Benefícios das Plantas

Jasmim é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

O jasmim (Jasminum officinale), é uma flor muito popular, tanto na área de flores ornamentais, quanto na área da medicina natural, sendo também conhecido como jasmin, jasmim-amarelo, jasmim-branco, jasmim-dos-poetas, jasmim-da-China, jasmim-de-São-José, jasmim-da-Espanha, jasmim-da-Itália, jasmineiro e jasmine (inglês).

Inclui os sinônimos botânicos Jasminum sambac e Jasminum grandiflorum. Pertencente à família das Oleaceae.

Benefícios da Jasmim Para Saúde:

O jasmin é usado na aromaterapia, por seu odor forte e adocicado, que estimula a libido portanto, é reconhecido como um afrodisíaco. Porém, ele faz muito mais por quem o usa, tanto para a saúde mental quanto física:

É um leve analgésico natural e relaxa a musculatura do pescoço apaziguando as dores de cabeça.

Alivia sintomas da TPM e menopausa, a irritabilidade emocional, calores intensos e “nervos à flor da pele”

Cicatrização e regeneração da pele quando usado em casos de acne ou feridas em cicatrização

Ajuda a curar gripes e resfriados age como anti-inflamatório, antisséptico, analgésico e expectorante, aliviando os sintomas e acelerando a cura do corpo de gripes e resfriados.

Calmante e antidepressivo acalma o cérebro tirando você dos pensamentos giratórios obsessivos, estimula o pensamento positivo.

Tem ação equilibradora da produção hormonal, podendo ser usado positivamente na depressão pós parto e qualquer outra sintomatologia depressiva.

Como Usar o Jasmim:

O chá ainda é a maneira mais popular e fácil de se consumir a planta. Tradicional da China, essa bebida aromática é ideal para quem deseja relaxar após um dia estressante, ou, apenas garantir uma noite de sono mais tranquila e sadia.

Apesar do jasmim ser extremamente benéfico, sempre tome cuidado ao consumi-lo.

O ideal é sempre procurar a orientação de um especialista, e comprar a planta em casas especializadas. Uma boa opção também é cultivar a erva em casa.

O ideal é fazer o chá com flores secas, mas as flores frescas também são seguras para o consumo.

Para fazer o chá de jasmim você deve ferver uma xícara de água e depois acrescentar uma colher de jasmins, de forma seca ou in natura.

Em seguida, abafe a xícara com um pires ou tampa por cerca de três minutos. Após essa infusão, coe, filtre a bebida e o chá estará pronto. Você pode consumir o chá sempre que desejar relaxar.

Sair da versão mobile