Benefícios das Plantas

Palo Santo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 03/09/2021)

Palo Santo possui ricas propriedades medicinais que são essenciais para saúde do corpo humano.

Para quem não conhece, o Palo Santo parece apenas um simples pedaço de madeira aromática, que costuma ser usado como incenso. No entanto, ele vai muito além disso.

Feito de forma 100% natural, não agride a natureza e funciona como um equilibrador, harmonizando um ambiente, limpando as energias negativas e atraindo bons fluidos.

De acordo com a alquimista e perfumarista botânica, Mell Dias, o produto ainda ajuda a prevenir doenças, pois tem propriedades de limpeza física e espiritual. Também é afrodisíaco e diminui as tensões entre pessoas.

O que é o Palo Santo:

Considerada mágica, esta madeira sagrada, como uma Fênix, deve esperar a morte para passar pelo processo de renascimento, através da ação do tempo, das variantes do meio ambiente e sem a intervenção humana.

As propriedades espirituais vêm durante a morte da árvore Bursera Graveolens. Cada árvore vive por até 90 anos. A resina aromática somente poderá ser extraída dos troncos após a morte natural da árvore (tombamento) e a mesma deve permanecer no mesmo local por um período que varia de 4 a 10 anos curando ao tempo e no mesmo local para se transformar no verdadeiro Palo-Santo.

Ou seja, é durante este tempo, quando a árvore viva se transforma, que o Palo Santo ganha suas propriedades sagradas.

O aroma do Palo Santo, surpreendentemente doce e macio, é realmente bastante único. Tão único que é difícil de acreditar que você está queimando madeira ao senti-lo.

Origem do Palo Santo:

O Palo Santo (Pau Santo) foi muito utilizado pelos Xamãs (Pajé) Incas em rituais de cura e conexão espiritual na antiguidade. Difundida até hoje pelos povos indígenas brasileiros, a madeira sagrada ficou muito conhecida por seus poderes na cura física e metafísica, podendo ser direcionada a agir no nível energético limpando o corpo magnético que envolve o corpo físico, mental e também no ambiente, renovando e purificando os fluidos de energia.

O Incenso traz um aroma forte e marcante, com capacidades terapêuticas que acalmam e relaxam. O Palo Santo pode ser encontrado no cerrado brasileiro, em diversos estados, mas ainda assim é uma madeira muito rara, pois, para que a madeira possua todos seus potenciais curativos como seu especial aroma, é necessário que a árvore complete seu ciclo de vida entre 80 e 90 anos.

Depois de tombar, a madeira deve ficar repousando no local de 4 à 10 anos. Processo necessário para que a madeira passe a ser de fato “Santa”, com todos seus benefícios maturados.

Propriedades do Palo Santo:

O Palo Santo possui 3 principais componentes químicos, que explicam seus benefícios. São eles:

  • Limoneno: Cerca de 62,88% desse composto está presente no óleo essencial de Palo Santo e na madeira que é queimada como incenso. Este ingrediente-ativo desperta a criatividade, reduz a ansiedade e é estimulante. Age também como desinfetante atmosférico, ou seja, limpa o ambiente de energias negativas.
  • Terpineol: Este composto aumenta a imunidade, é tônico, fungicida e bactericida, além de transmitir equilíbrio.
  • Menthofuran: É um excelente anticongestionante e também antiviral. Traz reflexão e atitudes mais conscientes.

Benefícios do Palo Santo Para Saúde:

  • Controla as enfermidades atuais causadas pelo estresse, trazendo paz e harmonia. Isso por causa de suas propriedades de limpeza física e espiritual.
  • Seu aroma ajuda a aprofundar os momentos espirituais de Meditação e contemplação, além de relaxar a mente e induzir a uma sensação de abandono do que não serve mais. Com isso, transporta para uma atmosfera única de paz e tranquilidade.
  • É afrodisíaco. Como ajuda a melhorar a qualidade espiritual do relacionamento, pode ser usado no quarto do casal para trazer mais momentos íntimos, amorosos e felizes.
  • Conecta as pessoas com o amor humano, aumentando a capacidade de dar e receber.
    Alivia o estresse.
  • Elimina conflitos domésticos.
  • O aroma da madeira serve como um repelente de mosquito 100% natural, ideal para quartos de crianças.
  • É antidepressivo, diurético, depurativo (purifica o organismo), antirreumático, antisséptico, antifúngico, entre outros.

Como Usar o Palo Santo:

  • Como já dito, os produtos derivados do Palo Santo são o incenso (bastão de madeira) e o óleo essencial.
  • Tanto um, como o outro, podem ser utilizados para purificação, limpeza e harmonização de ambientes e pessoas,
  • Para o uso do bastão de incenso do Palo Santo, se queima uma ponta e, conforme, vai saindo a fumaça, se defuma o ambiente ou a nós mesmos ou outra pessoa, que esteja precisando de limpeza energética.
  • Já o óleo essencial do Palo Santo tem a vantagem de poder ser usado com mais facilidade em várias situações de nosso dia a dia.
  • Em uma situação de estresse, por exemplo, para se acalmar, pode-se fazer uso do perfume e aroma do óleo essencial.
  • O aroma do óleo essencial ou do incenso do Palo Santo, contribuem para estimular a espiritualidade, fortalece as capacidades de meditar e contemplar, relaxa e acalma a mente e produz sensação de leveza e desapego, nos proporcionando sensação de paz e tranquilidade.
  • O óleo essencial e o incenso, por acalmarem e pacificarem, também harmonizam e melhoram o relacionamento entre as pessoas.
  • O Palo Santo também pode ser utilizado como repelente de mosquito, 100% natural.

Cuidados na Utilização do Palo Santo:

  • Toda queima e fumaça resulta em fuligem e monóxido de carbono, porém, como um dos principais ingredientes ativos, presentes no Palo Santo é o limoneno, a inalação de sua fumaça é bem tolerada, só devendo ser interrompida, em caso de reações respiratórias e/ou alérgicas.
  • Ao fazer uso do Palo Santo para purificação de um local, é necessário manter o ambiente bem ventilado e arejado.
  • É recomendável evitar a inalação direta da fumaça produzida pela queima da madeira do Palo Santo.
  • O uso do Palo Santo em locais com baixa umidade relativa do ar, ou muito fechados, pode provocar irritação das vias aéreas e respiratórias.
  • Pessoas com alergias respiratórias e doenças pulmonares é melhor não fazer uso do produto.
  • Para saber se a madeira do Palo Santo foi produzida de forma natural, e se é de boa qualidade, é necessário que ela tenha perfume, mesmo antes de ser queimada. Se a madeira não tiver perfume, não terá propriedades terapêuticas.

Malefícios do Palo Santo:

Segundo os otorrinolaringologistas, toda fumaça apresenta algum tipo de partícula tóxica para a respiração (como fuligem, monóxido de carbono, entre outros), mesmo no caso de produtos naturais.

No entanto, como um dos principais ingredientes-ativos presentes no Palo Santo é o limoneno, os especialistas afirmam que a inalação é bem tolerada e só deve ser interrompida em caso de reações alérgicas.

Para saber se o Palo Santo que está comprando é de qualidade, o dicado é inalar a madeira. Você identifica um bom Palo Santo pelo aroma. Se a madeira for perfumada, está dentro do esperado. Se não tiver cheiro não compre, pois não vai exalar quando queimada.

Sair da versão mobile