Benefícios das Plantas

Mureré é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 06/04/2018 (atualizado em 12/09/2021)

O Mureré é um arbusto muito ramificado. Suas folhas possuem formato ovalado, já as flores violáceas ou roxas quando novas, brancas mais tarde.

Uma das características dessas flores também vem do perfume exalado.

Ele tem grande semelhança com o jasmim.

O Mureré é da família das Moraceae, também conhecida como Amapá doce, congona, mururé, murerú, murerú de terra firme, muirapiranga; urupi (Bolívia), quecho, tamamuri. Arbusto muito ramificado, de folhas mais ou menos ovais, flores violáceas ou roxas quando novas, brancas mais tarde.

O perfume do Mureré lembra muito a do jasmim. Também conhecida como amapá doce, congona, mururé, murerú, murerú de terra firme, muirapiranga; urupi (Bolívia), quecho, tamamuri. Arbusto muito ramificado, de folhas mais ou menos ovais, flores violáceas ou roxas quando novas, brancas mais tarde. Talvez por isso ela ganha a fama de mudar as coisas difíceis, a cor da morte para a cor da pureza, do lilás ou roxo para a flor branca.

Origem da planta Mureré:

O Mureré (Pistia stratiotes) é uma planta aquática de origem amazônica, encontrada em lagos, lagoas e rios. Ela é conhecida popularmente por alface-d’água, pajé, erva-de-santa-luzia, flor-d’água, lentilha-d’água, mururé-pagé, pagé, pasta,. mureru e repolhinho-d’água.

Ela é muito popular entre os indígenas que a utilizam de várias formas para diversas enfermidades. É uma planta ornamental aquática, pouco exigente em relação ao local para crescimento, que possui raízes longas e folhas dispostas em rosetas.

A inflorescência é em forma de cachos, que possuem flores roxas ou rosadas. Propaga-se por folhas submersas, rizomas ou sementes.

A planta vegeta em todo tipo de água, seja pura, barrenta, poluídas ou paradas, exceto em água salgada. Ocorre na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

Propriedades da planta Mureré:

A planta possui variadas propriedades terapêuticas tais como antissifilítica, antiasmática, antidisentérica, antiartrítica, anti-herpética, anti-hemorroidária, antidiabética, anti-inflamatória, diurética, emoliente, expectorante e maturativa. Então, confira agora os Benefícios do Mureré Para Saúde:

Benefícios da planta Mureré Para Saúde:

  • O Mureré é utilizado, na medicina popular, em forma de pó, suco ou infusão para cicatrização de feridas, alívio de tosses, hemorroidas, para dores reumáticas e no controle da diabetes.
  • Ela é usada na medicina natural para alívio de várias enfermidades e principalmente na região amazônica, que possui pouco acesso aos postos de saúde e hospitais.
  • Mureré é usado em projetos paisagísticos para ornamentação de variados ambientes, embelezando o espaço com suas belas folhas e flores.
  • Mureré possui outra propriedade interessante que é para remoção de nódoas, óleos e graxas de roupas e produtos diversos. Basta deixar a planta alguns dias dentro de um balde com água, para liberação do princípio acre; depois esfregá-la no objeto. Suas raízes, após cozimento, constituem boa alternativa para alimentação de porcos.
  • Alivia as dores reumáticas, artríticas e da coluna. Estimulante do sistema nervoso. Depurativa, elimina feridas, úlceras, manchas da pele e afecções cutâneas originadas por impureza do sangue.

Como Usar a planta Mureré:

Na maioria dos casos, a forma de preparo do Mureré mais usado para absorver todos os efeitos medicinais é o chá. Mas, preste atenção! Pois a bebida não pode ser ingerida e, sim, usada na forma externa. A única forma de fazer uso das propriedades medicinais internamente é a partir da extração do látex. Este, por sua vez, deve ser misturado a outros chás com propriedades análogas.

Já em relação a casca, seu uso pode ser feito através da decocção, que é uma forma de deixar a casca da planta descansando em um pouco de água. Nesse caso, toda a substância dela é transferida para a água, que pode ser usada como compressa, por exemplo.

Onde Encontrar o Mureré:

Ele é encontrado em lagos, rios, lagos e serve como serve como habitat de peixes e micro invertebrados aquáticos, além de ser despoluidora da água.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Sair da versão mobile