Benefícios das Plantas

Alcaparra: benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 26/08/2021)

alcaparra surgiu no mediterrâneo e foi utilizada entre os milênios como finalidade de disfarçar os sabores muito exóticos das carnes servidas na Idade Média.

Na Itália, a alcaparra cresceu em toda a costa e se tornou ingrediente fundamental para os tradicionais molhos a base de ervas e até mesmo os de tomates.

No Brasil, a alcaparra começou a ser utilizada no nordeste do país, onde ela se desenvolveu e ganhou fama por toda a nossa extensão. Hoje, é considerada um tempero essencial da alta gastronomia e faz parte de diversos pratos luxuosos, como os que levam molho tártaro e vinagretes.

Por isso, ela vem sendo difundida e conhecida por toda a população aos poucos, que começou a apreciar o sabor e o tempero dessa planta tão saborosa.

O que é Alcaparra?

A alcaparra é uma planta utilizada como acompanhamento de diversos pratos, sejam eles doces ou salgados. Seu nome científico é Capparis Spinosa e seu sabor é ideal para temperar molhos, antepastos e até mesmo servir como cobertura de pizzas. Em primeiro lugar, na cozinha italiana, a alcaparra não só é muito utilizada, mas é também, sinônimo de alta gastronomia e bom gosto.

Valores Nutricionais da Acaparra:

As alcaparras são altamente nutritivas e contêm muitas vitaminas e minerais. 100 gramas de alcaparras contêm 3 g de fibra dietética que promove a digestão. Além disso, ela contêm 2 g de proteínas que são os blocos de construção do corpo.

Eles são ricos em vitaminas, Vitamina B1 ou Tiamina (0,018 mg), Vitamina B2 ou Riboflavina (0,139 mg), vitamina B3 ou Niacina (0,652 mg), Vitamina B5 ou Ácido pantotênico (0,027 mg) de Vitamina B6 ou Piridoxina (0,023 mg) Vitamina B9 ou Ácido Fólico ou Folato (23 μg), Vitamina C ou ácido ascórbico (4 mg),Vitamina E ou alfa-tocoferol (0,88 mg), Vitamina K ou filoquinona (24,6 μg)

Certamente, a alcaparra também é rica em minerais vitais, como Cálcio, Ferro e Sódio. 100 gramas de alcaparras contêm cerca de 40 mg de Cálcio, 1,7 mg de Ferro e 2960 mg de sódio. Eles também são ricos em teor de água que mantém a hidratação adequada do corpo. Além disso, ela também contêm Selênio, flavonoides, quercetina, kaempferol e antocianinas que provaram benefícios para a saúde. Agora, confira Os 40 Benefícios da Alcaparra Para Saúde!

Benefícios da Alcaparra Para Saúde:

1. Possui Propriedades Anti-inflamatórias:

Alcaparra ou extratos de alcaparras mostraram possuir poderosas propriedades anti-inflamatórias. Compostos como catequina, ácido cafeico, ácido siringídico, rutina e ácido ferúlico que são encontrados em alcaparras ajudam na redução da inflamação, controlando a expressão de genes que regulam as citocinas que são substâncias imunomoduladoras.

Portanto, a inflamação é o principal motivo do desenvolvimento do inchaço de qualquer parte do corpo. Assim, as propriedades anti-inflamatórias das alcaparras ajudam no controle dos sintomas de artrite, sinusite e muitos outros distúrbios inflamatórios no corpo.

2. Hidrata a Pele:

A alcaparra também é rica em água. Além disso, ela mantem a hidratação adequada da pele e evita que a pele se torne seca. As pessoas com pele seca também podem se beneficiar com as alcaparras devido aos seus efeitos hidratantes.

3. Reduz o Colesterol:

Colesterol como LDL e VLDL, triglicerídeos em quantidades excessivas podem danificar nosso corpo e causar doenças do coração, cérebro, etc. Além disso, os extratos de Capparis spinosa ou alcaparras demonstraram reduzir os níveis de todos esses lipídios nocivos no corpo, de acordo com um estudo de pesquisa.

4. Trata os Cânceres:

Os extratos de alcaparra são usados ​​em certos medicamentos como o medicamento uygur para sua atividade anticancerígena ou antitumoral. As alcaparras mostraram matar câncer ou células tumorais por um processo chamado apoptose ou morte celular programada.

5. Alivia Flatulência:

Alcaparra ajuda a aliviar dor de estômago e flatulência. Além disso, esses botões picantes são comidos para melhorar o apetite.

6. Ajuda a Controlar a Diabetes:

A planta contêm produtos químicos que mantêm o açúcar no sangue sob controle. Evite consumir grandes quantidades de alcaparras se você já estiver usando medicamentos para diabetes, pois ambos tendem a baixar o açúcar no sangue.

7. Alívio da Congestão:

Isso também é conhecido por evitar o congestionamento no peitoral. Reduz a fleuma.

8. Alívio da Pele Seca:

As alcaparras são boas para a pele seca. Eles podem ser usados ​​diretamente na pele para mantê-lo hidratado.

9. Trata Distúrbios da Pele:

Também é usado no tratamento de distúrbios da pele, como vermelhidão da pele, irritação e espinhas. Por isso, as alcaparras são usadas em produtos de cuidados da pele. Além disso, ela ajuda a diminuir o processo de envelhecimento devido às suas propriedades antioxidantes.

10. Promove o Crescimento do Cabelo:

As alcaparras são amplamente utilizadas nos produtos para o cabelo, uma vez que é rica em vitamina B e Ferro. Ambos são conhecidos por promover o crescimento do cabelo. A vitamina B ajuda a circulação sanguínea em nosso corpo. Assim, sustenta a saúde geral dos cabelos, pois a circulação sanguínea é uma condição primária para o cabelo saudável e brilhante. O Ferro ajuda a prevenir a perda de cabelo.

11. Auxilia no Emagrecimento:

Por ser hipocalórica, a alcaparra não engorda. Ou seja, quando há a adição do tempero, a ingestão calórica é quase irrelevante, o que ajuda bastante quem está em busca de uma perda de peso. Mas além disso, alcaparra ajuda na questão da saciedade, diminuindo a fome como um todo.

Por fim, ela também é fonte de fibras, tornando a digestão mais eficaz, o que reflete diretamente no sobrepeso. Mas é sempre bom lembrar que todos esses benefícios devem ser aliados com uma dieta saudável e que apenas o consumo de alcaparra não é suficiente para garantir um emagrecimento constante.

12. Possui Efeito Detox:

Como falamos logo acima, a alcaparra é rica em fibras, que são essenciais para que o sistema digestivo funcione corretamente. Essas fibras causam, também, um efeito detox, ou seja, liberam o organismo de inúmeras toxinas acumuladas ao longo do dia, devido à uma alimentação desregulada.

É por esse motivo que vemos na Internet alguns sucos detox que utilizam da alcaparra como ingrediente principal.

13. Boa Para quem Sofre com Diabetes ou Faz Dieta Low Carb:

A alcaparra tem baixíssimo teor de carboidratos, o que a torna excelente para quem aposta em uma dieta low carb ou para quem sofre com diabetes, tipo I ou II. Porém, é sempre válido consultar seu médico de confiança antes de inserir qualquer nova alimento na sua dieta, especialmente se ela for muito controlada.

14. Mantém a Pressão Controlada:

Para quem sofre com pressão alta, a alcaparra pode ser excelente aliada para diminuir as crises e até mesmo os desconfortos causados pelo aumento súbito dela. A alcaparra melhora a circulação sanguínea e estimula os vasos a trabalharem melhor, diminuindo sua dilatação geral.

15. Mantém Ossos Saudáveis:

As alcaparras consistem em boa quantidade de Vitamina K que ajuda a aumentar a densidade de seus ossos. Isso ajuda a diminuir as chances de problemas relacionados aos ossos, como osteoporose, artrite etc., o que acontece devido à redução da densidade óssea.

16. Protege Contra os Raios Ultravioleta Prejudiciais:

Como todos sabemos que os raios UV podem até levar a canceres da pele como o melanoma. Certos compostos em alcaparras possuem propriedades de proteção fotográfica. Eles nos protegem de raios UV prejudiciais e reduzem a vermelhidão ou eritema da pele causada por raios UV. Usou-o com frequência para se beneficiar.

17. Ajuda na Digestão:

As alcaparras são carregadas com fibra que ajuda no gerenciamento de peso e suporta a digestão. Numerosos tipos de problemas de digestão crônica como constipação são facilmente curados ao consumir essa fruta surpreendente. Facilita o movimento do intestino no corpo e sua eliminação do corpo.

18. Trata a Anemia:

A anemia é a falta de hemoglobina suficiente no sangue. Isso leva a cansaço excessivo, cansaço se leve e falta de ar e mesmo insuficiência cardíaca, se muito grave.

As alcaparras consistem em boa quantidade de Ferro que promove a formação de hemoglobina no organismo e cura a anemia. Eles também possuem Vitamina C que permite a absorção de Ferro do sistema alimentar.

19. Ajudar a Aliviar o Congestionamento:

Muitas pessoas sofrem de excesso de produção de fleuma ou muco que se reúne no tórax e nas vias respiratórias. Isso leva ao aperto do peito, dor no peito, etc. As alcaparras tornam o trato respiratório saudável, eliminam o excesso de muco ou fleuma e aliviam o congestionamento.

20. Bom Para os Olhos:

As alcaparras consistem em boa quantidade de Vitamina A que é considerada muito benéfica para a visão saudável. Também ajuda no tratamento de problemas oculares e câncer associado.

21. Reduz os Distúrbios da Pele:

As alcaparras são enriquecidas com Vitamina E e antioxidantes, alcaparras mostram ação calmante em direção a uma ampla gama de distúrbios da pele, como irritação, erupção cutânea, acne, vermelhidão, espinhas e inflamação. Devido a isso, é um dos ingredientes especiais na variedade de cuidados com a pele e produtos cosméticos.

22. Ajuda a Manter o Cabelo Saudável:

As alcaparras consistem em boa quantidade de vitamina B e Ferro que a torna uma das frutas mais vantajosas para promover o crescimento do cabelo e a prevenção da perda de cabelo. A vitamina B é muito essencial para garantir um fluxo de sangue adequado e suave no couro cabeludo. Isso faz raízes de cabelos, cordões de cabelo e couro cabeludo fortes, saudáveis, brilhantes e nutridas.

23. Rico em Vitaminas e Minerais:

Alcaparras têm uma abundância de todas as vitaminas e minerais. Essas vitaminas e minerais são necessárias para o bom funcionamento de todas as partes do corpo e processos metabólicos no corpo.

Portanto, são necessários para tornar a pele saudável e brilhante, para promover o crescimento de cabelos saudáveis ​​e brilhantes. Além disso, eles são necessários para evitar o desenvolvimento de várias doenças de saúde.

Alcaparras com seu rico conteúdo vitamínico e mineral é certo para torná-lo saudável, e também tem uma pele brilhante e cabelos exuberantes.

24. Dentes Mais Fortes:

alcaparra tem sido uma excelente fonte de vários minerais, como Ferro, Cobre, Cálcio e Sódio. O Cálcio é muito benéfico para preservar a densidade de ossos e dentes em seu corpo. Além disso, o consumo de alcaparra mantém seus dentes fortes e saudáveis. Problemas como a cárie dentária, dentes quebrados e quebradiços, gume inchado e outros problemas dentários podem ser facilmente evitados com o consumo regular desta fruta.

25. Benefícios da Alcaparra Para Memória:

As investigações iniciais sugerem que os extratos de alcaparra têm efeitos benéficos no cérebro para melhorar a aprendizagem e a memória.

Outros Benefícios da Alcaparra Para Saúde:

  • Estimula o apetite, a digestão, influencia a secreção de enzimas digestivas.
  • É considerado um antigo remédio contra o reumatismo.
  • Um bom diurético, remove edema e retenção de água no corpo.
  • A alcaparra pode ser usada por diabéticos, além disso, também é usado como agente preventivo no desenvolvimento de diabetes.
  • Contém uma abundância de antioxidantes que tornam a alcaparra um bom protetor de vasos sanguíneos contra danos e aparência de arteriosclerose e trombo.
  • A alcaparra é utilizada internamente no tratamento de infecções gastrointestinais, diarréia, gota e reumatismo.
  • Externamente, é usado para tratar condições de pele, fraqueza capilar e contusões fáceis.
  • Os botões florais não abertos são laxantes.
  • Eles são usados ​​internamente no tratamento da tosse e externamente para tratar infecções oculares.
  • A decocção da planta é utilizada para tratar o tordo vaginal.
  • As folhas são machucadas e aplicadas como cataplasma no tratamento da gota.
  • As peças de alcaparra têm sido usadas para aliviar a dor reumática em medicamentos tradicionais.
  • A alcaparra ajuda a reduzir a dor de estômago e as condições de flatulência.
  • Excelentes níveis de ácido cáprico, glicoparósido e óleo essencial, que atuam como adstringente, afrodisíaco, antiespasmódico, aperiente, calmante, diurético, tônico e vermífugo.
  • A alcaparra é indicada para casos de nevralgias – sobretudo a ciática –, além de aumentar a diurese, melhorar o funcionamento do fígado, e combater a flatulência.
  • O tempero conta com sódio, cálcio, magnésio e outros nutrientes. Além disso, sua grande quantidade de flavonoides antioxidantes faz com que atue na proteção de algumas células, melhorando o colesterol e o combatendo o envelhecimento precoce.

Malefícios das Alcaparras:

Em primeiro lugar, se você estiver com uma dieta com baixo teor de sódio, você deve evitar alcaparra, uma vez que eles são uma fonte rica de sódio.

Um sinal comum de comer alcaparra em excesso é a sede extrema. Então, tente consumi-lo em quantidades moderadas.

As alcaparras retêm a água naturalmente, uma vez que contêm uma quantidade elevada de sódio. Portanto, esta retenção de água pode fazer você se sentir inchado. Tenha cuidado ao comer uma quantidade excessiva de alcaparras.

Além disso, você sofre de pressão alta, você deve evitar comer alcaparras. O excesso de sódio aumenta o volume sanguíneo, uma vez que retém a água. O excesso de ingestão de sódio pode colocar o corpo em risco de doenças cardíacas.

Outro efeito colateral de comer muitas alcaparras é o risco de desenvolver osteoporose. O sódio diminui sua densidade óssea, o que os faz perder força. Também, evita que seu corpo absorva cálcio, o que é crucial para a construção e manutenção da saúde óssea. A condição óssea fraca geralmente leva à osteoporose. Além disso, se você já possui osteoporose, fique longe de alcaparras.

As alcaparras devem ser evitadas quando você está grávida ou está passando por qualquer cirurgia.

Sair da versão mobile