Benefícios dos Peixes

Sardinha: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 22/03/2018 (atualizado em 27/08/2021)

A Sardinha é um nome comum que se refere a um pequeno peixe oleoso dentro da família dos arenques. O termo foi empregado pela primeira vez no século XV e chegou ao mercado, quando foi encontrado grande número de sardinhas.

Ele também é conhecido como sardas, que se alimentam do animal microscópico chamado de plâncton, que está presente na água. A Sardinha é abundante nos mares do Atlântico, Pacífico e Mediterrâneo, com a Espanha, Portugal, França e Noruega sendo os principais produtores de conservas de Sardinha.

Sendo alimentadas com plânctons, a Sardinha é o tipo de peixe que não contém alto nível de mercúrio, metais e mais contaminação, como outros peixes.

Existem 20 tipos de sardinhas vendidas em todo o mundo e todas elas parecem semelhantes. Eles são pequenos em tamanho, pouco oleosos e são macias. O principal uso da Sardinha é que ela possui vários benefícios para a saúde, o que a torna saudável para o consumo humano.

As sardinhas também se alimentam de animais de estimação que mantêm o valor nutricional nelas. O óleo extraído de Sardinha também é usado em vários fins, como a fabricação de tintas a óleo, verniz e linóleo.

Valor Nutricional da Sardinha:

As sardinhas contêm energia, proteínas, lipídios ou gorduras, ferro, fósforo, cálcio, sódio, zinco e potássio. as vitaminas são: tiamina, niacina, vitamina b6, riboflavina, vitamina D, vitamina A, vitamina K e vitamina E.

Benefícios da Sardinha Para Saúde:

1. Sardinha Fortalece Os Ossos:

Como mencionado, o peixe é uma boa fonte de cálcio, e o cálcio ajuda a fortalecer os ossos. Uma boa quantidade de cálcio, juntamente com exercícios físicos, pode ajudar a fortalecer os ossos e prevenir doenças, como osteoporose e artrite.

2. Sardinha Para um Sistema Imunológico Saudável:

O consumo do peixe também ajudar a melhora eficazmente o sistema imunológico. Além disso, pesquisas ainda sugerem que o óleo do peixe melhora o sistema imunológico, aumentando a contagem de células imunes.

3. Reduz Inflamação:

O peixe ainda possui uma excelente fonte de EPA e DHA, que são dois ácidos graxos que os estudos mostram que o organismo usa para reduzir a inflamação.

4. Fornece Muitas Vitaminas e Minerais Essenciais:

O peixe também tem uma excelente fonte de vitamina B12, vitamina D, selênio e cálcio. A vitamina B12 é especialmente importante porque os estudos mostram que cerca de 40% dos americanos são realmente deficientes nessa importante vitamina.

5. Ajuda a Combater a Ansiedade e a Depressão:

As sardinhas contêm um alto teor de ácidos graxos ômega 3. Novas descobertas indicam que há uma forte correlação entre os ácidos graxos ômega-3 e a falta de depressão. Como resultado, eles podem ajudar a prevenir transtornos do humor, como ansiedade e depressão.

6. Controla os Níveis de Açúcar no Sangue:

Tanto o alto conteúdo de proteína e gordura saudável trabalham para retardar a absorção de açúcar no sangue.

7. Ajuda a Reduzir o Apetite:

As sardinhas ajudam a reduzir o apetite, evitando os desejos por comida e lanches desnecessários. Simplificando, o alto teor de proteína e alto teor de gordura ajuda a promover a perda de peso, porque ele o preenche.

8. Reduz a Degeneração Macular:

A degeneração macular relacionada à idade é uma condição que geralmente é vista entre pessoas com 50 ou mais anos. A degeneração macular ao longo dos anos resultam na perda de visão. Estudos recentes mostraram que peixes como Sardinha, resultou em um risco reduzido de desenvolver a degeneração macular.

9. Fonte de Vitamina D:

Essa vitamina é essencial para a absorção de minerais como cálcio e fósforo. A principal forma de obtê-la é por meio da exposição ao sol, mas a dieta também ajuda a atingir os valores diários recomendados – que variam de 400 a 1 000 UI (Unidade Internacional). A Sardinha em lata contribui com 250 UI. O atum proporciona algo por aí. Já o ovo, coitado, entre 15 e 30 UI.

10. Melhora a Performance Esportiva:

A vitamina D presente no peixe inibe o processo de aromatização na qual a testosterona é convertida em estrogênio, que é o hormônio sexual feminino. A segunda é que, uma vez que as células que produzem testosterona possuem receptores de vitamina D, ela estimula a produção desse hormônio.

Outros Benefícios da Sardinha Para Saúde:

  • Melhora a coagulação sanguínea;
  • Previne artrite;
  • Ajuda no desenvolvimento do feto;
  • Possui propriedades anti-inflamatórias;
  • Controla o açucar no sangue;
  • Alivia dores menstruais;
  • Melhora a saúde digestiva;
  • Combate o envelhecimento da pele;
  • Previne câncer;
  • Combate a depressão.
Sair da versão mobile