Frutas

Pêssego fruta: 40 benefícios e informação nutricional

Por Alan Costa, em 20/03/2018 (atualizado em 13/08/2021)
pessego

O Pêssego é uma das mais consumidas no mundo, mas quando se fala de Pêssego, quais os benefícios para o corpo?

Com seu sabor agradável o Pêssego é uma excelente fonte das vitamina C, vitamina A e vitamina B. Também possui muito potássio, sódio, fósforo e carotenoides.

Todavia, há que comê-los crús. Cozidos, ou enlatados, perdem a maioria de suas propriedades naturais, ou medicinais.

É uma das frutas mais recomendadas por nutricionistas para aqueles que querem perder peso, pelo seu baixo teor de calorias, e por sua atuação no organismo como laxante/diurético natural.

Outra vantagem para o corpo quando se come Pêssego, é a ativação que faz dos sucos digestivos, o que resulta numa verdadeira limpeza dos rins e vesícula biliar.

A vitamina A e o potássio, em conjunto, auxiliam na contração do músculo cardíaco, fazendo do Pêssego uma ótima opção para quem faz exercício físico regularmente.

Também melhora a visão, restringe doenças gastrointestinais, proporciona energia e força muscular, além de ativar as defesas naturais para evitar doenças que atacam a pele.

O consumo regular de Pêssego tem, ainda, outro grande benefício. Por causa da vitamina C, cumpre papel importante no processo de absorção do ferro, o que previne doenças respiratórias, sangramento da gengiva, e uma melhora da saúde do sangue, além de fazer com que o corpo reaja de forma rápida na cicatrização.

Valor Nutricional do Pêssego

Abundante em vitaminas A, C e do complexo B, o Pêssego possui altos níveis de antioxidantes e é conhecido por fortalecer o sistema imunológico. É também um ótimo aliado para quem quer emagrecer, pois atua como diurético natural no nosso organismo.

Frutas com nível de água elevado em sua composição promovem maior saciedade a quem as come. É o caso do Pêssego, que combina seu alto teor de água com um gosto adocicado que, em conjunto, fornecem uma sensação ainda maior de satisfação logo após ser ingerido, sendo esse um dos importantes benefícios do Pêssego para a boa forma. Então confira agora os Benefícios do Pêssego Para Saúde:

Benefícios do Pêssego Para Saúde

1. Benefícios do Pêssego Para a Saúde Muscular

As proteínas desempenham um papel importante na contração muscular e coordenação. As proteínas estão presentes nos tecidos musculares sob a forma de diversos microfilamentos e fornece a estrutura muscular. E como o Pêssego é rico em proteínas, seu consumo pode ser muito útil.

O crescimento do músculo depende da adequação de proteínas no corpo. É extremamente importante criar um equilíbrio entre a taxa de síntese de proteína muscular e a repartição destas proteínas musculares.

A taxa de degradação de proteínas do músculo varia dependendo das condições específicas, por exemplo, o requisito de proteínas é diferente durante a velhice, quando a repartição dos músculos acelera e é diferente para formadores de resistência que também seria necessário considerar a temporização perfeita, juntamente com a quantidade de ingestão de proteína.

2. Auxilio o Desenvolvimento do Feto:

Durante a gravidez, o consumo de alimentos com este nutriente e suplementos com a vitamina, beneficiam e auxiliam o desenvolvimento do tecido e o crescimento saudável do feto.

3. Ajuda no Equilíbrio Hormonal:

Os benefícios do Pêssego incluem regular o equilíbrio dos hormônios no corpo humano.

4. Alívio de Dores:

Encontra-se ainda entre os benefícios do Pêssego o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.

5. Benefícios do Pêssego Para Embelezar Unhas e Cabelo:

A saúde e vitalidade dos cabelos e das unhas, está diretamente ligada aos excessos ou carências. Entretanto, para obter um aspecto saudável, recomenda-se uma alimentação balanceada ao invés de suplementos e medicações. A ingestão incorreta desta vitamina, pode causar queda de cabelos, unhas quebradiças e pele seca.

6. Está envolvido nas Reações Químicas:

O fósforo, presente no Pêssego atua como um participante em número de reações químicas que ocorrem dentro do corpo. Além disso, empresta uma ajuda na utilização adequada dos vários nutrientes que entram no organismo.

7. Alivia as Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, presente no Pêssego. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.

Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.

8. Para a Saúde Bucal:

As propriedades do Pêssego também fortalecem as gengivas, evitando retrações, gengivites e outros problemas, protegendo também o esmalte do dente. Como ele trabalha no fortalecimento e na densidade dos ossos, é fundamental para a saúde bucal como um todo.

9. Benefícios do Pêssego Para a Concentração:

O Pêssego, quando consumido em quantidades suficientes, pode ajudar a concentração de foco e energia, o que irá aumentar cognitivamente e o desempenho mental . O aumento do fluxo de sangue para o cérebro devido à atividade de glóbulos vermelhos do ferro é o que resulta neste importante benefício.

10. Ajuda na Formação de Hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico no Pêssego. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.

Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

11. Para o Ganho de Massa Muscular:

A relação mais direta entre a vitamina A do Pêssego e o ganho de massa muscular se dá através das funções dessa vitamina no metabolismo ósseo. Uma vez que a vitamina A tem entre as suas funções a manutenção da densidade óssea, o consumo diário de vitamina A fornece vantagens claras para quem procura ganhar massa muscular através de treinos de resistência, ao diminuir consideravelmente o risco de fraturas.

Para jovens que procuram ganhar massa muscular, trata-se de um ponto extremamente importante, uma vez que para eles os benefícios da vitamina A resultam em crescimento adequado.

Como antioxidante, não é possível deixar de mencionar para que serve vitamina A na proteção dos músculos após o treino. A liberação de radicais livres é grande após a realização de esforços intensos, de modo que a neutralização dessas substâncias protege o músculo de uma degradação considerável.

Por fim, o estímulo aos níveis de testosterona vindo da vitamina A afeta diretamente o ganho de massa muscular. Manter bons níveis dela no corpo é mais um dos passos para estimular a produção de testosterona, algo que certamente interessa a todos os fisiculturistas.

12. Melhora a Memória:

Lembrar que as funções cerebrais também dependem muito dos nutrientes que são usados pelo nosso corpo, de modo a ingestão adequada de fósforo melhora significativamente o poder de memória e concentração. E nada melhor do que adicionar o Pêssego na sua dieta, que é rico em fósforo.

13. Benefícios do Pêssego Para a Prevenção da Distrofia Muscular:

Ao manter os ossos saudáveis e sua forma, a vitamina A do Pêssego desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.

A deficiência de vitamina A ou xeroftalmia pode levar à cegueira, aumento das infecções virais, porém a deficiência só é considerado um problema nos países em desenvolvimento, onde é a principal causa da cegueira em crianças.

14. Para o Aumento de Energia:

Assim como grande parte dos benefícios das vitaminas do complexo B, uma das principais funções da vitamina B3 – como é conhecida a vitamina B3 – é auxiliar na conversão dos alimentos em energia. A vitamina B3 permite que as gorduras e carboidratos sejam transformados em combustíveis para as células.

15. Ajuda a Tratar a Insônia:

O Pêssego também é útil no tratamento da insônia no corpo humano e também melhora os hábitos de sono e qualidade das pessoas, regulando os seus ritmos circadianos. A contagem de células vermelhas do sangue adequada também pode resultar em menor flutuação da pressão arterial, que pode muitas vezes manter as pessoas acordadas à noite.

16. Ajuda no Equilíbrio da Umidade da Pele:

A vitamina B3 é quase como uma substância milagrosa para manter a pele saudável, macia e brilhante. Além disso, melhora as células da pele de forma eficiente e make torna firme. A vitamina é melhor assim para evitar bolhas na pele, como espinhas e acne. O consumo regular de niacinamida ajuda a aumentar o equilíbrio de umidade da pele.

17. Benefícios do Pêssego Para a Formação de Proteína:

O Pêssego é o berço para a formação de proteínas, o que ajuda no processo de reprodução. Também facilita a utilização máxima de proteínas no corpo humano para garantir o bom crescimento das células, juntamente com a sua reparação. Da mesma forma, também ajuda a utilizar carboidratos, bem como as gorduras.

18. Contra a Impotência Sexual:

Estudos recentes revelaram que a vitamina B3 ajuda na criação de hormônios sexuais para pessoas que sofrem através de distúrbios sexuais como impotência e disfunção erétil.

19. Para Retardar o Envelhecimento:

A vitamina A do Pêssego é famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade e linhas finas. Ele pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

20. Promove a Saúde do Cabelo:

Você está em busca de uma cura eficaz para perda de cabelo? Ela pode estar aqui. Como discutido anteriormente, esta vitamina acelera a circulação de sangue, isso ajuda o crescimento do cabelo também. O consumo adequado de vitamina B3 impede a perda de cabelo notavelmente.

21. Benefícios do Pêssego Para a Atividades Física:

Como o Pêssego pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

22. Trata a Aterosclerose:

Outra função eficaz da vitamina B3 é prevenir uma doença chamada aterosclerose. A vitamina B3 torna possível através da produção de um composto de nomenclatura química histamina, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Esta função da vitamina B3 ajuda a aumentar e acelerar a circulação sanguínea de forma eficaz no nosso corpo. Este, por sua vez, dá mais energia, tornando-nos mais ativo na realização de nosso trabalho do dia-a-dia.

23. Produção de Colágeno:

A vitamina C do Pêssego, é um componente necessário para a produção de hidroxiprolina e hidroxilisina, ambas necessárias para ligar as moléculas que produzem colágeno. Isso, por sua vez, faz firmes e tonifica a pele. A deficiência de colágeno torna a pele aborrecida e sem vida. O colágeno rejuvenesce a pele das raízes e reduz as rugas e os sintomas do envelhecimento.

24. Ajuda no Sistema Nervoso:

Outra tarefa importante realizada pelo Pêssego é o bom funcionamento do sistema nervoso. O sistema nervoso do corpo é ativado sempre que é acionado e, por sua vez, reage com uma reação adequada.

Os receptores locais presentes no sistema nervoso, que são responsáveis pela resposta rápida, compreende os complexos de proteínas. Estas proteínas do receptor auxiliam na transmissão de sinais nervosos dentro das células e regula o sistema nervoso central.

25. Benefícios do Pêssego Para Evitar a Fadiga:

Os benefícios do Pêssego para saúde também incluem a eliminação da fadiga crônica, o que pode ocorrer em homens e mulheres. A deficiência de ferro é uma causa natural de fadiga, uma vez que é um componente importante da hemoglobina. Assim, a inclusão de Ferro em sua dieta mantém você em forma, saudável e energético, tanto internamente quanto em sua vida externa. E uma ótima forma de fazer isso, é adicionando mais Pêssego na sua dieta.

26. Favorece a Regeneração Celular e de Tecidos:

A renovação e restauração de células e tecidos é extremamente importante para a manutenção do corpo saudável. O corpo precisa de fornecimento constante de aminoácidos para a formação de proteínas que fabricam novas células e tecidos, tais como cabelo e pele. As células presentes no sistema digestivo, pele e sangue não duram mais de duas semanas e começar a perecer.

Esse é o momento para a criação e reposição de células saudáveis e novas para substituir as falecidas. Este processo de ressurgimento de novas células e tecidos realizados por proteínas ajudam a manter uma boa saúde. As proteínas também são utilizadas para a fabricação de medicina regenerativa celulares.

27. Ajuda na Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E o Pêssego é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

28. Transporte Molecular:

Outra tarefa principal realizada pelo Pêssego é o transporte e a armazenagem de várias substâncias através das membranas celulares. Isso é vital para a fluidez do sangue e nutrição do corpo. Por exemplo, a passagem de oxigênio nas células de sangue vermelhas é feita por uma importante proteína chamada hemoglobina. Outra proteína chamada ferritina é responsável por armazenar ferro e de sangue no fígado.

29. Benefícios do Pêssego Para Tratar Asma:

Pessoas com baixo nível de vitamina C têm uma grande chance de desenvolver asma. A maior ingestão de vitamina C diminuirá a produção de histamina no corpo, o que contribui para a inflamação. E uma ótima maneira de evitar a falta de vitamina C.

30. É uma Fonte de Energia:

As proteínas também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia. O consumo da dieta que não consegue fornecer energia suficiente para o corpo durante programas de fome ou perda de peso faz com que o organismo use suas próprias proteínas funcionais a fim de compensar.

À medida que o corpo não armazena proteínas extra, as enzimas e proteínas musculares quebram para produzir aminoácidos para fornecer energia ou sintetizar glicose e garantir o fornecimento contínuo de energia para as células.

31. Tratar Catarata:

Nossas pupilas exigem que a vitamina C funcione corretamente. A deficiência de vitamina C pode levar a catarata, onde as lentes se tornam cada vez mais opacas, provocando uma visão embaçada e levando a cegueira em adultos. Uma alta ingestão de vitamina C luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de vitamina C por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão.

32. Diminui o Colesterol:

As fibras do Pêssego formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Já as fibras insolúveis se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

33. Benefícios do Pêssego Para o Cérebro:

O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios do Pêssego. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.

O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.

34. Traz a Saciedade:

Em contato com a água do estômago, as fibras solúveis se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Elas também tornam a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

35. Acelera o Metabolismo:

O potássio do Pêssego, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

36. Regulação do Intestino:

Tanto as suas fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

37. Benefícios do Pêssego Para a Imunidade:

Uma dose saudável de vitamina C protege nosso corpo de infecções e mantém ossos e dentes saudáveis. Também melhora a capacidade do nosso corpo de reparar feridas e nos mantém imunes a bactérias, vírus e infecções. E uma maneira de consumir essa dose é adicionar o Pêssego na sua dieta.

Não só é um componente bem conhecido de nosso sistema imunológico, também é necessário para o colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. A vitamina C, tomada por via oral, ajuda as feridas a cicatrizar mais rápido e melhor. Aplicado topicamente, protege a pele dos danos causados pelos radicais livres pela exposição aos raios UV.

38. Ajuda a Evitar as Hemorroidas:

Uma dieta rica em fibras pode reduzir o risco de hemorroidas. E como o Pêssego é rico em fibras, ele pode ser uma ótima maneira de evitar as tão famosa Hemorroidas.

39. Combater a Caspa:

Nossos folículos capilares geralmente ficam entupidos devido a caspa e pele seca e escamosa. Isso pode danificar os folículos pilosos se não for tratado e também inibir o crescimento do cabelo. A vitamina C presente no Pêssego ajuda a combater a bactéria no couro cabeludo. Ele remove a caspa e ajuda a se livrar dos restos dos folículos e incentiva o crescimento de novos cabelos. Também ajuda com couro cabeludo seco e prurido por causa de suas propriedades antivirais.

40. Benefícios do Pêssego Para Ajudar a Prevenir as Úlceras:

As úlceras são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal. As refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

Sair da versão mobile