Benefícios das Plantas

Abajerú é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 12/09/2021)

A ​Abajerú é uma planta medicinal, também conhecida como Bajarú, Guajerú, Abajero, Ajuru ou Ariu e é muito utilizada no tratamento da diabetes, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, principalmente da diabetes tipo 2.

No entanto, também pode ser usada para controlar a diarreia e a inflamação das articulações e da pele.

O seu nome científico é Chrysobalanus icaco e, pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

Veja tudo sobre esta planta:

Origem da Abajerú:

Originária da América Tropical, com forte presença na área litorânea, o Abajerú é um arbusto da família das Chrysobalanaceae.

A planta possui frutos comestíveis, também usados na produção de doces e suas folhas, na forma de chá, são eficazes para tratar algumas doenças, pois possuem propriedades hipoglicemiante, antiblenorrágico, antidiabético e antirreumático.

O uso da Abajerú é ornamental e também para estabilizar bordas praia e evitar a erosão. A planta é tolerante ao sal e sobrevive bem ao inverno. Ela pode chegar a medir entre um e três metros. A cor das folhas varia de verde à vermelha, enquanto que a casca assume coloração acinzentada ou marrom avermelhada, com manchas brancas.

Propriedades e Benefícios:

O Abajerú possui propriedades hipoglicemiante, antiblenorrágico, antidiabético e antirreumático. A planta é indicada no tratamento de casos de blenorragia, diarreias crônicas, leucorreia, reumatismo, câncer e diabetes tipo dois.

Acredita-se também que o uso do Abajerú é eficaz para abaixar o colesterol e no processo de emagrecimento. A parte utilizada da planta são as suas folhas e a forma indicada para consumo é por meio da infusão de suas folhas.

Como Utilizar a Abajerú:

Recomenda-se consumir o Abajerú por meio da infusão de suas folhas, que podem ser encontradas trituradas e secas em farmácias e lojas de produtos naturais.

Chá de Abajerú:

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo chá de Abajerú, basta seguir os seguintes procedimentos:

  • Leve ao fogo duas colheres de sopa de folhas do Abajerú, junto com meio litro de água filtrada.
  • Deixe ferver por 10 minutos, tampe o recipiente e espere amornar.
  • Beba o chá de acordo com a orientação dada pelo médico.

Contraindicações e Malefícios:

Embora não existam relatos de efeitos colaterais ou contraindicações na literatura pesquisada, lembre-se que todo e qualquer tratamento, inclusive o natural, só deve ser utilizado após a orientação de um especialista.

Alertas:

É importante frisar que todo e qualquer tratamento – seja ele medicamentoso ou natural – deve ser utilizado apenas após orientação especialista e em todo seu decorrer possuir acompanhamento médico.

O intuito é sempre o de mostrar que a medicina natural pode agregar em sua saúde, mas para tanto deve ser utilizada com bom senso e segurança. Saúde é um assunto de extrema seriedade, e nem todo prejuízo pode ser revertido, então sempre busque auxílio médico.

Embora não existam relatos de reações adversas, caso sinta qualquer efeito colateral interrompa o uso imediatamente.

Sair da versão mobile