Benefícios das Plantas

Pau de Lacre é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 11/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

Pau de Lacre é rico em propriedades medicinais que beneficiam a saúde do corpo humano. A Pau de Lacre ou “árvore da febre” é uma planta utilizada por adeptos da medicina alternativa para aliviar problemas como reumatismo e impingem.

Também conhecida como árvore da febre, goma lacre e lacre branco, o Pau de Lacre é usado na medicina alternativa para tratar reumatismo, dermatose, impingem e ferimentos ocasionados por insetos.

No entanto, a importância medicinal não é o único destaque do pau-de-lacre e plantas do gênero, uma vez que sua relevância inclui a produção de gomas, pigmentos, óleos essenciais e peças da indústria madeireira.

Do tronco da Vismia guianensis, é possível extrair um látex chamado goma-guta, por exemplo. Aliás, sua goma resinosa é usada na fabricação de esmalte, indicado para impingem.

Propriedades da Pau de Lacre:

É um tipo de planta com poder antimicrobiano e atividade anti-inflamatória, devido à diminuição na quantidade de óxido nítrico – notada em testes clínicos, segundo referências encontradas na internet a respeito de pesquisa neste sentido.

Existem ainda citações de propriedades antineoplásicas (contra proliferação patológica das células que resulta em tumor benigno ou maligno) e antioxidantes ligadas à espécie Vismia guianensis. Então, confira agora os Benefícios da Pau de Lacre Para Saúde:

Benefícios da Pau de Lacre Para Saúde:

  • Enquanto remédio caseiro, o chá de pau-de-lacre é aproveitado para combater as dores causadas pelo reumatismo, sendo que esta palavra muito conhecida na linguagem popular é bastante ampla.
  • Reumatismo costuma servir de sinônimo para condições como artrite reumatoide ou osteoartrose, quando a pessoa apresenta inflamação na articulação.
  • Quem sofre com doenças reumatológicas, ou seja, aquelas que no geral acometem especialmente articulações, ossos e músculos, costuma sentir dores intensas que atrapalham até mesmo as atividades diárias comuns, comprometendo a qualidade de vida.
  • Uma das indicações do chá de Pau de Lacre é a redução das inflamações nas articulações, além de ser empregado ainda popularmente em feridas causadas por insetos e dermatoses, entre outras situações.
  • O termo costuma ser um sinônimo para osteoartrose ou artrite reumatoide e é bastante empregado quando o paciente apresenta alguma inflamação na articulação.
  • O chá de Pau de Lacre obtido a partir do cozimento das cascas da planta tende a ser recomendado quando a ideia é atacar os males e incômodos causados pelas doenças reumatológicas. Já no caso de problemas de pele, geralmente, a infusão das folhas do vegetal costuma ser a alternativa mais indicada.

Como Usar a Pau de Lacre:

Se a sua intenção for combater os males trazidos pelas doenças reumatológicas, você pode fazer um benéfico chá, a partir da decocção das cascas do Pau de Lacre.

Para quem deseja aliviar os problemas dermatológicos, o mais indicado é a infusão feita a partir das folhas do Pau-de-Lacre.

Sair da versão mobile