Benefícios dos óleos

Óleo de Alecrim para que serve? como tomar, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 29/03/2018 (atualizado em 27/08/2021)

Óleo de Alecrim para que serve? como tomar, benefícios e malefícios. Além disso, O alecrim tem um lugar especial na cozinha gourmet, devido à sua fragrância maravilhosa e sabor amargo único, especialmente quando se trata de pratos que incluem qualquer tipo de carne assada.

Mas é o óleo essencial extraído das folhas de alecrim que é a sua resistência. Óleo essencial de alecrim contém uma tonelada de componentes fortificantes como ácido rosmarínea, ácido cafeico, ácido botulínico, ácido carnosic, ácido ursólico, carosol e cânfora.

Estes lhe conferem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, analgésicas e expectorantes e ajudam a promover uma melhor digestão, circulação e respiração. Vamos dar uma olhada nos outros nutrientes maravilhosos que essas casas de óleo essencial.

Benefícios do Óleo de Alecrim Para Saúde:

1. Benefícios do Óleo de Alecrim Para Aumentar o Sistema Imunológico:

Quando se trata de proteger seu corpo contra doenças, os antioxidantes são suas maiores armas. O Óleo de Alecrim contém carnosol e mirceno, dois produtos químicos que atuam como poderosos antioxidantes e caçam radicais livres que podem danificar as células e causar várias infecções e doenças.

2. É Anti-inflamatório:

Sofrendo de dores que nunca parecem desaparecer? Então, é hora de você começar a massagear essas áreas com óleo essencial de alecrim. Este óleo funciona como um potente agente anti-inflamatório, pois contém ácido cafeico, ácido rosmarínea e α-pinene que atuam no alívio do inchaço e da dor.

3. Benefícios do Óleo de Alecrim Para Ajudar na Digestão:

Isso pode soar um pouco estranho para você, mas esfregar Óleo de Alecrim no estômago e no fundo dos pés pode realmente ajudar na digestão. Como você pergunta?

É porque o Óleo de Alecrim melhora a qualidade da secreção de ácido gástrico e o volume de bile produzido pelo fígado dois componentes que são necessários para uma boa digestão.

4. Alivia a dor Muscular e Articular:

Quando se trata de combater a dor, o alecrim é um pouco tríplice devido ao seu teor de carnosol e cânfora. É um analgésico (reduz a dor), anti-inflamatório (reduz o inchaço) e um anti-nociceptivo (bloqueia a sensação de dor). Por isso, tem sido tradicionalmente usado para aliviar dores musculares, dores articulares, entorses e sintomas de artrite e reumatismo.

5. Benefícios do Óleo de Alecrim Para Aumentar Circulação:

O uso tópico de Óleo de Alecrim foi encontrado para melhorar a circulação sanguínea nessa área. Circulação sanguínea melhorada pode oferecer uma série de outros benefícios como aliviar a dor e ajudar na rápida coagulação do sangue, o que poderia, por sua vez, acelerar a cicatrização de feridas e promover o crescimento do cabelo.

6. Benefícios do Óleo de Alecrim Para Tratar Dores de Cabeça:

Dores de cabeça e enxaquecas frequentes fazem com que você perca a escola o trabalho? Então, tudo que você precisa fazer é esfregar algumas gotas de Óleo de Alecrim entre as palmas das mãos e colocá-las sobre o nariz e a boca.

7. Alivia Tosse, Frio e Gripe:

Hora de um pequeno teste. Qual é o fator comum entre tosse, resfriado e gripe? Sim, todos eles são causados ​​por infecções bacterianas ou virais. O óleo essencial de alecrim, quando inalado, atua como potente agente antibacteriano e combate essas infecções

8. Benefícios do Óleo de Alecrim Para Ajudar a Melhorar a Respiração:

Se você quiser respirar com facilidade, é hora de pegar uma garrafa de óleo essencial de alecrim. Descobriu-se que esse óleo poderoso fornece alívio significativo quando se trata de distúrbios respiratórios

9. Reduz o Estresse:

Sempre que você se sente estressado ou tem um desejo muito familiar de “lutar ou fugir”, não é nada além do hormônio cortisol que está sendo liberado em seu corpo. Qualquer pessoa que sofre de estresse crônico pode ter um excesso de cortisol sendo liberado em seu corpo, o que poderia arruinar o delicado equilíbrio hormonal e perturbar o metabolismo normal, dando lugar a uma série de outras doenças.

10. Benefícios do Óleo de Alecrim Para Ajudar a Combater o Câncer:

Atualmente, muitas pesquisas estão sendo feitas para testar o efeito do Óleo de Alecrim no câncer. O carnosol, um componente do Óleo de Alecrim, tem mostrado resultados particularmente promissores no combate ao câncer.

11. Benefícios do Óleo de Alecrim Para Remover o mau Cheiro:

Nós todos sabemos que o Óleo de Alecrim emite uma fragrância encantadora que é inigualável por qualquer outro perfume. Mas o que você provavelmente não sabia é que é o composto volátil mirceno encontrado neste óleo essencial que lhe dá esta agradável fragrância. Óleo de Alecrim é amplamente utilizado em purificadores de quarto, difusores e velas perfumadas para remover os maus odores.

12 Aumenta a Saúde Bucal:

Meia colher de chá de Óleo de Alecrim misturado em uma xícara de água destilada funciona como um excelente enxaguatório bucal. A atividade antibacteriana do Óleo de Alecrim ajuda a prevenir cáries, gengivite e acúmulo de placa.

13 Benefícios do Óleo de Alecrim Para Melhorar a Sunção da Vesícula Biliar:

Múltiplas pesquisas comprovaram que a propriedade antioxidante do Óleo de Alecrim ajuda a curar células hepáticas danificadas em ratos e também impede a disseminação de células cancerígenas em células do fígado in vitro.

14 Melhora a Função Cognitiva:

Na próxima vez em que você estiver distraído enquanto estuda para um exame ou simplesmente não consegue se concentrar na tarefa de trabalho, inspire um pouco de Óleo de Alecrim ou adicione algumas gotas dele no difusor do seu quarto.

15 Benefícios do Óleo de Alecrim Para Desintoxicar o seu Fígado:

Use a fricção da vesícula biliar para ajudar a desintoxicar seu fígado. Apenas esfregue na pele diretamente sobre o fígado, que fica na mesma área da vesícula biliar, duas vezes ao dia. Você pode realmente esfregar todo o seu abdômen. Melhorará a digestão, reduzirá o inchaço e aumentará a absorção de nutrientes.

Confira Outros Benefícios do Óleos de Alecrim:

  • Reduz o Estresse;
  • Alivia a dor Muscular e Articular;
  • Benefícios do Óleo de Alecrim Para Aumentar Circulação;
  • Benefícios do Óleo Para Tratar Dores de Cabeça;
  • Alivia Tosse, Frio e Gripe;
  • Benefícios do Óleo de Alecrim Para Ajudar a Melhorar a Respiração;
  • Benefícios do Óleo de Alecrim Para Ajudar a Combater o Câncer;
  • É Anti-inflamatório;
  • Benefícios do Óleo Para Ajudar na Digestão;
  • Benefícios do Óleo de Alecrim Para Aumentar o Sistema Imunológico.

Malefícios do Óleo de Alecrim:

Como o Óleo estimula o sistema nervoso não dever usado por aqueles que sofrem de hipertensão ou epilepsia. Também deve ser evitado por mulheres grávidas (tradicionalmente era utilizado para induzir o parto). Os que apresentam peles sensíveis devem evitar sua utilização, pois o óleo é concentrado e muito estimulante.

Se o Óleo não estiver bem diluído pode causar irritação na pele, coceira, ardor e inflamação. Não é permitido ingerir o óleo e sempre é aconselhado usá-lo com a supervisão de um especialista em homeopatia ou terapias alternativas.

Sair da versão mobile