Benefícios das Plantas

Hipericão é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 10/04/2018 (atualizado em 12/09/2021)

Hipericão, popular também como erva-de-são-joão, com o nome cientifico de Hypericum perforatum, é utilizado desde a Grécia antiga.

Embora seja empregado como antidepressivo, não está livre de esconder certos perigos em sua administração.

A planta que é medicinal recebe ainda os nomes de ibitipoca, hipérico verdadeiro e milfurada, servindo como remédio natural para expulsar lombrigas, amenizar dificuldades respiratórias, ansiedade, estresse e problemas na vesícula biliar.

A planta pode ser comprada, na sua forma natural ou em forma de tintura, em lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias de manipulação, assim como em alguns supermercados e feiras livres.

Propriedades da Planta:

As propriedades desta planta incluem sua ação antidiarreica, calmante, anti-séptica, vermífuga, adstringente, sedativa e antimicrobiana.

Benefícios da Hipericão:

A planta serve para ajudar no tratamento de excesso de estresse, ansiedade, depressão, lombrigas, asma, bronquite, problemas na vesícula biliar, gastrite, hemorroidas, diarreia, gota, dores musculares, reumatismo, feridas e eritemas.

Modo de uso da Planta:

As partes utilizadas do Hipericão são suas flores para fazer chás ou emplastros, por exemplo.

Chá para estresse e ansiedade:

Coloque 2 colheres (de chá) de flores da planta em 500 ml de água fervente. Depois, deixe repousar 5 minutos, coe e beba 2 xícaras por dia após as refeições.

Para tratar reumatismo e dores musculares: Mergulhe um pano limpo ou uma compressa no chá de Hipericão morno e aplique sobre a região afetada.​

Malefícios da Planta:

Os efeitos colaterais da planta incluem sensibilidade à luz solar, dores de cabeça, cansaço e reações alérgicas, quando usada em excesso.

Contraindicações da Planta:

A planta está contraindicada para grávidas e mulheres lactantes, assim como para pacientes a fazer tratamento com anticoagulantes ou anti-retrovirais do HIV.

Agora que você já conhece melhor a Hipericão, utilize-a de forma consciente para aproveitar seus benefícios.

Sair da versão mobile