Benefícios das Plantas

Teta de Vaca é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 03/09/2021)
beneficios da Teta de Vaca

A Teta de Vaca é uma das plantas que pertence à família das Solanaceae e cientificamente ela recebe o nome de Solanum mammosum. Categorizada como uma planta de arbusto ou trepadeira, a Teta de Vaca tem origem na América do Sul, mas pode ser encontrada em diversas outras localidades, o que faz com que essa planta receba outros nomes como Peito de Moça, Jurupeba do Pará, Maminha de vaca e Juá Bravo.

Sendo cultivada sob as condições de solo, umidade, iluminação e principalmente temperatura, a sua Teta de Vaca vai crescer perfeitamente.

E já que estamos falando em temperatura, ela deve ser cultivada preferencialmente em locais com clima equatorial, subtropical e tropical, que são os climas típicos da sua região de origem.

Sendo assim, sua Teta de Vaca pode chegar até 1,20 metros de altura na fase adulta e como possui ciclo de vida perene, você terá planta brotando durante todo o ano.

Essa planta recebeu esse nome devido ao formato bem curioso de seus frutos que se assemelham realmente a essa parte do corpo de uma vaca.

Ela possui um caule sem muita espessura e levemente esverdeado, apresentando alguns espinhos em sua estrutura.

As folhas da Teta de Vaca são simples, em formato habitual de uma folha de árvore e bem aveludadas. As flores, que na verdade são inflorescências, aparecem geralmente na primavera e contém aproximadamente 10 flores em cada broto e todas na cor lilás.

Os frutos da Teta de Vaca, principal atrativo dessa planta, sempre na cor laranja ou amarelo, pequenos e com um formato bem diferenciado. Você encontrará uma polpa bem carnosa e muitas sementes nesse fruto.

A Teta de Vaca pode ser  usada como uma trepadeira super ornamental, pois por ter seu crescimento esparso, ela vai preencher bem o espaço onde você plantar.

Os ramos da Teta de Vaca com os frutos, pode ser utilizada na medicina natural e também podem ser utilizados em arranjos florais, ficando muito bonitos e diferentes.

Valor Nutricional da Teta de Vaca:

Os frutos contêm princípios alcalóides indólicos, responsáveis pela toxicidade dos mesmos. Esta planta é considerada de frutificação decorativa ou ainda podendo ser plantada isoladamente em vasos ou até mesmo jardineiras.

Seguindo características de um crescimento esparso ela poderá ser colocada sobre suportes como trepadeiras.

Outra situação interessante é que os ramos que são carregados de frutos poderão ser utilizados em arranjos de flores.

Na medicina é utilizada para tratar pé de atleta e o suco da fruta serve bastante como detergente e é muito utilizado em algumas regiões para se lavar roupas.

Benefícios da Pata de Vaca Para Saúde:

Ao mesmo tempo em que a Teta de Vaca intoxica uma pessoa, ela pode ser usada no tratamento de algumas doenças.

Problemas de saúde como pé de atleta podem ser tratadas com medicamentos feitos a base de partes da Teta de Vaca.

Antes de fazer qualquer tipo de uso desta planta, indicamos que você consulte um médico de sua confiança para saber se não existe nenhum tipo de sintoma alérgico que possa causar qualquer tipo de problema.

Curiosidade Sobre a Teta de Vaca:

Em alguns países, a planta possui outras utilidades também. O suco feito a partir dos seus frutos, por exemplo, são muito usados como detergente e sabão para lavar roupa.

Antes de fazer qualquer tipo de uso da planta, indicamos que você consulte um médico de sua confiança.

Sair da versão mobile