excreção:

A manga tem uma enzima que ajuda na destruição dos teores de gordura e proteínas sobre os alimentos que comemos. A fibra natural presente na manga ajudará o processo de digestão naturalmente e tornará mais fácil a excreção do resíduo de alimentos e urina.

Outros Benefícios da Manga Africana Para Saúde:

Combate à obesidade;
Como auxiliar no tratamento de diabetes e outras doenças relacionadas;
Para controlar o chamado colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos;
Para reduzir os níveis de glicose presentes no sangue;
Para auxiliar a regular o funcionamento do intestino;
Inibe a ação da amilase, reduzindo o número de calorias absorvidas na ingestão de amido;
Inibe a formação de novas células de gordura, influenciando na atividade da enzima PPAR gama.

Malefícios da Manga Africana:

No entanto a Manga Africana pode provocar alguns efeitos adversos, como sonolência, gases, boca seca, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, e sintomas parecidos com a gripe.

Pode dar lugar a alergias se se for especialmente sensível a algum dos componentes da planta, e pode alterar o efeito de medicamentos que se esteja a tomar, como por exemplo os medicamentos para controlar o colesterol, a obesidade e a diabetes, e especialmente os anticoagulantes, o que pode colocar em causa a sua eficácia.

É extremamente importante que antes de tomar extracto de Manga Africana para perder peso, ou para obter qualquer outro benefício, consulte o seu médico, de forma a garantir a sua segurança e possível interacção com outros medicamentos.

Sair da versão mobile