Benefícios dos Grãos e Cereais

Mostarda é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 21/03/2018 (atualizado em 29/08/2021)

Mostarda é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A mostarda é amplamente utilizada em lares indianos e são parte integrante da culinária indiana, pois transmitem um sabor muito rico à comida.

Várias formas das vê como o óleo é usado para cozinhar, enquanto, sementes inteiras são usadas como tadka, sementes em pó são amplamente utilizadas em vários mergulhos e guarnições e óleo de mostarda é amplamente utilizado para cozinhar.

O que é Mostarda?

Mostarda é um vegetal crucífero versátil que pertence à família Brassica, assim como Brócolis e Repolho. Nativo das áreas temperadas da Europa, foi um dos primeiros cultivos da região. A partir de milhares de anos, a planta de mostarda tem sido bastante popularmente cultivada no norte da África, Ásia e Europa, mais como uma erva e era até popular entre os antigos gregos e romanos.

As mostardas são plantas herbáceas, com folhas pecioladas, bem parecidas como as folhas do Agrião. Além disso, podem atingir cerca de um metro e vinte centímetros de altura. Suas folhas são de formato oblongo e possuem dentes. As flores são de cor amarelada. Suas sementes são pequenas e possuem de um a dois milímetros, a coloração delas é marrom-escura. As espécies são nativas da Europa e da Ásia.

História e Curiosidades:

A palavra mostarda é derivada do latim mustum ardens, que significa “está queimando”. Recebe nomes diferentes em vários lugares do mundo, incluindo mostardeira, mostaza negra (espanhol), moutarde noire (francês) e black mustard (inglês). Durante a Idade Média, a mostarda era um dos temperos mais comuns usados na Europa para conferir sabor à insípida dieta da época.

Antes do século XIV, a cidade de Dijón, na França, apoiada pelos Duques da Borgonha, era considerada a capital da mostarda. Atualmente, Düsseldorf é uma das principais regiões produtoras da Alemanha.

Espécies de Mostarda Mais Usadas:

  • Sinapis alba, a mostarda branca, é nativa da bacia do Mediterrâneo onde cresce selvagem nos campos.
  • Brassica juncea é a mostarda marrom, da Índia.
  • Brassica nigra é a mostarda preta, do continente americano.
  • Sinapis arvensis, uma mostarda do campo, que, ocorre na Península Ibérica. Esta se torna tóxica após a frutificação.

Estas espécies são cultivadas e consumidas nos diversos continentes.

Valores Nutricionais da Mostarda:

As mostardas são fontes de minerais como Fósforo, Zinco, Selênio, Ferro, Cálcio, Vitamina A e vitaminas do complexo B, principalmente a Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina B5 (Niacina), além de Vitamina K, responsável por ajudar a prevenir e tratar osteoporose. A composição química é a base de mirosina, mucilagem, glucosinatos, isotiocianato de alila, glucósido, óleo sinápico, sinigrina, sulfocianeto de alila, dentre outras substâncias. Então, confira Os 40 Benefícios da Mostarda Para Saúde:

Benefícios da Mostarda Para Saúde:

1. Auxilia na Desintoxicação do Organismo

Devido à presença de substâncias antioxidantes e fibras, a mostarda é um alimento que auxilia na desintoxicação do organismo, eliminando as toxinas prejudiciais.

2. Fonte de Vitamina K:

A folha da mostarda é uma das melhores fontes de Vitamina K, nutriente importante na construção de massa óssea.

3. Útil Para o Período da Menopausa:

Devido à presença do Cálcio e do Magnésio, a mostarda pode ser útil para manter a saúde dos ossos, prevenindo a perda óssea associada à menopausa.

4. Fonte de Vitaminas A e C:

Além da Vitamina K, a mostarda também é fonte de Vitamina A e Vitamina C. A Vitamina A é um nutriente essencial para manter a saúde da pele e dos olhos; já a Vitamina C é um poderoso antioxidante natural que protege o organismo da ação dos radicais livres e de várias doenças.

A mostarda também é uma excelente fonte de minerais essenciais, tais como Cálcio, Ferro, Magnésio, Potássio, Zinco e Selênio.

5. Age Contra a Psoríase:

As sementes da mostarda são eficazes contra psoríase, uma doença autoimune inflamatória crônica. Segundo algumas pesquisas realizadas, este alimento é eficaz na cura da inflamação e lesões associadas com a doença.

6. Ajuda no Tratamento de Problemas Respiratórios:

Devido às suas propriedades expectorantes e descongestionantes, a semente de mostarda pode ser útil no tratamento de problemas respiratórios, tais como a sinusite, pois auxilia na limpeza do muco nas vias aéreas.

7. Auxilia na Prevenção de Diversas Doenças:

Por conter importantes nutrientes, o consumo regular de mostarda ajuda na prevenção de diversos problemas de saúde, tais como artrite, osteoporose, anemia por deficiência de ferro, doenças cardiovasculares, asma e câncer de cólon e de próstata.

8. Possui Poucas Calorias:

Assim como outros vegetais, a mostarda possui baixíssimo valor calórico: apenas 26 calorias por 100 g de folhas cruas. Por este motivo, é um bom alimento para aqueles que desejam emagrecer.

9. Rica em Fibras:

As folhas escuras da mostarda contêm boas quantidades de fibras que ajudam a controlar o nível de colesterol, por intervir com a sua absorção no intestino. As fibras também atuam contra a prisão de ventre, hemorroidas e doenças de câncer de cólon.

10. Possui Ação Antibacteriana:

A ação antibacteriana das sementes da mostarda é eficaz na cura de lesões causadas por micose. Para aproveitar esta propriedade, basta aplicar topicamente uma pasta feita com as sementes do vegetal, após limpar a pele com água morna. Esta aplicação ajuda a acalmar os sintomas associados com a micose.

11. Reduz o Colesterol:

As folhas da planta de mostarda são excelentes em reduzir o colesterol. Os vegetais crucíferos têm capacidade surpreendente para ligar os ácidos biliares no sistema digestivo que facilitam a excreção desses ácidos no corpo.

Os ácidos biliares compreende normalmente o colesterol, de modo que, o processo de ligação ajude a reduzir os níveis de colesterol do corpo. Além disso, a versão no vapor verde da mostarda tem a melhor ligação de ácidos biliares, em comparação com a versão crua. Cozinhe-os, adicione sal e Pimenta, se quiser e aproveite.

12. Alivia Dermatite de Contato:

Oferece um alívio terapêutico em dermatite de contato. Pesquisas de investigação têm sugerido que o consumo das suas sementes ajuda na cura dos sintomas da dermatite de contato, como cicatrização de tecidos e redução do inchaço da orelha.

13. Reduz os Níveis de Glicorse:

Estudos têm mostrado que atividades anti-oxidação da planta ajuda a neutralizar os efeitos de moléculas de oxigênio livre e protege contra os danos causados pelo estresse oxidativo em diabéticos.

O estudo mostra que a administração do óleo de mostarda ajuda a reduzir os níveis de proteínas glicosiladas e glicose no soro. Ajuda na redução da peroxidação lipídica e estimula o metabolismo da glicose.

14. Alivia a Menopausa:

Mostarda verde pode ser ótima para as mulheres na fase da menopausa. Devido ao Cálcio e Magnésio, eles ajudam a prevenir a perda óssea associada à menopausa. Podem apoiar o sistema de desintoxicação do corpo atribuindo a presença de ótimos antioxidantes e teor de fibra.

15. Cura a Micose:

As sementes de mostarda possuem propriedades anti-bacterianas, elas são eficazes na cura da micose. Para aplicar e ter um resultado, basta limpar o local com água morna, pois ajuda a acalmar os sintomas e aplicar na pele.

16. Deixa a Pele e o Cabelo mais Saudável:

Além de ajudar na saúde com prevenções sérias, a mostarda é excelente para a beleza. Folhas de henna cozida com óleo de mostarda ajudam a estimular o crescimento do cabelo deixando mais saudável. Suas sementes ou óleo de coco e óleo peneirado, faz com que seja ótimo para acnes e deixa a pele mais clara.

17. Previne a Artrite e Osteoporose:

Consumir mostarda regularmente ajuda a prevenir a artrite, osteoporose e anemia por deficiência de ferro.

18. Previne o Câncer:

Por ser da família Brassica, as sementes encontrada na planta mostarda, possui muitos fitonutrientes chamados de glucosinolatos, o combatente ao câncer de bexiga, de cólon e cervical.

Os glucosinolatos existentes quebram e formam o isotioanato com a ajuda de enzimas presentes de enzima mirosinase mostarda. Alguns estudos têm sugerido o respeito aos efeitos anti-cancro das substâncias presentes nas sementes que reduzem o crescimento das células cancerosas e protege contra a formação de certas células malignas.

Suas sementes podem ajudar a restaurar os níveis de glutationa e estimular a indução de apopse sem afetar as células saudáveis.

19. Ajuda a Curar a Psoríase:

As pequenas sementes de mostarda são ótimas e eficazes contra a psoríase, uma doença inflamatória crônica auto-imune. Alguns estudos feitos mostraram que é eficaz na cura da inflamação e as lesões associadas à psoríase.

O tratamento estimula as atividades de enzimas boas como o superóxifo dismutase, catalase e glutationa peroxidase, enzimas que ajudam na proteção e na cicatrização da doença.

As sementes da mostarda têm ação anti-inflamatória e regula o funcionamento intestinal.

20. Ajuda na Prevenção de Doenças:

Tais como a dermatite de contato, a psoríase (doença inflamatória), doenças cardiovasculares, distúrbios respiratórios (como a sinusite, asma e bronquite, atuando como um descongestionante natural e terapêutico);

21. Repulsão Venenosa:

As sementes de mostarda possuem qualidades eméticas protetoras que resistem aos efeitos do veneno no corpo. Uma decocção feita com suas sementes ajuda na limpeza do corpo, especialmente se o envenenamento é causado por narcóticos ou ingestão excessiva de álcool.

22. Efeito de Cura nos Nervos:

Como mencionado acima, a planta tem natureza inspiradora de calor que pode beneficiar alguns indivíduos que sofrem de danos nos nervos. Ela ajuda a estimular o processo de cura, despertando os impulsos e tem um efeito revigorante sobre os nervos.

23. Auxílios na Desintoxicação:

Mostarda pode ajudar a apoiar o sistema de desintoxicação do corpo, atribuindo à presença de poderosos antioxidantes e fibras. Glucosinolatos presentes neles ajudam na regulação da ação das enzimas de desintoxicação e ajudam a eliminar as toxinas nocivas do corpo.

24. Melhora a Imunidade:

Porque a mostarda tem um grande número de minerais elementares como Ferro, Manganês, Cobre, etc., ajuda a melhorar a capacidade do organismo de combater doenças.

25. Pode retardar o Envelhecimento:

A mostarda é uma grande fonte de carotenos, zeaxantinas e luteína (também chamados antioxidantes flavonoides e caretoides) Vitamina A, Vitamina C e Vitamina K. Portanto, todos esses componentes juntos tornam-no rico em antioxidantes que por sua vez retarda o processo de envelhecimento.

26. Pode Ajudá-lo a Perder Peso:

As sementes são embaladas com vitaminas do complexo B, como Folatos, Niacina, Tiamina, Riboflavina etc. Além de todos os méritos individuais desses componentes, eles são ótimos para acelerar o metabolismo levando à perda de peso.

27. Ajudar na Formação de Glóbulos Vermelhos:

O Cobre e o Ferro são essenciais para a formação de novas células sanguíneas. Uma colher de sopa de mostarda contém 6% do valor recomendado para o Ferro. Uma deficiência de ferro pode levar à anemia.

28. Mostardas Podem Ajudá-lo a Dormir Melhor à Noite:

Mostarda tem sido conhecida por ajudar um indivíduo a dormir com seu alto teor de Magnésio, que é um mineral que está diretamente ligado à melhoria da qualidade, duração e tranquilidade do sono.

As mostardas também ajudam a regular o metabolismo, ajudam a reduzir os distúrbios do sono e a ocorrência de insônia. Existem muitos dispositivos de auxílio ao sono que podem ajudá-lo a dormir melhor, mas adicionar mostarda à sua dieta pode ser uma opção natural.

29. Aumenta o Apetite e a Adrenalina:

De acordo com a pesquisa do Dr. Max Lake, que vem da Austrália, a mostarda tem um sabor forte que maximiza a estimulação do sabor dos alimentos.

O equilíbrio entre o sabor forte e o prazer faz com que as pessoas que os comem provem a delicadeza que é o pico da satisfação alimentar. O sabor forte e picante aumenta a adrenalina. É bom acelerar todos os sistemas do corpo.

30. Protege o Rim:

A mostarda é rica em Cálcio e Potássio. Essas duas substâncias podem trabalhar juntas para proteger o rim de algumas doenças, como pedras nos rins.

Para fazer isso, de acordo com o processo biológico, o rim irá filtrar o potássio e removê-lo pela urina. Assim, pode-se dizer que o potássio é benéfico para manter a saúde renal.

Outros Benefícios da Mostarda Para Saúde:

  • Melhora dos sintomas da TPM e também da menopausa, no caso das mulheres, principalmente por conta do cálcio e magnésio que mantém a saúde dos ossos da mulher mesmo durante essa fase;
  • Reduz o colesterol a medida em que facilitam a retirada dos ácidos biliares (presentes em excesso no caso de quem tem o colesterol alto) por meio da digestão;
  • Além disso, também atua na desintoxicação do organismo.
  • Tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo e favorece a queima de gorduras para aqueles que querem perder peso.
  • Portanto, melhora a circulação sanguínea
  • Usando a mostarda como gesso é uma forma de acalmar e parar as dores musculares, Além disso, ela exerce efeitos analgésicos e proporciona o alivio na paralisia dos membros, reumatismo e outras dores.

Utilizações Culinárias da Mostarda:

As folhas de mostarda, frescas e novas, podem ser usadas em saladas, refogados e sopas.

As sementes trituradas de mostarda são um dos componentes principais do caril ou curry indianos e de diversas outras misturas de especiarias e ervas usadas nas culinárias asiáticas. Além disso, as sementes de mostarda são o ingrediente principal do molho de mostarda.

Malefícios da Mostarda:

A mostarda pode ser emética e causar vômitos (apesar de tal propriedade, pode ser benéfica em alguns casos de envenenamento). Consumida em excesso, pode ser tóxica e causar diversos efeitos colaterais como diarreia, dores abdominais, náuseas, vômitos e até gastrite em alguns casos. Ao manuseá-la, é preciso tomar cuidado com as propriedades irritantes para a epiderme.

O cataplasma é realizado com a pele coberta com um pano limpo para evitar queimar ou empolar a pele de contato direto). Além disso, ela, não é recomendada para crianças, pessoas muito idosas ou debilitadas. Além disso, pacientes com problemas cardiovasculares devem utilizar em poucas quantidades.

Sair da versão mobile