Benefícios das Plantas

Margarida é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 04/04/2018 (atualizado em 31/08/2021)

A Margarida possui ricas propriedades que promovem e auxiliam a saúde do corpo humano. A Margarida é uma flor comum que pode ser utilizada como planta medicinal para combater problemas respiratórios e auxiliar na cicatrização de feridas.

O seu nome científico é Bellis perennis e pode ser comprada em feiras livres, mercados, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

As boas características da Margarida não param na beleza e delicadeza de suas flores, elas também se estendem para as propriedades medicinais encontradas nesta planta.

Apesar de poucos estudos revelarem os princípios ativos que esta erva possui, alguns herbalistas, principalmente, os da nação Iroquois e das ilhas britânicas, apostam em efeitos benéficos da planta quando consumida em forma de chá.

Um desses benefícios é o caso da ação que provoca a aceleração do metabolismo, projetando uma perda de peso evidente nos consumidores.

Valor Nutricional da Margarida:

As propriedades da Margarida incluem sua ação adstringente, anti-inflamatória, antitussígeno, calmante, depurativa, diurética, emoliente, expectorante, fortificante, hemostática, sudorífico, vulnerário (cicatrizante). Alguns autores afirmam ser: citostático. Agora que já conhece as suas propriedades, então, confira os Benefícios da Margarida Para Saúde:

Benefícios da Margarida Para Saúde:

1. Promove o Emagrecimento:

A planta é conhecida por estimular o metabolismo e agir como diurética, por estas razões consegue diminuir o inchaço, a gordura localizada e auxilia na perda de peso.

Ela é uma opção natural para quem deseja emagrecer sem afetar a saúde, pois ao mesmo tempo que promove uma barriga mais “sequinha” também possui nutrientes essenciais utilizados pelo organismo para se manter em equilíbrio.

2. Benefícios da Margarida Para Curar Ferimentos:

Para ajudar a cicatrizar ferimentos, você ainda pode preparar um emplastro das flores e folhas amassadas, e colocar sob uma gaze. Prenda por alguns minutos.

3. Combate a Insônia:

A Margarida Tem um grande nível de óleos essenciais e ácidos orgânicos fundamentais ao nosso corpo. É preciso ter o cuidado de não consumir a noite, pois consegue alterar os hábitos do sono.

4. Previne Inflamações:

a Margarida é considerada uma grande combatente de inflamações em todo o corpo, isso porque, a planta possui propriedades expectorantes, eliminando o muco que as inflamações podem acumular no organismo. A erva atua ainda como anti-inflamatória, adstringente, analgésica e calmante.

5. Benefícios da Margarida Contra o Colesterol Ruim:

A Margarida é muito rica em um principio ativo chamado saponina. Alguns benefícios das saponinas são combater o colesterol alto, serem anti-inflamatórias e antivirais. Porém, ainda não existem estudos que comprovem esses benefícios em humanos.

6. Previne Problemas Respiratórios:

A Margarida, além de ajudar no processo de emagrecimento, também é uma opção confiável contra resfriados, gripes e outros problemas respiratórios.

Isso porque, a planta possui a propriedade expectorante, eliminando o muco que estas doenças podem acumular no organismo. A erva atua ainda como anti-inflamatória, adstringente, analgésica e calmante.

7. Age Como Laxante Natural:

Com propriedades medicinais calmantes, a Margarida também é um dos alimentos diuréticos que auxilia na digestão, pois facilita a passagem intestinal de outros alimentos devido a sua composição rica em fibras. Essa característica confere a planta a função laxante.

8. Benefícios da Margarida Contra a Tosse:

Além de ser um expectorante natural, a Margarida ajuda a acalmar a garganta quando está irritada, suprimindo a tosse. Um chá feito com folhas da planta, consumida em média três vezes ao dia, melhora a respiração.

9. Melhora a Visão:

Conhecida principalmente pelos benefícios que traz à visão, a planta é rica em vitamina C. Essa vitamina, entre outras funções, é responsável pela manutenção dos vasos sanguíneos, mantendo-os saudáveis.

10. Benefícios da Margarida Contra Úlceras:

Coloque 50 gramas das folhas e das flores de Margarida em um litro de água fervente. Com essa infusão, você pode fazer enxágues, gargarejos, lavagens, compressas ou banhos anti-inflamatórios. É indicado para tratamento de feridas, úlceras ou tumores.

Outros Benefícios da Margarida Para Saúde:

  • Bastante conhecida por causa de seus princípios ativos diuréticos. a planta ajuda a acelerar o metabolismo.
  • As folhas e flores da Margarida são utilizadas no preparo de um chá que pode proporcionar a sensação de bem-estar e combater infecções por fungos e bactérias.
  • A planta é conhecida por estimular o metabolismo e agir como diurética, por estas razões consegue diminuir o inchaço e a gordura localizada.
  • As folhas e flores da Margarida são utilizadas no preparo de um chá que pode proporcionar a sensação de bem-estar e combater infecções por fungos e bactérias.
  • Com propriedades medicinais calmantes, a planta também é um dos alimentos diuréticos que auxilia na digestão.
  • A Margarida  é uma fruta rica Em complexo B. As vitaminas do complexo B poderiam auxiliar no emagrecimento, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos.
  • A erva atua ainda como anti-inflamatória, adstringente, analgésica e calmante.
  • Ajuda a Aumentar a Imunidade.

Como Fazer o Chá de Margarida:

A melhor forma de utilizar a planta é comprando suas folhas secas, que podem ser encontradas em lojas de produtos naturais na internet ou em feiras livres.

Depois de adquirida, basta colocar uma colher (de chá) da erva em uma xícara e acrescentar água quente. Tampe o recipiente e aguarde que a infusão fique pronta por 10 minutos.

Após o tempo determinado, coe a bebida. Antes de beber e se preferir, adoce com uma colher (de chá) de mel, caso prefira sem adoçar, opte por adicionar algumas gotas de limão.

O chá desta planta possui um gosto amargo, devido à presença de uma substância chamada de tanino que é encontrada nas folhas da planta. Em seguida, basta consumir três xícaras por dia.

Desta forma, você consegue acelerar o metabolismo e, consequentemente, emagrecer.

Malefícios da Margarida:

O uso desta planta é contraindicado para grávidas e mulheres em período de amamentação. Crianças menores de 12 anos não podem usufruir desta bebida também.

Além disso, as doses indicadas precisam ser respeitadas e caso o paciente apresente sinais de intoxicação, o uso deve ser eliminado imediatamente e um médico deverá ser consultado.

Sair da versão mobile