Frutas

Ingá Dedo fruta: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 20/08/2021)
beneficio do inga dedo

Ingá Dedo (Ínga edulis Mart) pode ser encontrado em várias regiões do país, principalmente as mais próximas a rios ou lagos. Fruto de uma árvore chamada de ingazeira e pertencente à família das leguminosas, o ingá possui sementes e uma polpa branca e adocicada, que torna o seu sabor único, exótico e delicioso.

No vocabulário indígena, a palavra “ingá” significa “embebido” ou “ensopado”, em referência à sua polpa, meio aquosa. Mais comum na Amazônia, a fruta pode ser encontrada pelo nome mais popular de ingá-do-mato e ingá-verdadeiro. Fora do Brasil, ela é comum em qualquer outro país da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

Em geral, a ingazeira, que pode chegar a medir até 15 metros de altura, dá frutos mais de uma vez por ano, podendo ser encontrados em mais de 300 espécies diferentes, a maioria delas presente na Floresta Amazônica.

O Ingá Dedo possui propriedades medicinais valiosas à nossa saúde, como adstringentes, antirreumáticas, antiartríticas e disentérica. Sendo assim, consumi-la pode prevenir e tratar diversos males que atingem o nosso corpo.

Se você nunca viu a fruta antes, é interessante que você saiba que ela pode ser encontrada comumente em quintais das casas de roça, em mercados municipais, geralmente em forma de vagem para consumo pelos amantes da fruta.

Apesar de pouco popular nas cidades brasileiras, aos poucos o ingá vem sendo descoberto e apreciado pelas pessoas e aproveitada para preparação de picolés, mousses, sorvetes e sucos. Então, confira Os 20 Benefícios do Ingá Dedo Para Saúde:

Benefícios do Ingá Dedo Para Saúde:

1. Ingá Dedo Para Dores de Cabeça:

Devido às suas propriedades adstringentes, a Ingá Dedo pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas. Portanto, se você sofre com o problema e desde que não seja causado por quadros clínicos mais graves, pode consumir a fruta para aliviar os sintomas.

2. Benefícios da Ingá Dedo Para a Pele:

Pode-se extrair o óleo da semente de Ingá Dedo para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que a Ingá Dedo é rica em polifenóis, Vitamina A, Vitamina B, Vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso a Ingá Dedo é altamente nutritiva e hidratante para pele.

3. Benefícios da Ingá Dedo Para Aliviar o Reumatismo:

A Ingá Dedo da é conhecida por aliviar a dor e inflamação ocasionada devido à artrite e reumatismo.

4. Possui Propriedades Diuréticas:

A Ingá Dedo possui propriedades disentéricas, o que significa que inseri-lo diariamente na sua alimentação pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, combatendo diversos problemas, dentre eles, a diarreia.

5. Combate Problemas Intestinais:

O ingá possui propriedades desintéricas, o que significa que inseri-lo diariamente na sua alimentação pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, combatendo diversos problemas, dentre eles, a diarreia.

6. Previne a Artrite:

Se você é predisposta a desenvolver inflamações, como é o caso da artrite, saiba que consumir o ingá também pode ajudar neste sentido. Isso porque a fruta possui propriedades anti-artríticas, o que significa que ela pode prevenir o desenvolvimento da doença, além de evita crises no caso de pacientes já diagnosticadas.

7. Combate Dores no Geral:

Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir o ingá pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral. Portanto, se você sentir qualquer desconforto neste sentido, pode contar com a fruta para ser a sua aliada no alívio dos sintomas.

8. Ajuda no Tratamento de Feridas:

Diz-se que a Ingá Dedo possui nutrientes com altos níveis de ácidos graxos ômega, polifenóis e Vitamina E, que são bastante saudáveis. Tradicionalmente, esses princípios ativos da Ingá Dedo são utilizados para curar feridas e prevenção de infecções.

9. Ajuda na Prevenção de Doenças Ósseas:

O Ingá também é rico em cálcio. O cálcio é um mineral que é essencial para as pessoas que querem ter ossos fortes e saudáveis. Além disso, o consumo regular de Ingá pode ajudar a prevenir condições como artrite e osteoporose.

10. Combate a Prisão de Ventre:

O Ingá possui enzimas que digestivas que são eficazes no combate a prisão de ventre. Além disso, se você quer se prevenir da prisão de ventre, consuma o Ingá regularmente para não sofrer desta condição.

11. Baixar a Pressão Arterial:

As propriedades cardiotônicas presentes no Ingá, fazem dele, um dos melhores alimentos para baixa a pressão. Além disso, você pode se prevenir de doenças cardíacas, consumindo regularmente o Ingá dedo.

12. Combate Inflamações:

O Ingá é um fruto muito incrível! Isso porque ele possui alto teor de taninos. Esses taninos são os principais elementos para combater inflamações que podem surgir no corpo.

Confira Outros Benefícios do Ingá Dedo Para Saúde:

  • Antiartrítica.
  • Dor de cabeça
  • Anti-reumático.
  • Diarreia.
  • Disentérica.
  • Ajuda contra Dores.
  • Reduz o reumatismo.
  • Diminuir os problemas intestinal.
  • Evitar Disenteria.
Sair da versão mobile