Benefícios das Plantas

Quitoco é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 13/04/2018 (atualizado em 07/09/2021)

O Quitoco tem suas  propriedades medicinais de forma simples. Além disso, o quitoco é uma planta medicinal pequena, da família asteraceae. É também conhecida popularmente como arnica, lucero, erva-lucera, madre cravo, lucera e tabacarana.

Seu nome científico é pluchea sagittalis e a mesma é facilmente encontrada nas mais diversas lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

Essa planta é originária da América do Sul, e seu maior cultivo se dá nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. É dotada de características arbustivas, com caule cilíndrico, folhas estreitas e flores lilases.

Possui frutos aquênios e muito pequenos. Habita áreas abertas, de solos úmidos, parcialmente encharcados ou terrenos baldios. Por vezes, se encontrar condições adequadas de solo ou de umidade, se torna invasiva.

Além dos seus conhecidos efeitos medicinais, em algumas localidades, se utiliza do quitoco para fabricação de licores de ervas ou ainda é adicionado ao chimarrão, famoso chá gaúcho.

É usado também como fito remediador de solos contaminados pelo chumbo. Na Argentina, é difundido o conhecimento acerca das capacidades digestivas, e é usado na forma de tônico amargo.

Benefícios do Quitoco Para Saúde:

As principais propriedades dessa planta são suas ações digestivas, expectorantes, anti-inflamatórias e laxantes.

É também bastante indicado para tratamento de hemorragias durante a menstruação, ciclo menstrual irregular e corrimento vaginal.

Ainda combate infecções e inflamações da região genital. É um ótimo complemento para tratamento de doenças respiratórias (catarro, tosse, resfriados), dor de estômago, asma, dor de dente, pressão alta, prisão de ventre, bronquites, dispepsias nervosas, inflamações no útero e flatulências.

Funciona como adstringente, antioxidante, anti-tumoral, tônico, antisséptico e estimula o crescimento capilar.

Como Consumir:

O consumo do quitoco pode ser feito através do chá com suas folhas, ou como tintura (líquido) ou cápsulas (pó da planta).

Pode ser comprado em ervanarias, farmácias de manipulação ou em lojas pela internet. A tintura geralmente é usada para tratamento de erupções cutâneas.

Chá de Quitoco:

Coloque uma colher de chá das folhas de quitoco em uma xícara de água fervente. Deixe descansar por, em média, 10 minutos. Depois, coe e beba até quatro xícaras por dia.

Você ainda pode preparar um banho de imersão com o chá dessa planta, que é muito útil no tratamento de dores musculares.

Malefícios da Quitoco:

Essa planta não é indicada para mulheres grávidas e em períodos de lactação. Até o momento não foram registrados nenhum tipo de efeito colateral sobre o uso do quitoco.

Sair da versão mobile