Benefícios dos Grãos e Cereais

Semente de Romã é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 30/08/2021)

A Semente de Romã apresenta mais benefícios do que imaginamos, seu sabor é adocicado e bastante saboroso. As Sementes de Romã são formadas por uma série de particularidades que agem em benefício ao nosso organismo. Elas são ricas em ácidos fenólicos e também em flavonoides, os compostos antioxidantes que lhe dão a cor avermelhada.

As propriedades antioxidantes fazem delas sementes poderosas contra o câncer e outras doenças. Mas, considerando o fato de que esses belos cristais vermelhos suculentos, possuem uma abundância de nutrientes e antioxidantes que oferece inúmeros benefícios para a saúde.

Semente de Romã tem sido considerada eficazes na prevenção de muitas vidas em risco de condições como doenças cardíacas. Não só são úteis na prevenção de doenças, mas também é um excelente remédio para melhorar a sua saúde geral.

Valor Nutricional:

As Semente de Romã são uma boa fonte de vitaminas como a vitamina C, vitamina K, vitamina E, Ácido Fólico, e também as vitaminas do grupo B como tiamina, niacina, riboflavina e vitamina B6.

Os minerais essenciais encontrados na Semente de Romã incluem cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ferro, zinco, cobre, manganês e selênio. Elas são consideradas uma das mais ricas fontes de antioxidantes, que impedem a atividade de radicais livres e protegem seu corpo de várias doenças. Conheça a seguir, Os 20 Benefícios da Semente de Romã Para Saúde:

Benefícios da Semente de Romã Para Saúde:

1. Previne o Câncer:

O alto teor de antioxidantes na Semente de Romã o torna eficaz no combate contra os danos causados pelos radicais livres e na prevenção de doenças como o câncer.

2. Auxilia na Perda de Peso:

Sendo um alimento de baixo teor calórico e baixa gordura, as Sementes de Romã são uma opção saudável de lanche para as pessoas que tentam Perder Peso.

Além de exercício e uma dieta equilibrada, a ingestão regular de Semente de Romã irá ajudá-lo a se livrar daqueles quilinhos extra.

3. Previne o Envelhecimento Precoce:

Essas sementes têm altas quantidades de antioxidantes que protegem contra o envelhecimento precoce da pele, combatendo os radicais livres e reduzindo os sinais de envelhecimento da pele, como rugas, manchas senis e linhas finas.

4. Benefício da Semente de Romã Para os Cabelos:

Os ácidos graxos encontrados nestas sementes fortalece as raízes do cabelo e previne a quebra e a queda de cabelo.

Semente de Romã estimula o crescimento de uma parte mais importante da epiderme chamadas queratinócitos, assim revitalizando o couro cabeludo e permitindo um crescimento mais forte dos cabelos.

5. Favorece a Saúde dos Ossos e Dentes:

A Semente de Romã é uma boa fonte de minerais, como o cálcio, fósforo e magnésio, que estão associados com o crescimento e desenvolvimento saudável dos ossos.

Elas também ajudam no aumento da massa óssea e as suas propriedades anti-inflamatórias são eficazes no alívio da dor associada com a osteoartrite.

6. Previne a Doença de Alzheimer:

Estudos revelam que a ingestão regular de Semente de Romã pode reduzir consideravelmente as suas chances de desenvolver a doença de Alzheimer, reduzindo o acúmulo de placas amiloide.

7. Fortalece o Sistema Imunológico:

As Sementes de Romã são uma excelente fonte de vitamina C, que é conhecido por reforçar o sistema imunológico.

8. Auxilia no Tratamento da Disfunção Eréctil:

Semente de Romã tem sido apontadas como eficaz no tratamento da disfunção erétil, aumentando o fluxo de sangue para todas as partes do seu corpo.

9. Reduz a Pressão Arterial:

A vitamina C presente na Semente de Romã diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão.

10. Alivia a Síndrome Pré-menstrual (TPM):

As Sementes de Romã ajudam na manutenção dos níveis de estrogênio e, portanto, alivia a tensão pré-menstrual e também os problemas da menopausa em mulheres.

11. Favorece a Saúde da Pele:

Estas sementes têm sido amplamente utilizada no cuidado da pele e produtos cosméticos. Esses recursos têm sido úteis em cuidar de muitas condições de pele como acne, pele seca, rugas, pigmentação, etc.

As Semente de Romã ajudam a melhorar a circulação e promover a regeneração celular, que é útil na cicatrização de feridas e reparação de tecidos.

Outros benefícios:

  • Controla a pressão sanguínea;
  • Previne o câncer de próstata;
  • Combate a diabete;
  • Trata a dor de estômago;
  • Previne cáries, aftas e gengivites, por ter ação antibacteriana;
  • Diminui irritação nos olhos;
  • Estabiliza os níveis de açúcar no sangue;
  • Previne anemia, por ser rica em ferro;
  • Previne doenças cardíacas, por ter elevada ação anti-inflamatória.

Malefícios:

O consumo excessivo de Semente de Romã, por vezes, pode causar náuseas, tonturas, dor no estômago ou diarreia.

Pessoas alérgicas a esta fruta são susceptíveis a sofrer reações alérgicas, tais como comichão, inchaço no rosto, lábios ou língua, e dificuldade em respirar ou engolir. Se você sentir algum destes sintomas, interrompa o uso destas sementes e procure assistência médica imediatamente.

Sair da versão mobile