Benefícios das Plantas

Cainca é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 02/09/2021)

Cainca é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. além disso, A Cainca possui muitas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano.

Planta originada da região Norte do Brasil, também é facilmente encontrada nos estados da Bahia e Minas Gerais. Há muitos anos é utilizada pela população indígena contra o veneno de cobras.

Além do nome científico, a Cainca também é conhecida por outros nomes, como cahinca, cruzeirinha, Cipó cruzeiro dentre outros. O arbusto da Planta pode ter entre dois a quatro metros de altura, elevando-se em matas virgens. O vegetal possui ramos cilíndricos, compridos e fracos. As folhas são pontudas e as flores possem a coloração branca amarelada.

Chiococca alba, ou simplesmente Cainca, é uma Planta encontrada em todo o Brasil, a qual é natural da Amazônia. A erva, as folhas, caules, flores e até as raízes podem ser utilizadas para a saúde humana, pois todas as partes desse vegetal possuem propriedades medicinais.

Origem da Cainca:

De nome científico Chiococca Alba, a Cainca tem procedência do norte do território brasileiro. Em Minas Gerais e na Bahia também é muito comum. Contudo, já os antigos indígenas a usavam para tratar o envenenamento por mordidelas de cobra. Daí seu uso ser antigo.

Muitos também a conhecem como cruzeirinha, cipó cruzeiro ou cahinca. Ela propaga-se em florestas virgens e o seu arbusto pode ter dois metros, mas pode alcançar quatro metros de altura. Já os seus ramos são frágeis e compridos, de forma cilíndrica. As flores são brancas amareladas e as folhas são pontiagudas.

Propriedades da Cainca:

A Cainca possui ricas propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diaforéticas, diuréticas, emenagogas, laxativas e pulmonares, a Cainca pode ser usada no tratamento de pessoas com problemas urinários e inflamatórios. Além de pacientes com bronquite e dores corporais.

Benefícios da Cainca Para Saúde:

Combate Inflamações:

A Cainca é um alimento anti-inflamatório incrível, graças ao seus compostos sulforafano que ajudam o corpo a se livrar de compostos potencialmente carcinogênicos (causa de um corpo altamente inflamada) e aliviar a inflamação e estresse oxidativo.

A Cainca também possui uma quantidade elevada de Vitamina C, que é um outro agente anti-inflamatório potente, que reduz os níveis de inflamação em até 45% do corpo!

Previne Hematomas:

Suas folhas possuem uma grande quantidade de óleos essenciais, fazendo com o seu chá seja um ótimo cicatrizante, que pode ser utilizado até mesmo em machucados que estejam sangrando. O desta Planta é capaz de acelerar a cicatrização, fazendo com o ferimento pare de sangrar mais rapidamente, além de evitar o surgimento de hematomas.

Combate a Depressão:

Cainca pode garantir uma boa noite de sono, funcionando como um calmante sedativo e relaxante. Suas folhas possuem propriedades tranquilizantes que ajudam a diminuir a taquicardia e até alguns sintomas depressivos.

Previne a Uretrite:

Dentre as propriedades da Cainca estão a ação adstringente, antidiarreica e diurética. A Cainca pode ser usada no tratamento de diversos distúrbios que afetam o sistema urinário das pessoas. Dois grandes exemplos de doenças tratáveis com a Cainca são: cistite e uretrite.

Combate Dores na Garganta:

Para inflamações na garganta, faringe, laringe ou em casos de tosse, rouquidão e bronquite, é utilizada as cascas da raiz da planta. É necessário o cozimento de 10 g de raiz em um litro de água por um período de 15 minutos. Para obter melhores resultados, o aconselhável é a ingestão de duas a três xícaras por dia.

Previne Gripes e Resfriados:

Por possuir propriedade expectorante, a Cainca pode ser usada como remédio caseiro para acalmar, combater a tosse e o catarro, tomar o chá quente com gotas de limão e uma colher de mel antes de dormir fará com que a tosse diminua e o catarro se solte, limpando as vias e curando gripes e resfriados.

Previne Gases Intestinais:

Outro problema digestivo que atrapalha o dia a dia de milhares de pessoas são os gases intestinas. Por melhorar os problemas digestivos, o chá de Cainca também combate as flatulências excessivas. Ele ajuda a regular o seu sistema e dar fim ao desconforto que te deixa inseguro nas horas mais importantes do seu dia.

Como Usar a Cainca:

Utilize as cascas da raiz da Cainca quando tiver episódios de problemas de laringe, garganta, faringe, rouquidão, tosse e bronquite.

Como Preparar: durante um quarto de hora, coza 10 gramas de raiz de Cainca em um litro de água. Recomenda-se que tome duas a três xícaras diariamente. Este chá pode também ser ingerido por quem tem diabetes, prisão de ventre, reumatismo ou colesterol. Quem quer perder peso pode igualmente tomar este chá, pois terá bons efeitos.

Como Tomar o Chá: pode deitar o pó da raiz em água ou nos seus pratos diários. Em pessoas de idade adulta, a dose adequada é de 10 a 20 ml em três vezes diárias. É possível igualmente consumir três vezes diariamente, desde que sejam dois gramas de erva seca.

Em crianças dos dois a oito anos, três doses diárias de 2 ml às refeições é o aconselhável. As crianças dos cinco aos oito, três doses diárias de 3 ml e, dos 8 aos 12 anos, 4 ml por cada dose diária, três vezes ao dia é o indicado.

Sair da versão mobile