Benefícios das Plantas

Rícino é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 10/04/2018 (atualizado em 11/09/2021)

O Rícino que tem como nome cientifico Ricinus communis, é uma euforbiácea popular pelos Egípcios como planta oleosa há mais de 3000 anos.

No papiro de Ebers está escrito que o óleo da planta (Ricinus communis) tem propriedades que ajudam a relaxar e também servia para a saúde capilar.

As sementes da planta (Ricinus communis) ainda continham substâncias tóxicas, que têm um efeito parecido ao do veneno dos fungos do género Amanita, que são os fungos que atacam e destroem os glóbulos vermelhos dos animais de sangue quente.

O Rícino é uma planta que possui propriedades medicinais, também popular como mamona, bafureira e carrapateiro, cujas sementes produzem um óleo que tem propriedades que ajudam no tratamento de artrite, prisão de ventre e até mesmo da caspa.

Vale ressaltar que os os ácidos graxos do óleo de Rícino, como o ômega 6 e ômega 9, colaboram com a hidratação dos cabelos ressecados.

Propriedades da Planta:

As propriedades da planta incluem sua ação antioxidante, germicida, laxante e anti-inflamatória.

Benefícios da planta Rícino:

A planta serve para tratar dor reumática, artrose, artrite, gota, prisão de ventre, problemas digestivos, úlceras de pele, prurido, micose, verrugas, erupções cutâneas, combater caspa e piolhos.

Modo de usar o Rícino:

As partes usadas da planta são suas sementes e suas folhas. Para tratar a prisão de ventre, você pode usar 1 colher de sopa do óleo da planta por dia.

Malefícios da Planta:

Os possíveis efeitos colaterais da planta incluem cólicas intensas, vômitos, náuseas e desidratação. As folhas e as sementes da planta são tóxicas e deve ser utilizadas somente sob orientação de um especialista.

Contraindicações da Rícino:

A planta é contraindicada para grávidas, lactantes e até mesmo crianças pequenas. Além disso, indivíduos que possuam cólon irritável e obstrução intestinal não são recomendados utilizar a planta.

Sair da versão mobile