Benefícios do Chás

Chá de Romã serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 24/03/2018 (atualizado em 25/08/2021)

A Romã é uma fruta originária de países como Grécia, Chipre e Síria que possui diversas propriedades que a torna benéfica para o bom funcionamento do nosso organismo. Ela possui a casca dura e as sementes bastante avermelhadas e bem divididas deixando-as com o aspecto de minúsculas cápsulas e é exatamente nelas que estão a maioria de suas propriedades, vitaminas, fibras e sais minerais.

A Romã pode ser encontrada em formas diferentes dependendo da região em que for cultivada, aqui no Brasil, por exemplo, é bem mais comum encontrarmos a Romã da casca amarelada, já a casa de um tom mais rosado é originária de países como Canadá e não tão usual por aqui.

Desta fruta podemos aproveitar praticamente todas as partes já que ela possui vitaminas e fibras em sua polpa, sementes e também na casca da qual é preparada o Chá de Romã, ótimo para infecções de garganta e gripes.

O Chá de Romã é riquíssimo em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. Conheça agora, Os 22 Benefícios do Chá de Romã Para Saúde:

Benefícios do Chá de Romã Para Saúde:

1. Favorece a Saúde Bucal:

O Chá de Romã possui propriedades antibacterianas e antivirais que previne a placa dentária conhecida por “gengivite“.

Além disso, a halitose (mau hálito) também pode ser evitada com o consumo regular deste chá.

2. Regula a Pressão Arterial:

Algumas estatísticas mostraram que a hipertensão é um dos maiores causadores de derrame. Esse mesmo estudo, mostrou que o consumo regular de 150 ml de Chá de Romã diariamente, pode reduzir a pressão sanguínea.

3. Benefício do Chá de Romã Para Tratar Infecção na Garganta:

Este chá ainda pode ser usado no tratamento das infecções de garganta em geral. Isso é devido à presença de antioxidantes e, principalmente dos adstringentes.

4. Combate Infecção Urinária:

O Chá de Romã combate a infecção do trato urinário e também ajuda a reduzir o fluxo de urina.

5. Previne o Envelhecimento Precoce:

O Chá de Romã previne o envelhecimento celular, mantendo a pele firme e saudável por conta de sua ação antioxidante.

6. Benefício do Chá de Romã Para Combater o Câncer:

O Chá de Romã é rico nos ácidos gálico, elágico e protocatequínico, com ação anticancerígena, por barrar as moléculas que danificam a estrutura celular e provocam o câncer.

7. Favorece a Saúde do Coração:

A ingestão regular de Chá de Romã mantém um bom fluxo de sangue no organismo, reduzindo o risco de doenças coronárias, pois diminui o endurecimento das artérias fazendo com que o fluxo de sangue seja saudável e inibindo assim o surgimento de doenças cardíacas e derrames.

8. Previne a Anemia:

O consumo regular de Chá de Romã também tem sido associado ao aumento de glóbulos vermelhos no corpo, isso ocorre porque a Romã é uma fonte rica de ácido fólico, e o ácido fólico é vital para a formação de novos glóbulos vermelhos, que por sua vez podem combater à anemia.

9. Melhora a Saúde da Pele:

O Chá de Romã é uma das melhores fontes de antioxidantes, que é muito benéfico para a pele. E isso faz com que este chá ajude a combater e manter os radicais livres à distância.

10. Fortalece o Sistema Imunológico:

Este poderoso chá fortalece o sistema imunológico prevenindo o aparecimento de gripes, viroses, entre outras doenças;

11. Benefício do Chá de Romã Para Prevenir Diabetes:

Ele tem uma grande quantidade de antioxidantes que ajudam na redução e a equilibrar o nível de açúcar no organismo.

As sementes da romã ajudam a retardar a absorção de açúcar.

12. Reduz Osteoartrose:

O Chá de Romã ajuda a reduzir doenças, como aterosclerose e osteoartrite, este chá reduz o espessamento e endurecimento das artérias, também das cartilagens e articulações fazendo com que essas doenças possam ser curadas ou reduzidas com sua ingestão.

13. Auxilia no Tratamento da Conjuntivite:

Fazer compressas mornas nos olhos com o Chá de Romã ajudam a aliviar a irritação nos olhos e diminuem os sintomas de alergias e conjuntivite.

14. Trata Problemas de Fertilidade:

Chá de Romã possue altas propriedades estrogênicas e, portanto, podem ser a resposta para seus problemas de fertilidade.

15. Auxilia na Perda de Peso:

Outro benefício do Chá de Romã é que ele é rico em antioxidantes. Se for tomado diariamente, pode ajudá-lo a controlar o seu peso corporal.

Você pode tomar o chá da fruta em sua dieta diária e perder as calorias extras.

16. Combate a Doença de Alzheimer:

Um dos maiores benefícios para a saúde do Chá de Romã é que se tomado diariamente, ele pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer.

17. Alivia a Disenteria:

O Chá de Romã também pode ser usado para o tratamento da disenteria. Isso porque ele desempenha um papel fundamental na secreção de enzimas que ajuda a digestão adequada.

18. Possue Propriedades Cicatrizantes:

Este chá ainda ajuda na regeneração de células nas camadas dérmica e epidérmica da pele. Isso quer dizer que ele tem uma capacidade de acelerar o processo de cura de cicatrizes.

Outros benefícios:

  • Melhora a saúde óssea;
  • Combate a acne
  • Favorece a saúde capilar;
  • Reduz o nível de colesterol.

Efeitos Colaterais do Chá de Romã:

O consumo de Romã em grandes quantidades pode causar problemas como enjoo e vômitos devido ao seu alto teor de alcaloides, o que pode torná-lo tóxico.

No entanto quando são feitas infusões não existe este perigo porque os alcaloides se juntam a outras substâncias chamadas de taninos, que são extraídos no Chá de Romã e que tiram a toxicidade da Romã.

Sair da versão mobile