Benefícios das Plantas

Mil Folhas é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 03/09/2021)

A Mil-Folhas, de nome científico achillea millefolium, é uma planta que apresenta pequenas folhas divididas em vários segmentos e odor parecido ao da cânfora. Pertencente à família asteraceae e originária da Europa, esta planta é cultivada em quase todo o território brasileiro e pode ser conhecida por várias outras denominações, tais como aquileia, erva de carpinteiro, erva dos carreteiros, mil em rama, mil folhada, prazer das damas e outras.

Segundo a mitologia grega, Aquiles – exceto o seu calcanhar – foi mergulhado nesta planta para fortalecer-se e tornar-se poderoso. Devido às suas propriedades medicinais, o chá preparado com a Mil Folhas pode ser usado para prevenir e tratar diversas doenças. Veja tudo sobre esta planta:

Origem da Mil Folhas:

Com o nome científico de Achillea millefolium, a planta Mil Folhas pertence á família Asteraceae. Originária da Europa, é uma plana cultivada em quase todo território brasileiro, podendo ser conhecida regionalmente como aquiléia, erva de carpinteiro, atroveran, erva dos carreteiros, erva de cortaduras, mil em rama, milefólio, mil folhada, novalgina, nariz sangrento, erva dos militares, pronto alívio, prazer das damas e muitos outros nomes. Além de ser uma bela planta, com delicadas e pequenas flores claras, a Mil-Folhas possui propriedades medicinais importantes para o tratamento e prevenção de diversas doenças.

Propriedades da Mil Folhas:

As principais propriedades medicinais e fitoterápicas da planta Mil Folhas: analgésica; adstringente; antibiótica; anti-inflamatória; antiespasmódica; antisséptica; antipirética; antimicrobiana; aromática; diurética; digestiva; expectorante; estimulante e tônica.

Benefícios da Mil Folhas:

Como analgésica, a planta Mil Folhas é eficaz para aliviar diversas dores, em especial dores de cabeça, estomacais e dores de dente. Quem sofre de cólicas menstruais ou de ciclos menstruais irregulares também é beneficiado pelo consumo da planta, que reduz as cólicas e regulariza os ciclos.

Ainda, a planta Mil Folhas é excelente para tratar acnes, espinhas e afecções de pele em geral; desintoxica o organismo; estimula a eliminação de líquidos pela urina, eliminando diversas bactérias e toxinas e reduzindo a incontinência urinária; reduz e até cura a diarreia, melhora gradativamente a circulação sanguínea; aumenta o apetite; é eficiente auxiliar no tratamento de gastrite; alivia azias e má digestão; promove a melhora de problemas anais, como hemorroidas e flatulências.

Modo de Consumo da Mil Folhas:

Para consumir a planta Mil Folhas, o meio mais indicado é sua infusão. Para tanto, leve ao fogo 2g das folhas bem lavadas, secas e picadas, juntamente com 200ml de água. Deixe ferver por dez minutos, então abafe e aguarde amornar. Beba o chá de Mil Folhas duas vezes por dia.

Malefícios da Mil-Folhas:

A planta Mil Folhas é fortemente contraindicada para gestantes e lactantes, pois suas fortes propriedades podem causar prejuízos ao feto ou recém-nascido. Recomenda-se que, em caso de aplicações da planta ou seu extrato na pele, o contato direto do local afetado com o sol seja evitado, para que não ocorram manchas, ardências e outras complicações.

Seu uso excessivo ou por um longo período pode provocar dermatites, alergias e dores de cabeça. Ainda, pode interferir no resultado de tratamentos e terapias hipertensivas, hipotensivas e anticoagulantes, além de provocar mal estar em geral.

Caso sinta qualquer reação indesejada, interrompa o uso imediatamente e busque auxílio médico. Frisamos que qualquer tratamento medicamentoso, seja ele natural ou não, deve ser acompanhado de perto por um especialista de confiança.

Sair da versão mobile