Frutas

Mamão fruta: 40 benefícios, tipos, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 10/08/2021)

mamão é uma fruta típica das regiões tropicais e subtropicais, conhecido por vários nomes: papaia, no México; fruta-bomba, em Cuba; passaraiva, no Nordeste do Brasil.

É encontrado durante o ano todo e, dependendo da variedade a que pertence, tem tamanho, peso, sabor e cor diferentes.

A polpa, macia e muito aromática, também varia de cor, entre o amarelo-pálido e o vermelho, passando por diversos tons de laranja e salmão.

A casca geralmente é fina, bastante resistente, aderida à polpa, lisa, de cor verde-escura, que vai se tornando amarelada ou alaranjada à medida que o fruto vai amadurecendo.

Origem do Mamão

Presume-se que o mamão tenha nascido na América tropical, encontram-se ainda todas as espécies descritas para o gênero Carica, estando a maioria delas espalhadas ao pé dos Andes, na Colômbia, Equador e Peru. Dali, das encostas ensolaradas dos Andes, a fruta teria rapidamente se espalhado por todo o continente, devido a velocidade de seu ciclo vital, a facilidade com que a planta se propaga e se multiplica e a rapidez com que nascem seus frutos.

O mamoeiro cresce rápido e produz bastante, florescendo e frutificando muitas vezes ao mesmo tempo e durante o ano todo, de preferência em regiões de clima quente e úmido.

Atualmente, ele pode ser encontrado em praticamente todos os países tropicais do globo, sendo, ao lado da banana, uma das frutas tropicais mais largamente cultivadas, conhecidas e consumidas.

Tipos de Mamão

O mamoeiro é um arbusto perene de troco tenro e suculento, onde se inserem de forma espiralada as folhas de longo pecíolo (haste).

Na base das folhas surgem as flores individuais ou em cachos. As flores determinam o sexo da planta, que pode ser masculina, feminina ou hermafrodita. Comercialmente, a exploração de plantas hermafroditas é a mais recomendável. O formato do mamão varia segundo a espécie:

  • O mamão-da-baía é alongado, lembrando uma grande pêra.
  • O mamão-da-índia tem saliências no sentido longitudinal.
  • O mamão-macho, também conhecido como mamão-corda, é fino e comprido.
  • O mamão-fêmea é bem maior e com forma arredondada.

Propriedades Nutricionais do Mamão

Além do sabor delicioso e da cor do sol dos trópicos, há uma série de benefícios do mamão para a saúde de quem o consome. A fruta é uma fonte rica de nutrientes.

Mamões possuem antioxidantes como os carotenoides, Vitamina C e flavonoides; vitaminas do complexo B, ácido fólico e ácido pantotênico; e os minerais potássio, cobre e magnésio, além de fibras.

Juntos, estes nutrientes promovem a saúde do sistema cardiovascular e também fornecem proteção contra o câncer de cólon.

Além disso, contém a enzima digestiva papaína, que é usada para o tratamento de lesões desportivas, traumas, e alergias. Então, confira Agora Os 40 Benefícios do Mamão Para Saúde:

Benefícios do Mamão Para Saúde

1. Ajuda no Tratamento de Doenças Hepáticas:

Sementes de mamão e mamão trazem benefícios para a saúde de nossos órgãos internos, incluindo o fígado. Os nutrientes críticos que as sementes de mamão possuem, ajudam a curar a cirrose no nosso fígado. Consome sementes de mamão regularmente, para aproveitar ao máximo. Você pode misturar as sementes de mamão ou você pode misturá-lo com seu iogurte diário no café da manhã ou na ceia, como quiser.

2. Elimina Parasitas Intestinais:

sementes deste fruto contêm altos níveis de enzimas proteolíticas e do alcaloide carpaína, que se revelou muito eficaz no combate a parasitas e amebas.

3. Possui um Elevado teor de Vitamina C:

o fruto tem cerca de 80 miligramas de Vitamina C por 100 gramas, o equivalente à quantidade contida em uma laranja de 150 gramas.

4. Protege a Pele: 

uma grande fonte de antioxidantes, Vitaminas C e Vitamina E e betacaroteno, que proporcionam benefícios para a pele. Altos níveis destes nutrientes podem ajudar a proteger a pele contra os danos celulares e o envelhecimento muscular.

5. É Bom Para os Olhos:

a fruta contém carotenoides, com destaque para a luteína e zeaxantina, que previnem o desenvolvimento de catarata, glaucoma e outras doenças oculares.

6. Melhora o Fluxo Sanguíneo:

níveis elevados de Vitaminas C e Vitamina E, juntamente com os antioxidantes, como betacaroteno e licopeno, ajudam a reduzir a oxidação do colesterol nas artérias.

7. Ajuda no tratamento de Problemas de Pele:

o mamão é ideal para tratar a inflamação, o inchaço e problemas na pele.

8. Baixo em Calorias:

o mamão é incluído em dietas de emagrecimento, pois 100 gramas da fruta contribuem apenas com 30 calorias.

9. Efeito Laxativo:

O mamão ajuda a combater a prisão de ventre, uma vez que a fruta possui enzimas que auxiliam na digestão do alimento, normalizando o trânsito intestinal. Para este objetivo, pode ser consumido puro ou na forma de um suco laxativo.

10. Doenças Cardiovasculares:

A fruta colabora para manter a integridade dos vasos sanguíneos, por meio da ação de uma de suas substâncias, o potássio. Por isso, o mamão ajuda a deixar a pressão sanguínea estável e previne doenças cardiovasculares.

11. Energia:

A digestão do mamão irá produzir glicose e, assim como outras frutas, dará energia para as células do corpo realizarem as atividades do dia a dia, como trabalhar e praticar esportes.

12. Sistema Imunológico:

O mamão, por ser uma fruta rica em Vitamina A, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aquele que atua contra agentes invasores e causadores de doenças.

13. Previne a Osteoporose:

A Vitamina A presente no mamão também atua no desenvolvimento dos ossos do corpo, fortalecendo-os e auxiliando futuramente na prevenção da osteoporose.

14. Ajuda a Manter os Dentes Saudáveis:

A Vitamina A também age na formação saudável dos dentes. Eles crescem de maneira correta e o consumo adequado da fruta ajuda a fazer a manutenção do esmalte dos dentes.

15. Protege a Pele:

Além dessas funções, o mamão contribui para retardar o envelhecimento da pele, mantendo-a protegida por meio da ação das vitaminas A e Vitaminas C.

16. Melhora o Fluxo Intestinal:

Um dos benefícios mais conhecidos dessa fruta é a melhora da digestão e do fluxo intestinal, razão principal que leva as pessoas a incluir o alimento em suas refeições.

17. Melhora a Hidratação do Corpo:

Quer deixar sua pele mais hidratada? Coma mamão! A fruta tem baixa concentração de sódio e também impede a retenção de líquidos, fazendo com que seu corpo fique mais hidratado e sua pele mais bonita.

Também possui alto teor de água, fator que contribui para uma melhor hidratação.

Vale comentar que o betacaroteno e o licopeno também contribuem para deixar a pele ainda mais bonita e saudável.

18. Melhora da Visão:

Não é apenas a cenoura que ajuda a prevenir os problemas de visão, o mamão também contribui para isso. O motivo? A presença de vitaminas antioxidantes dos tipos A, Vitamina C e Vitamina E. Mais um motivo para colocar a fruta no seu cardápio, não é mesmo?!

19. Combate a Fadiga:

Quem pratica muito exercício físico ou sofre constantemente com a fadiga pode contar com o mamão para resolver o problema.

A fruta contém fósforo que além de ajudar a combater esse mal contribui também para o aumento da resistência física.

20. Redução do Colesterol:

As fibras presentes na fruta contribuem não apenas para uma boa digestão com o também para a redução do colesterol.

A pectina também contribui para essa tarefa, reduzindo a absorção de gorduras pelo organismo.

Vale lembrar que é preciso aliar o consumo da fruta a atividades físicas frequentes e alimentação saudável.

21. Rica fonte de vitamina C

A Vitamina C é ótima para melhorar o sistema imunológico e prevenir gripes e resfriados.

A boa notícia para aqueles que consomem mamão é que a fruta não é ácida, permitindo que seja ingerida em maior quantidade e possui até dez vezes mais Vitamina C que a laranja.

22. É Rica em Carotenoides:

Duas substâncias presentes nessa fruta regulam a produção de enzimas e ajudam a combater células cancerosas. São elas os carotenoides e o licopeno.

Além disso, a presença de isotiocianatos ajudam a prevenir o câncer de mama, de pulmão, pâncreas, cólon e de próstata.

23. Previne Enjoos:

Se você sofre com enjoos ou está no primeiro trimestre da gravidez – época em que esse problema é mais constante, inclua o mamão nas suas refeições diárias.

A fruta produz um efeito tônico no estômago e nos intestinos e, portanto, ajuda a prevenir as náuseas.

Uma opção perfeitamente saudável para as grávidas que estão sempre a buscar um meio de evitar os temidos enjoos.

24. Fortalece o Sistema Imunológico:

Talvez você pense que isso acontece devido a presença da Vitamina C, mas na verdade ela não é a única responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico daqueles que incluem o mamão em sua alimentação.

Aliada a Vitamina A, torna-se um composto imbatível na prevenção de gripes e resfriados.

Sem contar a presença das vitaminas do complexo B, que também trazem benefícios para o sistema imunológico.

25. Ajuda a Emagrecer:

As frutas já são naturalmente grandes aliadas daqueles que estão lutando contra a balança, mas você sabia que o mamão possui apenas 3,9 calorias a cada 100g?

Então, sempre que sentir aquela vontade de comer um doce ou até mesmo na hora do lanche coma um pedaço dessa deliciosa fruta.

26. Previne a Asma:

O risco de desenvolver asma é menor em pessoas que consomem uma quantidade elevada de certos nutrientes. Um desses nutrientes é o beta-caroteno, contido em alimentos como mamão, damasco, brócolis, melão, abóbora e cenouras.

27. Reduz o Risco de Câncer:

Consumir o beta-caroteno antioxidante, encontrado em papayas, pode reduzir o risco de câncer. Entre os homens mais jovens, dietas ricas em betacaroteno podem desempenhar um papel protetor contra o câncer de próstata, de acordo com um estudo publicado na revista Cancer Epidemiology and Prevention Biomarkers.

28. Fortalece os Ossos

Baixa ingestão de Vitamina K foram associados a um maior risco de fratura óssea. O consumo adequado de Vitamina K é importante para uma boa saúde, pois melhora a absorção de cálcio e pode reduzir a excreção urinária de cálcio, o que significa que há mais cálcio no corpo para fortalecer e reconstruir os ossos.

29. Diminui os Níveis Elevados de Açúcar no Sangue:

Estudos têm demonstrado que as pessoas com diabetes tipo 1 que consomem dietas com fibras elevadas têm níveis mais baixos de glicemia, e as pessoas com diabetes tipo 2 podem ter níveis melhores de açúcar no sangue, lipídios e insulina. Um pequeno Mamão fornece cerca de 3 gramas de fibra, o que equivale a apenas 17 gramas de carboidratos.

30. Ajuda a Prevenir a Constipação:

O Mamão contém uma enzima chamada papaína que ajuda a digestão; Na verdade, pode ser usado como um licuador de carne. O Mamão também é alta em teor de fibra e água, ambas ajudam a prevenir constipação e promover a regularidade e um trato digestivo saudável.

31. É Fonte de Fibras:

O teor de fibras, potássio e vitaminas no Mamão ajuda a afastar as doenças cardíacas. Um aumento na ingestão de potássio juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio é a mudança dietética mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

32. Anti-inflamatório Natural:

A colina é um nutriente muito importante e versátil encontrado em papayas que ajuda nossos corpos no sono, movimento muscular, aprendizado e memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

33. Atua como Cicatrizante Natural: 

Quando usado topicamente, o mamão amassado parece ser benéfico para promover a cicatrização de feridas e prevenir a infecção de áreas queimadas.

Os pesquisadores acreditam que as enzimas proteolíticas quimopapanas e papaína no mamão são responsáveis por seus efeitos benéficos. As pomadas contendo a enzima papaina também foram usadas para tratar úlceras decúbito (escaras).

34. Promove a Saúde do Cabelo:

O Mamão também é excelente para o cabelo porque contém Vitamina A, um nutriente necessário para a produção de sebo, o que mantém o cabelo hidratado.

A Vitamina A também é necessária para o crescimento de todos os tecidos corporais, incluindo a pele e os cabelos.

A ingestão adequada de Vitamina C, que o mamão pode fornecer, é necessária para a construção e manutenção de colágeno, que proporciona estrutura à pele.

35. Melhora a Digestão e o Fluxo Intestinal:

Um dos benefícios mais conhecidos dessa fruta é a melhora da digestão e do fluxo intestinal, razão principal que leva as pessoas a incluir o alimento em suas refeições.

36. Mamão Combate Rugas: 

O envelhecimento precoce é um processo natural da pele que pode ser atrasado com a adotando hábitos saudáveis.

Mamão é uma fonte saudável de vitamina E, vitamina C e betacarotenos que, graças ao seu efeito antioxidante, diminui o dano celular da pele e previne as rugas precoces.

37. Alivia os Sintomas da Mentruação:

Mulheres que sofrem durante o período menstrual devido às cólicas, deveriam incluir mais mamão em sua alimentação.

Portanto, seu composto ativo, a papaína, promove o fluxo normal durante o período menstrual e dá uma sensação calmante dessa dor intensa.

38. Combate o Mau Colesterol:

Por ser rico em pectina, um polissacarídeo que ajuda a reduzir a absorção de gorduras, o mamão pode ser consumido a fim de normalizar as taxas de colesterol no organismo.

39. Combate a Acne: 

O látex obtido a partir dos mamões é usado para tratar as áreas da pele afetada pela acne. O lado carnudo da pele de Mamão pode ser usado como uma máscara para curar a acne. Além disso, uma dieta que inclui mamões ajudará a curar as condições internamente, tornando a pele mais clara.

40. Mamão Ajuda no Crescimento do Cabelo:

Os mamões são muito eficazes para manter o cabelo saudável. A vitamina A contida no Mamão é utilizado na produção de sebo, um composto que é crucial para manter o cabelo liso, brilhante e hidratado.

Além disso, a aplicação externa do extrato de Mamão no couro cabeludo pode ajudá-lo a se livrar da caspa.

Malefícios do Mamão

Pessoas com alergia ao látex também podem ser alérgicas ao Mamão, porque o mamão contêm enzimas chamadas chitanases. Portanto, eles podem causar uma reação cruzada entre o látex e os alimentos que os contêm.

Para alguns, o mamão maduro pode ter um odor desagradável. Portanto, você pode minimizar esse cheiro, misturando frutas cortadas com suco de limão. As sementes do mamão, apesar de provas desagradáveis para alguns, são perfeitamente seguras de consumir.

Sair da versão mobile