Frutas

Grumixama fruta: 25 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 15/08/2021)

A Grumixama é uma fruta pouco conhecida pela grande maioria da população, entretanto os Benefícios da Grumixama são muito importantes, além do mais, essa fruta é muito saborosa e nutritiva.

A Grumixama (Eugenia brasiliensis Lam, da família Myrtaceae) conhecida como grumixaba, grumixameira, gurumixameira, cumbixaba e ibaporoiti, é uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica.

Árvore de até 15 metros de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encostas suaves, é, hoje, rara. Seus frutos – pequenas bagas esféricas roxas-escuras, com polpa aquosa levemente ácida e de uma ou duas sementes -, além do consumo humano, atraem a avifauna.

A Grumixama é uma fruta pouco conhecida pela grande maioria da população, entretanto os Benefícios da Grumixama são muito importantes, além do mais, essa fruta é muito saborosa e nutritiva. Além disso, a Grumixama (Eugenia brasiliensis Lam., da família Myrtaceae) conhecida como grumixaba, grumixameira, gurumixameira, cumbixaba e ibaporoiti, é uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica.

Árvore de até 15 metros de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encostas suaves, é, hoje, rara. Seus frutos – pequenas bagas esféricas roxas-escuras, com polpa aquosa levemente ácida e de uma ou duas sementes -, além do consumo humano, atraem a avifauna.

Valor Nutricional da Grumixama

Grumixama possuir uma grande quantidade de nutrientes essenciais para o organismo. tais como proteínas, Fibras, Magnésio, Manganês, Potássio, Ferro, Sódio, Cobre, Zinco, Cálcio, Fósforo, Vitamina C, Vitamina B6 e Tiamina,. Além de poderosos antioxidante devido a sua coloração roxa. Então, confira Os 25 Benefícios da Grumixama Para Saúde:

Benefícios da Grumixama Para Saúde

1. Benefícios da Grumixama Para Melhorar a Digestão:

Consumir Grumixama pode também participar no processo de digestão e atuar na absorção de carboidratos, proteínas e gorduras, além da produção de energia a partir destes. Sendo assim, você pode melhorar o funcionamento do sistema digestivo de forma eficaz apenas comendo a fruta diariamente.

2. Expectorante Natural:

Foi descoberto que a Grumixama pode ser usada como expectorante para cessar a Tosse, quando adicionada a um xarope com a sua casca e um pouco de mel é capaz de provocar ou promover a remoção de impurezas do ar inspirado. Para uma melhor compreensão, a Grumixama ajuda na expectoração ou seja, na eliminação das secreções.

3. Fonte de Vitamina C:

A Grumixama possui alto teor de Vitamina C que sua principal função é produzir e nutrir o Colágeno, um nutriente encontrado nos vasos da pele, ligamentos e no sangue. A Vitamina C é fundamental para a cicatrização da pele, para a manutenção dos vasos sanguíneos, ajuda a cuidar do Coração, a proteger de certas doenças degenerativas, além de participar na metabolização de outros nutrientes e vitaminas.

4. Benefícios da Grumixama Para Tratar a Tosse:

Por conter propriedades expectorantes, a Grumixama pode ajudar, como o próprio nome já diz, na expectoração, ou seja, eliminação das secreções do sistema respiratório. Além disso, na prática, isso quer dizer que a fruta pode ser inserida na alimentação quando a ideia é prevenir e tratar doenças respiratórias, como a Tosse, uma vez que remove do organismo as impurezas do ar inspirado.

5. Rica em Antioxidantes:

A Grumixama é rica em antioxidantes que possuem como papel principal proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Uma dieta rica com o consumo de Grumixama colabora para a redução da situação de Estresse oxidativo (desequilíbrio entre os níveis de radicais livres e antioxidantes).

6. Melhora o Funcionamento dos Rins:

A Grumixama possui propriedades diuréticas, o que quer dizer que ela pode ser consumida para atuar no melhor funcionamento dos rins, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário.

Por conta disso, ao consumir a fruta diariamente, você pode consumir a eliminação dos eletrólitos, como Potássio e sódio, ajudando no combate a problemas como hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou cirrose hepática. Para quem não sabe, perda de Sódio pode provocar a redução do líquido extracelular.

7. Benefício da Grumixama Para Melhorar o Apetite:

Graças às suas propriedades aperientes, a Grumixama pode ajudar a devolver o apetite, sendo ideal para ser consumida até mesmo por crianças que têm problemas com alimentação.

8. Combate Doenças Cardiovasculares:

Ainda por conta dos antioxidantes presentes em sua composição, a Grumixama também pode ajudar a combater vários tipos de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, hipertensão, AVCs e ataques cardíacos. Isso porque as suas propriedades são capazes de eliminar os radicais livres presentes no organismo, principais causadores de problemas no coração.

9. Melhora a Saúde da Pele:

Graças às excelentes quantidades de Vitamina C encontrada na Grumixama, a fruta também é capaz de oferecer ação adstringente ao organismo quando consumida regularmente.

Isso significa que ela pode ser usada como grande aliada da saúde e beleza da pele, sendo ideal para auxiliar na cicatrização de feridas, limpar e tonificar a pele, fechar a temporariamente os poros e ajudar no controle da oleosidade, evitando problemas como a acne.

10. Previne o Envelhecimento Precoce:

Por ser rica em antioxidantes, a Grumixama pode ser usada como uma fruta aliada na proteção das células contra a ação oxidantes dos chamados radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e causadores de vários tipos de doenças no organismo.

Sendo assim, ao consumi-la, é possível evitar danos na estrutura das células, prevenindo rugas, linhas de expressão e manchas mais comuns em fase de idade avançada e que podem aparecer de forma precoce na pele. O resultado é de uma pele mais saudável, bonita e jovem.

11. Benefício da Grumixama Para Prevenir o Câncer:

Muitas frutas são consideradas como alimentos anti-cancerígenos, isso graças às suas propriedades antioxidantes. Portanto, a Grumixama também pode ser uma grande aliada na prevenção do câncer, inclusive o de mama, que mais acomete mulheres no mundo todo.

12. Combate o Estresse:

Por atuar diretamente na produção dos hormônios ligados ao sistema nervoso, consumir a Grumixama pode ajudar a aliviar os sintomas do estresse excessivo, podendo ser capaz de trazer mais tranquilidade e sensação de alívio depois de dias mais cansativos de trabalho.

Outros Benefícios da Grumixama

  • É Rica em Antioxidantes;
  • Previne do Câncer;
  • Fonte de Vitamina C;
  • Age como Diurético;
  • É Energizante;
  • Tem Ação Revitalizante;
  • Rico em Vitamina B1 e Vitamina B2.
  • Combate Envelhecimento precoce;
  • Previne Doenças Cardiovasculares;
  • Previne Doenças Pulmonar;
  • Aliviar o Estresse;
  • Melhorar a Digestão;
  • Elimina a Tosse.

Sendo assim, é válido dizer que a grumixama possui propriedades medicinais importantíssimas à saúde, como diuréticas, energizantes, antioxidantes, expectorantes, anti-inflamatórias, adstringentes, aromáticas e aperientes, que ajudam a prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso organismo.

Como Usar a Grumixama

Ela frutifica nos meses de outubro a dezembro. Os frutos são deliciosos para serem consumidos in-natura ou aproveitados para fazer sucos, geleia, doces, rechear bolos e sorvetes. A arvore é ornamental e ótima para arborização urbana e as flores são melíferas. Sendo assim, confira a seguir como fazer geleia de Grumixama.

Para fazer a geleia de Grumixama você precisará de meio quilo da polpa da fruta (é preciso tirar as sementes antes de começar a cozinhar) e 100 gramas de açúcar, para dar o ponto. Quando estiver quase pronta, acrescente o suco de 1 limão.

A melhor geleia é feita com a Grumixama preta, que é muito mais doce do que as variedades de fruta amarela ou vermelha. Além disso, as frutas estejam bem maduras, você poderá dispensar o uso de açúcar, desde que cozinhe sempre em fogo bem baixo, e mexendo constantemente. A geleia feita sem açúcar tem menor tempo de duração do que a outra.

Sair da versão mobile