Frutas

Pupunha fruta: 30 benefícios e informação nutricional

Por Alan Costa, em 24/03/2018 (atualizado em 12/08/2021)

Dentre os frutos que tem origem em terras brasileiras, de certeza a Pupunha está entre que mais trazem benefícios à saúde. O Fruto vem de uma árvore nativa da região Amazônica, chamada de pupunheira, a Pupunha é rica em nutrientes que são de suma importância para o bom funcionamento do nosso corpo.

A fruta trata-se de uma espécie de palmito, sendo por isso também popular de palmito de Pupunha, que contém um alto valor energético e nutricional, podendo substituir o palmito normal.

Com cachos coloridos em verde, vermelho e amarelo, a fruta pode ser encontrada facilmente à venda nessa localidade, onde é consumido amplamente pela população.

Como se não bastasse tudo isso, há quem diga, ainda, que a fruta também é excelente substituta do milho quando utilizada para ração animal.

Valor Nutricional da Pupunha

Esta fruta possui riquíssimo valor nutricional, tais como: proteínas; fibras; vitamina B6; vitamina E; vitamina C; vitamina B1; vitamina B3; fósforo; selênio; zinco; cálcio; Ômega 3; potássio e ferro. Agora, confira em detalhes os Benefícios da Pupunha Para Saúde.

Benefícios da Pupunha Para Saúde

1. Alivia Sintomas Pré-Menstruais:

A quantidade de ferro considerável na fruta pode diminuir os sintomas pré-menstruais em até 40%, se comparado com aquelas que não ingerem o mineral regularmente.

2. Contribui Para o Desenvolvimento do Cérebro:

Segundo estudos feitos, a Pupunha garante um desenvolvimento saudável do cérebro de crianças. De acordo com a pesquisa, o ferro presente na fruta auxilia na parte motora, sócio-emocional e neurofisiológica do cérebro.

3. Melhora a Função Muscular:

A saúde muscular pode ser melhorada com o consumo regular da Pupunha, porque ela auxilia na produção de mioglobina (uma proteína muscular) que transporta oxigênio da hemoglobina para células musculares.

4. Previne a ocorrência de um AVC:

A ingestão da vitamina presente na fruta também pode ajudar na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. A dieta com base na fruta ainda faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

5. Reduz a Hipertensão:

Os hipertensos possuem um alto risco de desenvolver as tão temidas doenças cardiovasculares, mas com o auxílio da vitamina C presente na Pupunha, a pressão arterial do corpo tende a reduzir.

6. Melhora a Saúde dos Olhos:

Constantemente atacados pelos radicais livres, em decorrência de sua constante e intensa exposição à luz, os olhos contam com os benefícios da vitamina presente na fruta para a proteção dos olhos.

7. Fortalece os Ossos:

O cálcio é um mineral que também se encontra na fruta, responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteomalacia e osteoporose.

8. Regula os Batimentos Cardíacos:

Nosso coração é como uma “bomba de combustível” ele bomba o sangue para que ele circule por todo o nosso corpo. Além disso, o consumo de Pupunha pode ajudar nessa contração muscular; ele ajuda nesse processo de contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos e faz o sangue circular de maneira correta.

9. Melhora a Coagulação Sanguínea:

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso corpo, aliado a outras proteínas o cálcio presente na fruta tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

10. Controla o Açúcar no Sangue:

Na falta de potássio, os níveis de açúcar no sangue, podem ficar desregulados e isso pode gerar problemas de saúde, tanto se estiverem altos ou baixos demais. Entretanto, o consumo da fruta pode ajudar no controle da diabetes.

11. Aumenta o Ganho de Massa Muscular:

O potássio presente na Pupunha tem um importante papel na resistência muscular, pois ele contribui para a contração e relaxamento dos músculos, ele também é indicado para prevenir câimbras.

12. Previne Doenças Cardiovasculares:

Muitos não sabem, mas o potássio que a Pupunha tem, serve como vasodilatador, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial.

13. Previne a Doença de Alzheimer:

A quantidade de vitamina E presente na fruta pode ajudar a reduzir a progressão do Alzheimer. Além disso, estudos mostram que a dose diária da vitamina E, ajuda na diminuição de até 65% no desenvolvimento da doença.

14. Previne a Esclerose Lateral Amiotrófica:

A moda do desafio do balde de gelo tomou conta das redes sociais. Entretanto, pouca gente parou para ver do que se tratava, na verdade, era uma campanha para angariar fundos para pesquisa dessa doença cuja sigla é ELA – uma doença degenerativa que afeta a capacidade de movimentar-se, comer e respirar. A vitamina E ,entretanto, atrasa o início desta doença e/ou retarda a sua progressão.

15. Previne o Câncer de Próstata:

Alguns tumores dependentes da testosterona tem o crescimento diminuído com a ação da vitamina E que se encontra na Pupunha, ela ajuda prevenir tumores, como o da bexiga e da próstata.

Outros Benefícios da Pupunha Para Saúde

  • Previne câncer;
  • Combate a constipação;
  • Alivia dor de artrite;
  • Previne o escorbuto;
  • Alivia asma;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Combate gripe e resfriado;
  • Melhora a saúde gestacional;
  • Aumenta a energia corporal;
  • Esta fruta por conter anti-inflamatório, ela ajuda a combater infecções e inflamações no corpo;
    Por conter magnésio, esta fruta ajuda a melhorar o humor;
  • Esta fruta é rica em vitamina A, que é excelente para manter a mucosa;
  • Muitas pessoas ainda não sabem, mas esta fruta contem propriedades que ajuda a regular a pressão sanguínea;
  • Por esta fruta conter vários nutrientes, ela é essencial para combater a dor de cabeça.

 

 

 

Sair da versão mobile