Benefícios dos Grãos e Cereais

Granola é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 22/03/2018 (atualizado em 29/08/2021)
beneficios da granola

Granola é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A Granola é um termo comercial criado pelo americano W. K. Kellogg, fabricante de cereais matinais há mais de cem anos.

Sua fórmula original, de acordo com o Oxford English Dictionary, consistia em uma mistura de trigo, aveia e farinha de milho.

O alimento ainda é um dos mais consumidos pelos americanos no café da manhã e ultimamente foi adicionado à mesa dos brasileiros.

Por aqui comemos este cereal com leite, coalhada, frutas frescas, iogurte, na forma de barras de cereal, sobre sorvete e açaí e mesmo pura. Atualmente a Granola é composta por uma combinação de aveia, castanhas e frutas secas tostadas com açúcar mascavo ou mel.

Valor Nutricional da Granola:

A Granola tornou-se uma aliada das pessoas que buscam dietas mais saudáveis e praticantes de exercício que precisam de alimento rápido, com alto valor energético e fácil de carregar. Ela é rica em vitaminas A, vitamina C e vitamina E, minerais, fibras, sódio, potássio, zinco, fósforo, magnésio, cálcio, vitaminas do complexo B e ferro. Então, confira Os 32 Benefícios da Granola Para Saúde:

Benefícios da Granola Para Saúde:

1. Ajuda a Baixar o Colesterol:

As fibras solúveis encontradas na aveia são particularmente úteis para diminuir os níveis de colesterol ruim das artérias. As fibras solúveis também se ligam aos ácidos biliares e, juntos, eles quebram as moléculas de gordura, reduzindo-as e permitindo que elas atravessem o trato digestivo e sejam removidas do organismo.

2. Ajuda a Perder Peso:

O emagrecimento está entre os benefícios da Granola. As fibras presentes nos cereais integrais do cereal ajudam a manter a sensação de saciedade por retardarem o processo de digestão, por isso o Cereal é indicado para pessoas que precisam comer menos.

Embora alguns ingredientes do cereal possam ser mais calóricos, como as castanhas, a energia que elas trazem ao organismo e os benefícios das fibras no trato intestinal, justificam seu consumo por pacientes em dieta de redução de peso. Esse benefício não é valido se a composição estiver repleta de açúcar e gorduras ruins.

3. Ajuda a Melhorar a Saúde do Coração:

As fibras podem melhorar a saúde do coração porque literalmente removem o LDL, ou seja, o colesterol ruim das artérias, assim como outras gorduras que levam a doenças cardíacas como a aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

4. Aumenta a Energia Vital:

Esportistas adoram Granola não só pela praticidade. Ela realmente ajuda a melhorar todo o metabolismo o que leva a um consumo eficiente de energia pelo organismo. A Granola contém quase todos os minerais essenciais para a nossa saúde: Magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio. O Magnésio, por exemplo, age em mais de 300 reações enzimáticas do organismo, incluindo a produção de energia, o uso eficiente do cálcio e a manutenção da saúde dos ossos.

5. Previne Anemia:

Outro benefício da Granola é a sua capacidade de prevenir a carência de ferro no organismo, uma vez que a aveia é uma é uma fonte significante deste mineral.

Quando há falta de ferro, ocorre uma deficiência de glóbulos vermelhos no sangue, a anemia.

A doença causa cansaço, dores de cabeça, problemas intestinais e dificuldade de aprendizado. Cada porção de um copo de Granola possui o equivalente a um terço da necessidade diária de consumo de ferro.

6. Ajuda a Baixar os Níveis da Pressão Arterial:

Pressão arterial alta implica em maior risco de doenças do coração, derrame e doenças renais. De acordo com o U.S. Department of Health and Human Services (Departamento Americano de Saúde e Serviços à Pessoa), os grãos integrais como a aveia podem baixar a pressão sanguínea porque contem alta concentração de potássio e pouco sódio. Para aumentar ainda mais a concentração de potássio na Granola pode-se acrescentar frutas secas e frescas, como banana e consumi-la com leite desnatado ou iogurte natural.

7. Aumenta a Cognição:

A Granola também é benéfica para o cérebro em vários aspectos. O ômega 3, um tipo de gordura poliinsaturada presente na Granola é essencial para o bom funcionamento do cérebro. O alimento também é fonte de vitamina E, um antioxidante que protege o nosso corpo de radicais livres e melhora o funcionamento do sistema nervoso.

As vitaminas do complexo B da Granola, dão suporte a energia gasta no nosso metabolismo, nas funções nervosas no nosso corpo, no desenvolvimento celular e na prevenção de certas más formações no tubo neural dos bebês.

O alto teor de potássio e o baixo teor de sódio da Granola funcionam como vasos dilatadores, o que diminui a pressão sanguínea, melhora a circulação do sangue e, por consequência, a oxigenação do cérebro. Isto melhora as funções cognitivas e as ligações neurais.

8. Melhora a Aparência da Pele e dos Cabelos:

A vitamina E, presente em abundancia na Granola é fundamental em uma série de processos no nosso corpo, incluindo os que previnem a pele do envelhecimento precoce e o fortalecimento dos cabelos. A vitamina E também melhora a saúde do coração, o que aumenta a eficiência da irrigação sanguínea nas extremidades dos folículos capilares e das unhas, melhorando a sua saúde e sua aparência.

9. Ajuda a Controlar o Diabetes:

Pacientes diabéticos que conseguem controlar o consumo diário de açúcar, também podem consumir Granola em quantidades moderadas e se beneficiar das suas propriedades. Devido à alta concentração de manganês, a Granola pode inclusive funcionar como um regulador do nível de açúcar no sangue através da sua capacidade de estimular ou inibir a liberação de insulina. Regular os picos de insulina no sangue é um dos maiores desafios das pessoas diabéticas.

10. Ajuda na Prevenção do Câncer:

De acordo com Julie Lanford, especialista em nutrição oncológica, os grãos integrais, as castanhas e as sementes devem fazer parte da nossa dieta porque são ricos em fibras, vitamina B e fitoquímicos que ajudam a manter as nossas células saudáveis para combater o câncer e outras doenças.

Segundo ela, a Granola é uma excelente fonte de todos estes alimentos “protetores” do nosso organismo. Ela estimula para que cada um prepare a sua Granola em casa, usando os ingredientes que mais se adequam as necessidades de cada um.

O manganês, também bastante concentrado na Granola, tem propriedades antioxidantes que ajudam o organismo a se livrar dos radicais livres, responsáveis por causar mutações no DNA de células saudáveis, transformando-as em células cancerígenas.

11. Dar Mais Energia e Vitalidade:

A Granola contém vitaminas A, vitamina B1, vitamina B2, B3, B6 e E, além de minerais zinco, selênio, cromo, manganês, micronutrientes que fornecem ao organismo mais energia e vitalidade para retardar o envelhecimento e combater os radicais livres.

12. Maior Imunidade e proteção Contra Doenças:

A Granola é fonte de fibras solúveis e insolúveis, que são os substratos energéticos para as bactérias benéficas que vivem na microbiota intestinal, melhorando assim a imunidade e protegendo o organismo contra doenças.

13. Mantém um Bom Funcionamento Intestinal:

A nutricionista destaca que as fibras também contribuem para aumentar o bolo fecal no intestino, estimulando o seu funcionamento adequado e melhorando os sintomas de prisão de ventre.

14. Ajuda na Redução do Colesterol Ruim:

A presença de ácido graxos insaturados, fornecidos pelas oleaginosas e sementes presentes na Granola, beneficia o organismo na redução do LDL-colesterol.

15. Aliada no Emagrecimento:

A Granola atua no metabolismo dos carboidratos (absorção é mais lenta) e aumenta a sensação da saciedade, podendo, assim, contribuir para o processo de emagrecimento quando consumida dentro de uma dieta equilibrada.

16. Melhora a Aparência da Pele e dos Cabelos:

A vitamina E, presente em abundancia na Granola é fundamental em uma série de processos no nosso corpo, incluindo os que previnem a pele do envelhecimento precoce e o fortalecimento dos cabelos.

A vitamina E também melhora a saúde do coração, o que aumenta a eficiência da irrigação sanguínea nas extremidades dos folículos capilares e das unhas, melhorando a sua saúde e sua aparência.

17. Ajuda a Controlar o Diabetes:

Pacientes diabéticos que conseguem controlar o consumo diário de açúcar, também podem consumir Granola em quantidades moderadas e se beneficiar das suas propriedades. Devido à alta concentração de manganês, a Granola pode inclusive funcionar como um regulador do nível de açúcar no sangue através da sua capacidade de estimular ou inibir a liberação de insulina. Regular os picos de insulina no sangue é um dos maiores desafios das pessoas diabéticas.

18. Benefícios da Granola Contra a Beribéri Infantil:

A tiamina encontrada no cereal é muito útil para combater a Beribéri Infantil. Além disso, as propriedades da Granola ajudam a combater deficiência de certos alimentos.

19. Granola Contra Doenças Intestinais:

A Granola é fonte de fibras solúveis e insolúveis, que são os agentes energéticos para as bactérias benéficas que vivem na microbiota intestinal, melhorando assim a imunidade e protegendo o intestino de várias doenças.

20. Melhora a Saúde do Coração:

As fibras podem melhorar a saúde do coração porque literalmente removem o LDL, ou seja, o colesterol ruim das artérias, assim como outras gorduras que levam a doenças cardíacas como a aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

21. Para uma Boa Digestão:

A Granola ajuda de maneira inigualável a saúde digestiva. É diariamente consumida por pessoas que querem melhorar a digestão dos alimentos, porque a Granola contém tanto fibras solúveis quanto insolúveis.

22. Benefícios da Granola Contra o Câncer de Próstata:

A vitamina E encontrada na Granola, tem como principal função combater os radicais livres que podem prejudicar as células. Alguns estudos apontam que sua forte ação antioxidante ajuda a prevenir o câncer de próstata.

23. Benefícios da Granola Por ser Boa Fonte de Minerais:

Granola contém quase todos os minerais essenciais para a sua saúde. Magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio estão presentes no maior percentual de suas necessidades diárias.

O magnésio desempenha um papel em mais de 300 reações enzimáticas no seu corpo, incluindo a produção de energia, uso de cálcio e manutenção de ossos saudáveis. Fósforo auxilia no equilíbrio ácido-base em seu corpo e na produção de algumas proteínas.

O selênio, zinco, cobre e manganês, embora necessários apenas em pequenas quantidades por seu corpo, são essenciais para a formação de tecido conjuntivo, células vermelhas do sangue e ossos. Eles também ajudam a manter a função do sistema imunológico, nervoso e cardiovascular saudável; auxiliam na regulação da tireoide e contribuir para uma cura adequada.

Confira Outros Benefícios da Granola Para Saúde:

  • Ajuda nas Inflamações do sistema respiratório;
  • É eficaz no tratamento da Asma;
  • Ajuda no Reumatismo;
  • Problemas nos rins, nos fígados e no baço;
  • Trata a Diarreia;
  • Ajuda no tratamento a Úlcera;
  • Granola no tratamento da Faringite;
  • Promover o rejuvenescimento da pele;
  • Diminuir o risco de desenvolvimento de câncer;
  • Ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

Granola: Como Usar?

Você deve usar a Granola com sucos, vitaminas e sobremesas. Mas sua criatividade pode te ajudar a criar novas receitas com a Granola, inovando bastante nos sabores. Depois de adicionar a Granola em sua dieta, não deixe de vir nos comentários e comentar sua experiência.

Sair da versão mobile