Benefícios das Plantas

Lírio é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

O Lírio é uma bela flor que é cultivada em toda a Europa, América do Norte e Norte da Ásia e tem muitos valores medicinais.

Ele é uma planta aquática, com propriedades medicinais no tratamento de insônias, ansiedade, dor de garganta, feridas, inflamação uterina, diarreia e inflamações da pele.

Famoso por seu aroma requintado e por seus grandes benefícios para a saúde, pode ser encontrado nos jardins ao redor do mundo, especialmente em climas temperados, é onde ele melhor pode ser cultivado, porque é difícil para esta planta sobreviver a geada.

Ele possui forma de trombeta e é encontrado em várias cores como rosa, amarelo, vermelho e laranja. Algumas flores de lírio também são conhecidas por terem cores mais profundas em suas pétalas internas. A flor é conhecida por ser usada de várias maneiras.

Propriedades Nutricionais do Lírio:

O Lírio do vale contém dois glicósidos – Convallamarin, que tem ação diurética, e Convallarin, que tem uma ação purgante. Ele também contém flavonoides, saponinas, ácido cítrico, ácido málico, óleo essencial e cardenolidas. Além destes, Convallatoxins, Convalluside e Convallatoxol também são encontrados nestas plantas bonitas floração.

Ele é antiespasmódico, diurético, emético, laxante, purgativo, tônico cardíaco, sedativos e antipirético por natureza. É usado principalmente na forma de chá, tintura, extrato, infusão e óleo essencial.

Os Lírios secos contêm uma grande quantidade de fibras, sódio e carboidratos. Os bulbos de lírio têm proteínas e amido e também contêm pequena quantidade de Cálcio, Ferro, Fósforo, Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina C. Então, a seguir, confira Os 20 Benefícios do Lírio Para Saúde:

Benefícios do Lírio Para Saúde:

1. Pode ser Usada Para Prevenir Ataque Cardíaco:

Grande variedade de glicósidos presentes nesta flor ajuda a diminuir as chances de um ataque cardíaco e cura-os de forma eficiente. Isso funciona como um coração e é eficaz Contra doença cardíaca valvular, hidropisia, debilidade cardíaca e congestão cardíaca.

2. Mantém a Digestão Saudável:

Esta erva é conhecido por ser utilizado como um substituto para o aloés devido à sua ação purgante e qualidades laxante. Este, por sua vez, mantém processo digestivo do corpo suave.

3. Ajuda a Combater a Depressão:

Estudos revelaram que óleos extraídos do Lírio são usados na aromaterapia para tratar dores de cabeça, depressão e melancolia.

4. Auxilia no Combate a Insônia:

O Lírio possui propriedades sedativas e anafrodisíacas, que por sua vez diminuem o desejo sexual e também ajudam no tratamento contra ansiedade e insônia.

5. Benéfica no Tratamento de Tumores e Úlceras:

Sabe-se também que os bolbos frescos ou secos da flor de Lírio são muito eficazes no tratamento de úlceras e inflamações devido às suas propriedades adstringentes e suavizantes. Esta flor também é aplicada em tumores duros e é conhecida por suavizá-los de forma imediata.

6. Trata de Angina Pectoris:

Esta flor é conhecida por reduzir a dor torácica causada por espasmos das artérias coronárias. Também melhora o fornecimento de oxigênio no músculo cardíaco.

7. Trata Problemas Mentais:

O Lírio também é usado para aliviar problemas mentais como depressão e melancolia. É usado para tratamento de aromaterapia e trata várias debilidades psicológicas. É usado para tratar perda de memória, apoplexia e epilepsia. O uso regular do óleo da Flor de Lírio fortalece as células cerebrais e melhora os processos cognitivos do cérebro.

8. Benéfico no Tratamento de Doenças Pulmonares:

Ele é usado para tratar Doenças Pulmonares como enfisema e Asma. É também usado na fabricação de medicamentos para edema pulmonar.

9. Auxilia no Tratamento da Infecção Urinária:

A tintura preparada a partir de óleo da Flor de Lírio é utilizada para o tratamento da infecção do trato urinário. Ele limpa o bloqueio da uretra.

10. Promove o Tratamento de Queimaduras:

Uma pomada feita com o Lírio é utilizada para tratar queimaduras e outras feridas sem deixar cicatrizes. Também é útil na cicatrização dos tecidos cicatriciais forma rápida e eficaz.

11. Ajuda a Reduzir Cicatrizes:

Esta flor é usada para fabricação de pomada para tratar pequenas queimaduras, cicatrizes e feridas. É útil para cicatrizar os tecidos lesados de forma rápida e eficaz. Este óleo também remove manchas escuras da superfície da pele.

12. Benefícios da Flor do Lírio  Para o Parto:

Há mais um uso terapêutico desta flor. Ele está sendo usado em caso de contrações fracas, enquanto chega o tempo do parto.

13. Proporciona Saúde à Pele:

O óleo desta flor é infundido com água destilada para preparar um tônico. Este tônico é conhecido por efeitos de iluminação da pele. Ele também funciona como um adstringente da pele.

14. Funciona Como Antipirético:

O Lírio do vale diminui a produção de calor no corpo, reduzindo a taxa de circulação. Ele também é usado para tratar a Febre.

15. Benefícios do Lírio Para Reduzir a Pressão Sanguínea:

Ele também ajuda a tratar a doença valvular cardíaca, debilidade cardíaca, hidropisia e insuficiência cardíaca congestiva. Os flavonoides presentes na erva estimula as artérias, ajuda na dilatação do sangue. As suas propriedades diuréticas ajuda na redução do nível da pressão sanguínea.

Outros Benefícios do Lírio:

  • Reduz a dor associada a problemas articulares como Gota e Reumatismo;
  • O óleo essencial é usado para tratar a paralisia, choque e perda da fala;
  • Impede a retenção de líquidos no corpo;
  • Ajuda a tratar a Conjuntivite;
  • Decompõe Pedras nos rins.

Malefícios do Lírio:

Como muitas outras ervas, o Lírio do vale também é considerado venenoso se não for usado na quantidade certa. Primeiro, consulte o seu médico antes de usar a planta e use-a apenas sob a orientação dele.

Sair da versão mobile