Especiarias e Temperos

Massala: benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 11/04/2018 (atualizado em 26/08/2021)

A Massala possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse fruta que pode ser uma grande aliada da saúde.

A Massala ou Garam Massala é um mix de temperos da cultura indiana bastante comentado no mundo das dietas e muito recomendado por acelerar o metabolismo.

Bom, segundo a dieta ayuvérdica, um dos segredos para que se coma pouco é colocar os sabores doce, salgado, amargo, ácido, adstringente e picante numa única refeição.

Pois bem, juntos os indianos entendem que eles ajudam na digestão, na absorção adequada de seus componentes e na queima de gordura.

Mas como unir esses sabores? A Medicina Ayurveda acredita que através de uma mistura de ervas e especiarias tudo isso será feito e fará ainda mais, também ajudará a digerir toxinas, purificando o corpo e a mente!

Esta medicina entende que estamos tão acostumados com os temperos em nossa cozinha que muitas vezes nem nos damos conta de que possuímos uma verdadeira farmácia ao alcance de nossas mãos, para tratar e prevenir enfermidades.

Bom, a Massala tem esse nome por ser muito forte e causar uma sensação “quente” ao ser consumido e também por ser comumente usado em pratos quentes.

Ele não possui uma receita fixa, pois em cada lugar da Índia a receita é diferente, e cada família tempera o seu massala com o que mais gosta por isso os ingredientes variam muito. Então, confira Os 15 Benefícios da Massala Para Saúde:

Benefícios da Massala Para Saúde:

1. Fortalece o Coração:

O chá preto (um dos principais constituintes de Massala) é conhecido pelas fortes propriedades antioxidantes que contém. Além disso, especiarias como Cravo também ajudam a diminuir a quantidade de colesterol ruim e melhoram a quantidade de colesterol bom.

2. Auxilia na Perda de Peso:

Sabe aquela vontade de comer um doce após as refeições, ou de comer um salgado antes do prato principal? A Massala elimina tudo isso, porque dá à nossa língua tudo o que ela precisa de uma só vez. E não é só isso. Ela é formada por muitos ingredientes conhecidamente termogênicos, como o gengibre, a Canela e a Pimenta do Reino. Estes elementos aceleram o metabolismo e ampliam a capacidade de metabolização da gordura corporal.

3. Propriedades Anti inflamatórias:

Outro elemento essencial da Massala, é conhecido por seu sabor sólido e cheiro severo. Seja como for, oferece uma grande variedade de vantagens. O cominho é conhecido por atenuar às propriedades oxidantes. Da questão ácida às doenças cardíacas, essa efetiva fixação controla sua freqüência cardíaca, melhora a assimilação e atualiza seu sistema de digestão.

4. Saúde Bucal:

A Massala sempre foi utilizado para combater inúmeras doenças de bem-estar. Os cravinhos são uma ótima fonte de agentes de prevenção do câncer, cálcio, vitaminas e gorduras insaturadas ômega 6. Eles são incríveis em diminuir a dor de dente e a cavidade dentária e, dessa forma, foram utilizados em todo o mundo. Da mesma forma, eles ajudam você a montar uma estrutura resistente sólida, expulsando venenos de seu corpo.

5. Estimulam as Enzimas Pancreáticas:

Agem na atividade da pepsina, tripsina e ocasiona o aumento da lipase pancreática e amilase (digestão de amido e glicogênio).

6. Combate o Resfriado:

Acreditava fortalecer o sistema imunológico e manter as infecções comuns bem longe, Massala é infundido com a bondade de todas as propriedades antibacterianas, anti fúngicas, antiparasitárias de suas especiarias constituintes. Além disso, os efeitos do Cravo, Canela, e gengibre fazem do Massala uma ótima maneira de manter a tosse e os resfriados afastados.

7. Melhora o Fusionamento  do Fígado:

Induzem maior secreção de ácidos biliares, que desempenham um papel fundamental na absorção e digestão de gorduras.

8. Previne o Diabete:

Cravo, Canela são conhecidos por ajudar a prevenir diabetes, aumentando a sensibilidade à insulina no corpo e diminuindo os níveis de açúcar no sangue. A Canela é conhecida por manter a mente nítida e prevenir o aparecimento de doenças como Alzheimer e o Cravo pode ajudar seu corpo a utilizar melhor os açúcares.

9. Controla os Níveis de Colesterol:

Fixações normais como o trabalho de pimenta, cravo, canela e cardamomo são incríveis para diminuir os níveis de colesterol. A canela, um elemento primário de Massala, é lucrativa para indivíduos com diabetes tipo 2. Ele reduz os níveis de açúcar e é uma fonte surpreendente de fibra e Cálcio. Também melhora a sua memória, combate a malignidade e mantém os problemas cardíacos sob controle.

10. Combate o Envelhecimento Precoce:

A Massala é uma incrível fixação hostil a amadurecimento, uma vez que incorpora fixações intensas, por exemplo, canela, pimenta, erva doce e assim por diante, conhecidas como fixações de ocorrência sobrenatural com inúmeras vantagens. Adicione mais anos à sua existência com Massala.

Outros Benefícios da Massala Para Saúde:

  • Promovem o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Elas são antioxidantes;
  • Ativam as enzimas digestivas;
  • Promovem o metabolismo dos carboidratos e das proteínas;
  • Ajuda na regularidade intestinal;
  • Acelera o metabolismo – o que ajuda a emagrecer;
  • Aliviam tensão muscular, cólicas e cansaço;
  • Previnem alguns tipos de câncer;
  • Fortalecem ossos e músculos;
  • Previnem doenças cardiovasculares;
  • Mantêm o colesterol sob controle.

Receita de Massala:

INGREDIENTES

  • 1 colher de sopa de cominho em pó;
  • 1 1/2 colher de chá de semente de coentro em pó;
  • 1 1/2 colher de chá de gengibre em pó;
  • 1 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino moída;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1/2 colher de chá de cravo-da-índia em pó;
  • 1/2 colher de chá de noz-moscada em pó.

MODO DE PREPARO

  • Levar todos os ingredientes de uma só vez a uma frigideira.
  • Eles devem ser tostados rapidamente, da mesma forma que preparamos uma farofa.
  • Pode dourar os ingredientes, mas nunca deixe eles queimarem.
  • A Massala já está pronta! Agora basta armazená-la em um recipiente de vidro.
  • O vidro evita que os nutrientes sejam perdidos.
  • Como uma última dica, separe um pouco da Massala em um pequeno pote de vidro fechado, como uma saleira, e leve na sua maleta ou bolsa.
  • Essa atitude vai ajudar você a consumir a Massala com mais regularidade.
Sair da versão mobile